JIN SAOTOME | Fúria e raiva de mechas na Capcom

Jin Saotome apareceu apenas em três games da Capcom, mas foi marcante pelo seu jeito raivoso de luta, exemplo de personagem estourado típico dos produtos da cultura pop japonesa, como mangás e animes.

Ele já era um jovem revoltado em busca de vingança em Cyberbots: Fullmetal Madness, e continuou em um mood furioso quando aparece em Marvel vs. Capcom, onde é um dos mais agressivos lutadores.

Jin Saotome
Arte promocional de Kini Nishimura para o jogo Cyberbots: Fullmetal Madness
Jin Saotome
Arte promocional da Capcom de Cyberbots

Jin Saotome

Jin Saotome

Sempre acompanhado de seu robô gigante Blodia — que já tinha aparecido em Armored Warriors/Powered Gear, sob controle de Rash, outro piloto nada simpático — Jin Saotome mostra como que a raiva e a fúria direcionada pode render bons frutos no entretenimento escapista dos videogames.

Jin Saotome
O robô Blodia
Jin Saotome
Jin Saotome
Jin Saotome
Arte promocional da Capcom para Cyberbots

O personagem apareceu primeiro no jogo de luta Cyberbots: Fullmetal Madness (1995), que teve seus personagens criados pela ilustradora Kinu Nishimura, character designer do game, e os robôs desenhados pelo artista Sho Sakai.

Kini e Sakai já tinham feito juntos o já citado Armored Warriors, game de briga de rua lançado um ano antes de Cyberbots, e jogo do qual Cyberbots é uma espécie de continuação espiritual — por isso temos Blodia, o robô de Rash, agora com Jin.

Jin Saotome

Jin Saotome
Jeff “Rash” Perkins, o piloto original de Blodia
Jin Saotome
Rash com o Blodia
Jin Saotome
Arte promocional da Capcom de Armored Warriors

Sho Sakai foi um dos envolvidos em Marvel vs. Capcom e, além de Strider, também trouxe Jin Saotome para o elenco do game de luta. O ninja Strider Hiryu foi um dos favoritos dos jogadores, mas Jin Saotome também teve seu espaço no game, bem como em sua continuação.

Jin Saotome
Arte de Bengus para Jin Saotome em Marvel vs. Capcom
Jin Saotome
Jin Saotome desferindo um especial em MvsC, com seu mecha Blodia

Cyberbots: Fullmetal Madness (1995)

Jin Saotome

Desde Street Fighter (1987) e Street Fighter II (1991) — o maior e mais famoso game de luta de todos os tempos — que a Capcom tomou para si o lugar de sinônimo de jogo de porrada.

Jin Saotome
Arte promocional da Capcom para o Cyberbots do Sega Saturn

Em Cyberbots, sua segunda experiência com o mood de mechas, já arranhado no beat-em-up Armored Warriors/Powered Gear, a softhouse entrega algumas novidades e diversão para além do que já tinha trazendo.

Jin Saotome

O gráfico é um dos melhores da época, com sprites coloridos e grandes, com grande quantidade de animação, o que deixa o design bonito e fluido, aspecto fundamental se tratando de estruturas duras e mecânicas como são os mechas.

A música do jogo futurista é canhestra, muito mais parecida com o game de luta de monstros e assombrações Darkstalkers (também da Capcom).

A luta 2D do game é bem funcional, estilo Capcom, apesar de uma certa sensação de achatamento.

Os termos de luta convencional, popularizados pela própria Capcom com seu Street Fighter, são disfarçados, com “Phase” no lugar de “Round“, “Proceed” no lugar de um “Fight!“, e até um “Target Destroyed” no lugar de um “K.O.” (knockout, ou nocaute, como é mais conhecido no Brasil).

O destaque com certeza fica para uma história interessante, um departamento que ela costuma não ter zelo algum.

A história de Jin Saotome

Perto do fim do século XXI, a Terra sofreu com a superpopulação, o que obrigou as autoridades avançaram a colonização do espaço.

O principal linha de defesa são os chamados “Earth Corps“, que, ao que parece, conduzem experimentos escusos que estão no centro de uma conspiração.

Jin Saotome é o piloto do BX-02 BLODIA; a Princesa Devilotte, de DeathSatan IX, pilota o mecha S-008 SUPER-8; Shade pilota o UVA-02 HELION; Santana Laurence pilota o RF-004 REPTOS; Mary Miyabi pilota o mecha FZ-900J KILLER BEE; Gawaine Murdock pilota o GP-N1 GULDIN; Arieta pilota o mecha FZ-100 FORDY; Bao e Mao pilotam juntos o mecha GP-V4 VISE; Chiyomaru Kagura e Tessan Hagane pilotam juntos o P-10033 GAITS; e o maléfico G.O.D. é o último chefão, uma entidade cerebral gigante horrenda com muitas faces, que deseja destruir a humanidade.

