Heathcliff Andrew “Heath” Ledger ficou conhecido no cinema e por grande parte do público pela sua participação em filmes como 10 Coisas Que Odeio em Você (1999), e em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), apareceu para a cultura pop de maneira concreta e marcante, graças a sua interpretação do Coringa.
Nascido em 1979, na Austrália, iniciou sua carreira em produções televisivas locais, até chamar a atenção em sucessos como O Patriota (2000) e Coração de Cavaleiro (2001).
E atingiu o ápice da carreira ao interpretar o Coringa no filme do Batman de Christopher Nolan.
O palhaço do crime neste longa era um arauto do caos, um monstro de causar medo a todo momento, não se sabia o que esperar com o Coringa de Ledger em cena.
Nunca antes o personagem foi mostrado de forma tão ameaçadora e sinistra.
Anos antes, Heath já tinha feito parte de um processo significativo na indústria cinematográfica, ao estrelar O Segredo de Brokeback Mountain (2005) filme onde interpreta um típico caipira americano que descobre o amor homossexual de maneira inusitada em uma amizade com seu companheiro de trabalho. Tema caro mesmo hoje em dia, o filme levantou a questão e mostrou com classe e sem esteriótipos essa realidade.
Levanto mais 10 coisas, 10 curiosidades da breve carreira de Heath Ledger, aproveitando o título do filme em que o astro participou, uma comédia romântica de grande sucesso e popularidade, baseada na peça teatral A Megera Domada (1594), de William Shakespeare (1564-1616).
- 1 – Graças ao seu papel de Coringa, Heath Ledger foi o primeiro a ganhar várias primeiras coisas. Heath foi o mais jovem ator a dar vida ao personagem, e o único a concorrer ao Oscar pelo papel (até Joaquin Phoenix e o Coringa de Todd Philips, de 2019). Também foi a primeira indicação por um filme baseado no Batman. E claro, o rapaz foi o primeiro a receber um Oscar póstumo, na categoria Melhor Ator Coadjuvante.
- 2- O diretor Ang Lee viu Ledger como um atormentado guarda prisional em A Última Ceia (2001) e o chamou para ser um caubói gay em O Segredo de Brokeback Mountain. Sua namorada na época, a atriz Naomi Watts, o incentivou a aceitar o papel. Em Brokeback, temos Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger), dois vaqueiros que se conhecem e se apaixonam enquanto trabalham no pastoreio aos pés da montanha do título, durante os anos 60.Esse complexo relacionamento dura 18 anos, entre idas e vindas dos dois em meio a suas vidas particulares. Muito ousado, o filme tem méritos. São dois atores do alto escalão hollywoodiano, dobrando símbolos da masculinidade absoluta, como o cowboy americano, pilar do gênero cinematográfico western, o que praticamente define o american way of life. O talento do ator em interpretar Ennis Del Mar lhe garantiu premiações como as de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards de 2005, e no Australian Film Institute Awards de 2006, além de indicações ao Oscar, Globo de Ouro, SAG Awards e o BAFTA.
- 3 – Ledger conheceu sua esposa, a atriz Michele Williams, nas filmagens de O Segredo de Brokeback Mountain. Matilda Rose nasceu dos dois em 28 de outubro de 2005 na cidade de Nova Iorque. O padrinho da criança é o ator Jake Gyllenhaal, o par de Ledger em Brokeback, e a madrinha é Busy Philipps, que atuou com Michelle no seriado adolescente Dawson’s Creek (1998-2003).
- 4 – Antes de ser o Coringa, Ledger podia ter sido o herói Peter Parker no filme do Homem-Aranha de Sam Raimi, em 2002, mas recusou o papel. Jake Gyllenhall também estava no páreo para ser o personagem, que ficou com Tobey Maguire.
- 5 – Em entrevista recente ao ComicBook, o diretor Christopher Nolan relembrou a icônica performance do ator. Nolan foi o primeiro público para qual Heath Ledger performou seu Coringa.“Muito do que Heath fez ele discutiu comigo. Ele dava algumas dicas do que ele pensava em fazer e eu tentava ser o público para ele, uma espécie de indicador sobre o que ele estava fazendo, mas muitas coisas eram imprevisíveis. Ele revelava gradualmente para mim a voz e o jeito que faria as coisas, não de uma vez só, ‘olha, esse é o Coringa’. Meio que assistimos ele desenvolver o personagem com o figurino, a maquiagem e tudo mais. Pude fazer parte do processo criativo, o que foi muito divertido, mas no set sempre tinham momentos, como as palmas, que ele fazia com a própria voz. A voz dele era sempre muito imprevisível.”Segundo várias informações veiculadas pela imprensa especializada, ao aceitar o papel do Coringa, Ledger começou leituras de gibis em que ele aparecia, a fazer aulas de ventriloquismo (com o propósito de modular a voz do personagem) e a feitura de um diário, onde escrevia pensamentos que supostamente o Coringa poderia ter, como achar a aids uma coisa engraçada. De acordo com lendas de Hollywood, o ator Jack Nicholson, que interpretou o Coringa no filme do Batman que Tim Burton fez em 1989, chegou a advertir o rapaz sobre a responsabilidade e um suposto “perigo” de ser o palhaço.
