Um Tira da Pesada é um dos filmes mais legais dos anos 1980, um filme policial de comédia estrelado pelo talentoso humorista Eddie Murphy, naquele que seria um dos maiores sucessos de sua carreira, mas que deve muito também para uma música em especial da trilha sonora, The Heat is On, cantada pelo artista Glenn Frey.
No papel do detetive Axel Foley, o comediante Eddie Murphy conseguiu se destacar no meio cinematográfico de um jeito que o catapultou ao estrelato da atuação em definitivo.
O seu personagem era muito bem-humorado, com ótimas sacadas para sair de qualquer situação.
E a música The Heat is On logo nos é apresentada logo no começo da trama, sendo a música de abertura do longa, que abre com o cotidiano urbano da cidade de Detroit, nos Estados Unidos, com seus habitantes e locações.
The Heat is On foi publicada como single e é a 6ª faixa da trilha sonora. A canção foi escrita pelos músicos Harold Faltermeyer e Keith Forsey (que já estavam trabalhando no filme) e enviada como uma demo para Glenn Frey, ex-vocalista do Eagles, banda clássica de soft rock dos anos 1970 nos EUA.
Ele concordou em cantá-la e levou apenas um dia para fazer os vocais, além de tocar guitarra e também fazer os vocais de apoio.
A música é cheia de sintetizadores, batidas de bateria em meio-tempo, riffs e um saxofone em repetição. E o solo de guitarra também performado por Glenn.
É impossível ouvir e não se empolgar pelo ritmo crescente e divertido.
The Heat is On
The heat is on, on the street
Inside your head, on every beat
And the beat’s so loud, deep inside
The pressure’s high, just to stay alive
‘Cause the heat is on
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
Caught up in the action I’ve been looking out for you
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
The heat is on, the heat is on, the heat is on
the heat is on Oh it’s on the street, the heat is – on.
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
Caught up in the action I’ve been looking out for you
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
The heat is on, the heat is on, the heat is on
Oh it’s on the street, the heat is – on.
The shadows are on the darker side
Behind those doors, it’s a wilder ride
You can make a break, you can win or lose
That’s a chance you take, when the heat’s on you
When the heat is on
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
Caught up in the action I’ve been looking out for you
Oh-wo-ho, oh-wo-ho
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
(Tell me can you feel it)
The heat is on, the heat is on, the heat is on
It’s on the street
The heat is on, the heat is on, the heat is on
Yeah it’s on the street
The heat is on
The Heat is On se tornou um dos maiores hits da época, alcançando ao número 2 da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos (ficou atrás da Can’t Fight This Feeling, do REO Speedwagon). Ela teve a mesma performance em outros países, fazendo mais sucesso até do que a ex-banda que Glenn Frey era vocalista, o Eagles.
O videoclipe mistura cenas do filme com uma banda tocando a música, como o saxofonista Beverly Dahlke-Smith e o baterista Michael Huey, todos músicos que trabalhavam com Frey. Apesar disso, a música mesmo foi gravada pelo saxofonista David Woodford, com os autores da música também tocando nela: Forsey é o batera e Harold tocou os teclados e baixo. Richie Zito tocou guitarra no apoio.
Além da trilha sonora de Um Tira da Pesada, The Heat is On apareceu nos discos Glenn Frey Live (1993) e Solo Collection (1995) do artista.
As músicas da trilha sonora de Um Tira da Pesada:
New Attitude – Patti LaBelle
Don’t Get Stopped in Beverly Hills – Shalamar
Do You Really (Want My Love?) – Junior Giscombe
Emergency – Rockie Robbins
Neutron Dance – The Pointer Sisters
The Heat Is On – Glenn Frey
Gratitude – Danny Elfman
Stir It Up – Patti LaBelle
Rock ‘N Roll Me Again – The System
Axel F – Harold Faltermeyer
Há outra versão dessa trilha sonora que conta com as músicas BHC (I Can’t Stop), de Rick James, no lugar da Emergency. E uma canção que rola em uma cena de destaque no filme, Nasty Girl, do Vanity 6 (toca no stripclub), não aparece em nenhuma das versões. Essa canção foi escrita pelo Prince.
Destaque para Axel F, de autoria de Harold Faltermeyer, que se tornou outro grande sucesso.
O disco da trilha sonora de Um Tira da Pesada ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora em 1986.
Em 2016, a La-La Land Records lançou uma edição especial da trilha sonora com todas as músicas, inclusive as incidentais, criadas por Harold Faltermeyer. Em 2019, publicou a mesma edição por conta do aniversário de 25 anos do longa-metragem.
Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop, 1984, de Martin Brest)
Um Tira da Pesada é um filme policial com forte tons de humor principalmente pelo mood do detetive Axel Foley, interpretado por Eddie à maestria.
Foley é sagaz, inteligente, de raciocínio rápido e consegue contornar as situações mais inusitadas em que se enfia, improvisando ser um “repórter da Rolling Stone”, um “inspetor de segurança” ou “amante homossexual”, em cenas absolutamente hilárias.
Ele pode até parecer ser um policial perdido de Detroit em Beverly Hills, mas ele está à vontade como o centro gravitacional do roteiro que, apesar de formulaico, é divertidíssimo com ele em tela.
O filme de tiras fodões no cinema começou com outro ator negro nos cinemas. Sidney Poitier começou como Virgil Tibbs, com o detetive já aparecendo nos longas In The Heat of The Night, conhecido como No Calor da Noite (1967), Noite Sem Fim (1970), originalmente chamado de They Call Me Mister Tibbs!, e A Organização (1971).