Os personagens de Cyberbots: Fullmetal Madness

Já mostrando quem é o protagonista aqui, o robô Blodia é o primeiro que aparece na abertura, em uma corajosa (e hoje envelhecida) construção em CG, seguida de um sprite bem legal de Jin Saotome.

Há seis pilotos disponíveis para escolher no jogo: Jin, Mary, Santana, Gawaine, Bao/Mao e Arieta, e quatro mechas para pilotar: Blodia, Reptos, Fordy e Guldin.

Jin é filho de um dos pilotos que desapareceu em um misterioso evento de anos atrás, e ele entra no circuito de lutas de VA (Variant Armor, termo para os mechas do game) para fazer algum dinheiro. A primeira luta é com Shade. Na medida que avança no game, Jin vai descobrindo alguns segredos a respeito do sumiço do pai.

Além do militar Shade e outros inimigos, Jin enfrenta pirata espacial e cientista Princesa Devillote, que seria a única que, como Jin, retornaria em outros games da Capcom. O demoníaco G.O.D. vem com o mecha X-0 WARLOCK.

No fim, Jin descobre que seu pai foi morto por Shade. Os dois eram melhores amigos, e Shade se arrepende profundamente disso. E, com efeito, se sacrifica para salvar o filho do amigo.

Ken Saotome era o pai de Jin, e junto com Shade e Gawaine, estavam na mesma unidade militar dos “Earth Corps”. Shade o matou um ano antes dos eventos de Cyberbots: Fullmetal Madness, e Gawaine sempre pensou que tinha sido um acidente.

Z-Gouki e Mech-Gouki/Cyber-Akuma

Ainda sobre a Princesa Devillote, seu pai é o Imperador Death Satan, o Rei de Heldoroado e da Via Expressa Galáctica, e ele é o dono do mecha Z-GOUKI, personagem secreto presente nas versões PlayStation e Saturn. Tratase de uma forma robótica do Gouki/Akuma, clássico lutador de Street Fighter.

Quando selecionado para jogar, o piloto é Devillote. O mecha é exatamente a reprodução do lutador de Street Fighter, com a maioria de seus movimentos e golpes.

Dois anos depois, uma outra versão robótica do personagem apareceu em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997).

É Mech-Gouki/Cyber-Akuma, o verdadeiro chefão do game, que surge depois que Apocalipse é derrotado. Foi um dos primeiros inimigos da série VS. sem ser da Marvel (os anteriores: Magneto, Thanos e Apocalipse).

Dessa vez, o personagem aparece de modo menos mecânico, usando uma temática que vem dos gibis dos X-Men, com ele sendo uma espécie de um Cavaleiro do Apocalipse, como são chamados os guerreiros aprimorados (geralmente ciberneticamente) do Apocalipse.

Dois demônios em combate: Shuma-Gorath vs. Cyber-Akuma

A Capcom nunca usou mais o personagem, mas seu mood visual ficou disponível como roupa DLC para Gouki/Akuma em Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (2011) e Street Fighter V (2016).

A voz de Jin Saotome em Cyberbots: Fullmetal Madness foi de Tōru Furuya, ator e dublador dos mais famosos do Japão. É dele a voz de ninguém menos do que Seiya em Cavaleiros do Zodíaco, Yamcha em Dragon Ball, Tuxedo Mask em Sailor Moon e vários outros, como o personagem Amuro Ray, de Mobile Suit Gundam, um dos maiores clássicos dos animes de mecha.

Seiya, de Cavaleiros do Zodíaco

Cyberbots e onde jogar

Arte promocional da Capcom para Cyberbots

Cyberbots: Fullmetal Madness teve poucos lançamentos em arcades fora do Japão, mas foi adaptado para os dois consoles 32-bits da época, o PlayStation da Sony e o Sega Saturn, da Sega, ambos em 1997.

Capa do gane para Sega Saturn

Ele só foi reaparecer para download no serviço online da Sony (PSN) para o PlayStation 3 e PSP (videogame portátil) em 2011, e em 2012 para o PS Vita (também portátil), e desde então estava sumido.

Na coletânea digital Capcom Arcade Stadium (2021), entre os 32 jogos disponíveis, tem o Cyberbots (e o Armored Warriors). Está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, X-Box One e computadores. 

Blodia, arte de Sho Sakai

Desde que a Capcom começou a promover Street Fighter 6, por conta do aniversário de 35 anos da franquia, a empresa parece estar dando mais atenção às suas antigas propriedades. Dessa forma, Cyberbots retorna ao mundo dos videogames em junho de 2022 em outra coletânea digital, a Capcom Fighting Collection, que também trará todos outros games, como os da série Darkstalkers.