- 6 – Ledger contracena com Joseph Gordon Lewitt no filme 10 Coisas Que Odeio Em Você. Trata-se de um Shakespeare hollywoodiano com elenco memorável. Leve e divertido como convém a uma comédia romântica, com um lindo final feliz, mas que entretém de maneira singular o espectador.O elenco segura, pois além de Lewitt, conta com Julia Stiles (A Identidade Bourne, O Sorriso de Mona Lisa), par de Ledger no filme, e na vida real durante as filmagens. A química do casal transborda da tela. Anos depois, Lewitt faria a terceira parte do Batman de Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. No fim do longa, Lewitt tem a chance de continuar o legado do Morcego como Robin, em um desfecho aberto a diversas interpretações. Há muitas teorias sobre a importância do Coringa no filme, que Nolan teve que reescrever todo o roteiro, pois não queria outra pessoa, que não fosse Ledger, interpretando o personagem.
- 7 – Seu nome foi considerado para o papel de Max Rockatansky no Mad Max 4 Fury Road, projeto sempre engasgando do diretor George Miller desde 2008, e que foi só sair no cinema em 2015. Na trilogia original, Max foi interpretado por Mel Gibson, também um ator australiano, e não por acaso mentor de Ledger — Gibson foi seu pai em O Patriota. O papel de Max ficou com o ator Tom Hardy, e esse interpretou Bane, sucedendo o Coringa como principal antagonista do Homem Morcego, no longa Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
- 8 – Há um vídeo onde Tom Waits, músico americano conhecido por sua voz rouca e letras esquisitas, aparece em uma entrevista e é seguro dizer que há muito do Coringa lá. Vejam e tirem suas próprias conclusões. É uma entrevista de 1979. Reparem na voz, na maneira de falar e nos movimentos.
- 9 – Em 22 de janeiro de 2008, seu corpo foi achado pela empregada, em seu apartamento no Soho, NY, após o meio-dia. Como ocorre com personalidades de destaques em Hollywood, sua morte é cercada de mistério e teorias. Uma ingestão acidental de uma dose excessiva de medicamentos é a causa oficial da morte.
- 10 – Heath já tinha filmado o filme da Morcegona e emendou um trabalho nas gravações de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009) do diretor Terry Gillian (ex-Monty Python, autor dos filmes 12 Macacos, A Fantástica Aventura do Barão Munchausen, Brazil – O Filme e Os Irmãos Grimm).No longa do Dr. Parnassus, Ledger contracenaria com Waits — o cantor é o Diabo no filme. Com a morte do rapaz, que já havia filmado cerca de um terço de suas cenas, a produção parou temporariamente. Uma adaptação do roteiro permitiu que o personagem de Ledger fosse interpretado também pelos atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, que dão vida a Tony, à medida que ele viaja por um mundo de sonhos. Gillian e Ledger trabalharam juntos em Os Irmãos Grimm (2005). A ator é o co-protagonista, junto com Matt Damon. Os dois são farsantes que são obrigados a serem realmente caçadores de assombrações em uma floresta amaldiçoada às margens de uma pequena vila europeia, durante a Idade Média. O filme é uma livre adaptação da história dos Irmãos Grimm, escritores de contos infantis como o de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os 7 anões, entre dezenas de outros.
A filmografia de Heath Ledger
Home and Away (TV), 1988
Clowning Around, 1992
Ship to Shore (TV), 1993
Sweat (TV), 1996
Roar (TV), 1997
PC – Digitando Confusões, 1997
Bush Patrol (TV), 1997
Assassinato em Blackrock, 1997
10 Coisas Que Eu Odeio Em Você 1999
Two Hands, 1999
O Patriota, 2000
Coração de Cavaleiro, 2001
A Última Ceia, 2001
As Quatro Plumas, 2002
O Devorador de Pecados, 2003
Ned Kelly, 2003
Os Reis de Dogtown, 2005
Casanova, 2005
O Segredo de Brokeback Mountain, 2005
Os Irmãos Grimm, 2005
Candy, 2006
Não Estou Lá, 2007
Batman O Cavaleiro das Trevas, 2008
O Mundo Imaginário de Dr. Parnasus, 2009
/ O PRIMEIRO CORINGA. Cesar Romero, primeiríssimo intérprete do Coringa em meios audiovisuais, aparecendo em tela como o personagem, fantasiado como um palhaço tristonho, prestes a enganar o Batman, no clássico seriado camp dos anos 60. Nolan devidamente presta uma homenagem, emulando a imagem para a máscara que o Coringa usa no assalto ao banco, na abertura de seu longa.
/ CORINGA REAL. Coringa e curinga são palavras sem consenso na língua portuguesa. Essa última se refere a carta de baralho com o desenho de palhaço, usada como carta-chave de diversos usos e efeitos, dependendo dos jogos. E coringa seria usada denominar um tipo de pequena vela triangular ou quadrangular, em canoas ou barcaças, bem como o trabalhador dessas mesmas embarcações. E as duas palavras podem ser usadas para indicar uma pessoa feia e raquítica.
/// CORINGA NAS HQS. The Joker (nome original do Coringa) foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, na revista em quadrinhos Batman #1, de abril de 1940. As inspirações vão de Gwynplaine, um dos personagens principais do romance L’Homme qui rit (O Homem que Ri), de Vitor Hugo, e o o assassino sonâmbulo de O Gabinete do Dr. Caligari, filme expressionista alemão de 1920. Os dois personagens foram interpretado pelo ator Conrad Veidt. Na tradução brasileira, optou-se chamar The Joker de Coringa.
A última foto conhecida de Heath Ledger em público
Obrigado por ler até aqui!
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.
Apoie meu trabalho
- Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
- Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
- O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!
O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)
Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são reproduzidas aqui a título de ilustração.
LEIA TAMBÉM:
DENNIS FARINA | O policial que virou ator e se destacou como gângster