Você pode conferir mais a respeito na resenha do filme, parte da Maratona Raul Julia aqui no blog.
A ORGANIZAÇÃO | Sidney Poitier, Raul Julia e o filme de tiras no cinema
Essa trilogia de filmes de Sidney Poitier fez dele o primeiro tira do cinema a ter sua própria franquia nas telonas, antecedendo até mesmo Dirty Harry com Perseguidor Implacável (1971), dirigido por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood., e bem antes de outro cop movies mais famosos como Máquina Mortífera (1987), que também é co-estrelada por outro ator negro de destaque, Danny Glover.
Um Tira da Pesada foi o 4º filme de Eddie Murphy, então com 23 anos. Ele tinha estreado nos cinemas com 48 Horas (1982), dividindo a tela com Nick Nolte — outro sensacional filme policial de comédia criminal, dirigido por Walter Hill.
O filme seguinte foi Trocando as Bolas (1983), comédia de costumes de ricos e pobres, co-protagonizado com Dan Akroyd, e no mesmo ano de Um Tira da Pesada, Eddie estrelou outra comédia, A Melhor Defesa é o Ataque (1983).
O humor é amplificado pelo alto contraste que o espivetado Axel Foley tem com dois tiras certinhos de Beverly Hills, o quadradão Sargento Taggart (John Ashton) e o quase inocentão detetive Billy Rosewood (Judge Reinhold).
Ainda estão no elenco a lindinha Lisa Eilbacher, Paul Raiser, que ficaria famoso pela série de TV Mad About You (1992) e Jonathan Banks, que ficaria famoso em Breaking Bad (2008).
O talento afiado de Murphy foi talhado no programa humorístico Saturday Night Live. O humorista já tinha feito um solo arrasador no show de stand-up Eddie Murphy: Delirious (1983) e seria ainda mais ácido e certeiro com Eddie Murphy – Sem Censura (1987).
O nome original do filme Um Tira da Pesada é Beverly Hills Cop, dirigido por Martin Brest. O diretor do filme fez poucos trabalhos depois de Um Tira da Pesada. Dirigiu Fuga à Meia-Noite (1988), Perfume de Mulher (1992), com Al Pacino, e Encontro Marcado (1998), com Brad Pitt.
E ainda que o roteiro do filme possa parecer simples, ele foi nomeado ao Oscar de Melhor Roteiro de 1985 (perdeu para Um Lugar no Coração).
O roteiro (do então estreante Daniel Petrie Jr., que também escreveria as duas sequências) é linear e burocrático. Não faz invencionices e apesar da história não criar tridimensionalidade em outros personagens, isso meio que ajuda Axel a se destacar, um papel que foi feito para ele, ainda que primeiro tenha sido oferecido para outros, em um tratamento muito mais sério.
Eddie estava acertado para fazer Os Caça Fantasmas, mas declinou do convite para assumir o papel de Axel em Um Tira da Pesada.
Axel Foley era um papel pensado originalmente para Sylvester Stallone ou Mickey Rourke, cujos estilos não poderiam ser mais diferentes.
Stallone deixou o projeto, mas levou consigo algumas das ideias originais de Um Tira da Pesada para fazer um filme próprio: Stallone: Cobra (1986), um dos raros filmes do cinema que carregam o nome do astro no título (esse era o poder de Sly nos anos 1980).
Por falar em brucutus, a mansão que aparece no clímax contra o vilão Victor Maitland (Steven Berkoff) é a mesma vista no filme Comando para Matar (1985), estrelada por Arnold Schawarzenegger como o militar invencível e ultra-armado Johh Matrix.
Aliás, ele e Axel Foley têm que resgatar uma personagem chamada Jenny do local. E por falar em armas, a que Axel usa no filme é uma pistola 9mm Browning P35, uma arma de fogo belga.
Ronny Cox interpreta o tenente Bogomil no longa, talvez uma das últimas vezes que o público o viu em um papel do lado dos bonzinhos, já que ele ficaria famoso como vilão executivo em filmes como RoboCop: O Policial do Futuro (1987) e O Vingador do Futuro (1990), ambos dirigidos por Paul Verhoeven.
Um ano antes de Um Tira da Pesada, Berkoff fez o vilão Orlof em 007 Contra Octopussy (1983) e um ano depois fez o coronel soviético Podovsky em Rambo II – A Missão (1985).
Glenn Frey e Eagles
O Eagles foi formado em Los Angeles em 1971 por Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner, nos Estados Unidos. Foi dos grupos mais conhecidos dos anos 1970, ao emplacar 5 singles no topo das paradas.
O álbum Hotel California (1976), com o hit de mesmo nome, está entre os 10 discos pop mais vendidos do século 20.
Frey tocava violão, bem como piano e teclados e compartilhava os vocais com Don Henley. Frey interpretou muitos dos sucessos do Eagles como Take It Easy, Peaceful Easy Feeling, Tequila Sunrise, Already Gone, Lyin’ Eyes, New Kid in Town e Heartache Tonight.
Nos anos 1980, o grupo se desfez, e Glenn seguiu carreira solo. Lançou seu álbum de estréia em 1982 e viria a gravar diversos hits, além de The Heat is On, como The One You Love, Smuggler’s Blues, Sexy Girl e You Belong to the City. Frey retornou ao Eagles em 1994, quando a banda retomou as atividades.
O cantor morreu em 18 de janeiro de 2016 em decorrência de uma pneumonia, artrite reumatoide e inflamação intestinal. Glenn tinha 67 anos.
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