Tech Romancer (1998/2000)

Tech Romancer é mais um game de luta de mechas da Capcom, mas dessa vez em 3D. Foi lançado para os arcades em 1998 e recebeu uma adaptação para o console de 128-bits da Sega, o Dreamcast. E Jin Saotome retornou nele com seu Blodia.

Pra variar, ele é considerado a continuação espiritual de Cyberbots: Fullmetal Madness.

A Capcom dessa vez reuniu um time de peso para seu novo jogo de luta de mechas, com o renomado artista Shoji Kawamori e o Studio Nue criando o design do game em si. Deles são alguns animes marcantes do gênero, como The Super Dimension Fortress Macross, Gunbuster e Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory.

Sho Sakai também está no time de produção aqui, o que pode explicar a presença de Jin Saotome como personagem secreto.

A luta 3D é muito bem feita, com inserções de sprites em formato anime (a abertura é assim inclusive). Detalhe para o final do game, que mostra as estatísticas das 12 lutas que percorremos até o último chefão.

O game nunca mais teve um relançamento da Capcom.

Marvel vs. Capcom (1998)

O poster do artista Bengus para Marvel vs. Capcom se tornou um dos mais icônicos da indústria

No ápice do jogo crossover de luta de personagens da Marvel e da Capcom, Jin Saotome foi um dos lutadores selecionados.

Quem está também no game é a Princesa Devillote, mas como uma Special Partner, personagens que podem ser invocados algumas vezes para atacar o adversário.

No caso, a princesa aparece com seu séquito e tentam atacar o oponente, mas algo dá errado e eles explodem (!) — mas o efeito dela ainda causa dano no adversário.

Mais uma arte promocional de Bengus para Marvel vs. Capcom. Jin e Devillote estão na parte superior do desenho
Arte promocional da Capcom com Jin em destaque

A inclusão de Jin Saotome no line-up deve ter se dado à presença do artista Sho Sakai, que trabalhou em Armored Warriors, Cyberbots e nesse Marvel vs. Capcom.

O novo design foi do ilustrador Bengus, que seguiu o desenho original de Kini Nishimura, se manteve bem fiel ao original.

Jin Saotome, arte de Bengus

Marvel vs. Capcom Origins (PlayStation 3 e X-Box 360, 2012)

Marvel vs. Capcom tornou a aparecer nos games na coletânea digital Marvel vs. Capcom Origins (2012). Ele vem junto com Marvel Super Heroes (1995), o segundo jogo da série Vs. (ainda sem personagens Capcom). Esse pacote estava disponível para download para os usuários de PlayStation 3 e X-Box 360.

Jin em seu modo de luta é pesado e um tanto lento, mas seus golpes tem alguma rapidez, com todos eles (menos os golpes fracos) incinerando o inimigo, em um poder de combustão inédito para ele.

Com efeito, Jin Saotome arranca energia sob defesa com simples socos e chutes médio e forte, privilégio de pouquíssimos personagens (como o Hulk).

Ele tem como golpes especiais um agarrão, um avanço em forma de tornado (que também é um Hyper Combo, que, no caso, é estático) e um ataque anti-aéreo em que tira sua roupa/armadura e a incendeia.

Os outros dois Hyper Combos são com Blodia: em um deles o mecha desfere um soco (e se a distância for correta, o próprio Jin acerta o oponente, que também pega fogo) e outro dos mais legais, onde metralha o adversário, com direito a uma cena em perspectiva dentro da cabine do robô.

Golpe especial com o furacão de Jin: apenas 1 hit e arranca bastante energia
Golpe especial com perspectiva da cabine do Blodia!

Há “dois finais” para Jin Saotome em Marvel vs. Capcom. No seu próprio, ele derrota a forma corpórea de Onslaught/Massacre, mas para derrotar sua forma energética/psíquica, ele se sacrifica com um golpe de tornado para exterminar de vez o vilão.

Jin desaparece, sobrando apenas sua faixa, que é pega por um Ryu consternado pela morte do colega.

O “outro final” acontece no final de Shadow Lady, uma das personagens secretas de MvsC. Ela é uma Chun-Li cyborg, assim como Shadow, o Nash cyborg do game anterior, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter.

Os dois chegam pouco tempo depois de Vega/M.Bison (que nem está no jogo como selecionável) derrotar Jin, que o deixa caído à beira da morte.

Shadow Lady e Shadow querem ajudar Jin, e não veem outra solução para salvar sua vida, a não ser usar o processo de “cibernização“, transformando assim Jin em um cyborg também.

Detalhe para a furadeira permanente em seu braço a partir de agora…

A voz de Jin Saotome em Marvel vs. Capcom é de Yūji Ueda, ator e dublador com trabalhos em animes, como o treinador Brock em Pokemon (!!!), o Sanosuke em Rurouni Kenshin/Samurai X, além de ser a voz da Capcom para o brasileiro Blanka desde Street Fighter Zero 3 (1998).

Marvel vs. Capcom 2 (2000)

Arte promocional de Marvel vs. Capcom 2

Marvel vs. Capcom 2 (2000), um dos maiores da série, foi lançado no declínio dos arcades como opção de entretenimento e queda da popularidade de games 2D.

Não roda mais na CPSIII (a mesma de Street Fighter III), já que a Capcom preferiu usar a placa gráfica Naomi, da Sega, então temos gráficos 3D nos cenários e as músicas (uma das piores de todos os tempos em games de luta) rodam direto do CD, o que elevou a qualidade delas.

Jin Saotome

Temos 56 personagens, a maioria dos personagens que tinham aparecido em todos os cinco jogos Vs. anteriores — logo, Jin é um deles.

Jin Saotome

Desses 56 lutadores, 9 eram inéditos, e 3 foram criados só para esse jogo: Medula e Cable, de histórias dos X-Men; Hayato, do game de luta Star Gladiator; Jill Valentine, a policial do game de survival horror Resident Evil; e Tron Bonne, do jogo Megaman Legends; mais o Kobun/Servbot, um dos seus robôzinhos, como personagem secreto.

Jin Saotome

Os três inéditos são Amingo, uma árvore humanóide mexicana; Sonson, a neta de Son Son, protagonista do antigo game de ação da Capcom de mesmo nome; e a “protagonista” do jogo, Ruby Heart.

Agora MvsC2 é uma luta de trios e temos apenas 4 botões para criar os golpes e combos, o que complicou para os veteranos da Capcom, acostumados com os 6 botões padrões de potência dos seus jogos de luta.

O game saiu para os consoles de 128-bits PlayStation 2 e X-Box, e depois ficou disponível para download para os usuários de PlayStation 3 e X-Box 360 em 2009.

Jin Saotome

Yūji Ueda ainda é o dublador de Jin, e seu final no game é uma ilustração junto ao Fanático, da Marvel.

Jin Saotome
Jin com o Fanático no final de MvsC2

Marvel vs. Capcom 3 (2011)

Jin não é um personagem jogável no jogo. Com efeito, ele está em um cartaz de mortos e desaparecidos, que pode ser visto num cenário que remete à saga Dias de um Futuro Esquecido, dos X-Men da Marvel. Lá, entre diversos heróis da Capcom e da Marvel, Jin Saotome é marcado como morto.

Os heróis Marvel e Capcom mortos e presos

A despeito disso, Jin Saotome aparece vivo no final do Gavião Arqueiro, em um novo line-up dos Vingadores da Costa Oeste (!).

Jin Saotome
Jin nos Vingadores da Costa Oeste

Por fim, a “aparição” mais recente de Jin Saotome nos videogames aconteceu em Street Fighter V (2016), em um DLC (conteúdo de download) para Ryu, que veste a roupa do personagem.

A criação de Jin Saotome

Não sem surpresas, a artista Kinu Nishimura se baseou em animes e mangás de mecha para criar Jin Saotome.

Uma parte veio de Domon Kasshu, de Mobile Fighter G Gundam (anime de 1994), que deu a personalidade de Jin Saotome, e o mood visual veio de Kakugo Hagakure, de Apocalypse Zero (mangá de 1994), personagem bem agressivo, em uma roupa futurista cheia de espinhos que lembra uniformes de antigos soldados japoneses da Segunda Guerra Mundial.

Domon Kasshu
Mobile Fighter G Gundam

 

Kakugo Hagakure, de Apocalypse Zero

O próprio nome Jin Saotome foi construído a partir de referências diretas de Hayato Jin e Dr. Saotome, personagens da clássica série de mecha Getter Robo (1974), que tem uma longa obra em mangás e animes até hoje. Abaixo, os dois personagens em interpretações visuais de animes recentes.

Hayato Jin
Dr. Saotome
Getter Robo nasceu nos mangás, em 1974, uma das primeiras obras de mecha da cultura pop japonesa
Jin Saotome
Arte promocional de Cyberbots, com Jin Saotome e Gawaine
Jin Saotome
Jin Saotome em Cyberbots
Jin Saotome em Tech Romancer
Jin Saotome
Alguns estudos de personagens de MvsC, Jin Saotome entre eles

Jin Saotome

Jin Saotome
Jin Saotome em MvsC 2, arte de Bengus

Jin Saotome

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