O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS | 30 anos de tremores do terror de rir

A primeira cena de O Ataque dos Vermes Malditos é o personagem de Kevin Bacon mijando e coçando a bunda.

É tudo que precisamos saber para adivinhar o que iremos encontrar nesse filme hilário de terror a luz do dia, de atuações cafonas e divertidas, com um elenco afiado e cheio de boa vontade em mostrar uma aventura despretensiosa.

No filme, dirigido por Ron Underwood, em sua primeira incursão no cinema, em menos de 10 minutos já temos um vislumbre de algo sinistro que paira não no ar, mas sob a terra: enormes lesmas com bocas cheia de dentes e tentáculos, que puxam qualquer coisa viva para dentro.

É contra elas que dois “faz-tudo”, um casal maníaco por armas, um comerciante, um adolescente imbecil, mãe e filha e outros moradores de uma cidadezinha no meio do nada terão que combater se quiserem sobreviver.

O Ataque dos Vermes Malditos
Fred Ward é Earl e Kevin Bacon é Val em O Ataque dos Vermes Malditos

Com um elenco diversificado e muito bom humor, O Ataque dos Vermes Malditos revigora as alegorias de gênero de filme de terror, ao usar elementos de um Duna sem o requinte épico, em um faroeste moderno com pessoas comuns, em combinações criativas de cenas de ação e interação de personagens, com camada absurdas de loucura trash em uma trama de sobrevivência.

A grande amizade dos dois protagonistas, Val e Earl, e sua cumplicidade, carregaria o filme por si só nas costas.

O Ataque dos Vermes Malditos
Os monstros subterrâneos de O Ataque dos Vermes Malditos

O Ataque dos Vermes Malditos se passa em sua maior parte ao céu aberto e com os pés no chão, o que ajuda a criar a imersão necessária para que pensemos que ficar inteiramente ao ar livre é muito perigoso e arriscado, com os vermes malditos a solta.

Com reviravoltas espertas dentro do que podem e devem fazer com o pouco que tem à disposição, o pequeno núcleo de personagens funciona muito bem, com brigas e ajudas que criam identificação e empatia.

É diversão garantida.

O Ataque dos Vermes Malditos
(Tremors, 1990,
de Ron Underwood)

spoilers

O Ataque dos Vermes Malditos
O segredo para sobreviver é juntar forças, e a força do elenco afiado do filme é o segredo da diversão desse filme

Perfection Valley, fundada em 1902, altitude 700 metros, 14 habitantes.

Valentine “Val” McKee (Kevin Bacon) e Earl Basset (Fred Ward) trabalham de qualquer coisa em Perfection, uma cidadezinha no meio do nada no Estado de Nevada, isolada ao redor de um enorme vale, e que contém apenas 14 moradores.

Entre eles, Walter Chang (Victor Wong), proprietário da mercearia local, e um casal maníacos por armas, Burt Gummer (Michael Gross) e Heather Gummer (Reba McEntire), uma das melhores atrações do filme, caricatos na medida certa e úteis quando necessários.

Rhonda Lebeck (Finn Carter), uma estudante de pós-graduação, é visitante por ali, e realiza testes de sismologia e geologia nos arredores.

Val e Earl, para sair dali e o marasmo de suas vidas, recusam 1 mês de trabalho garantido, com comida e até cerveja grátis, o que significa muito na atual condição da dupla.

A intenção deles era ir até Bixby, cidade vizinha. A primeira vítima que encontram é Edgar, achado em cima de uma torre de metal. Jim Wallace, o médico da cidade, informa que ele morreu de desidratação.

Uma segunda morte suspeita acontecem com o velho pastor Fred — junto com seu rebanho de ovelhas. Val e Earl chegam na casa, que é caminho de Bixby, e só encontram as ovelhas em pedaços e a cabeça decepada de Fred na areia.

A dupla fica apavorada, e acha que existe um serial killer na região, e decidem se mandar mesmo de Perfection, não sem antes avisar a polícia.

Chang e Burt, dois dos melhores personagens do longa

No caminho de volta a Perfection, eles alertam sobre um possível assassino, a dois funcionários de uma empresa de pavimentação, que trabalham na única estrada que leva à cidade.

Um monstro puxa um dos empregados para um barranco, e o outro trabalhador tenta ajudar, mas acaba atingido por um deslizamento de pedras. Uma boa e inventiva sequência de ataque mata o médico e esposam, na única cena noturna dos monstros.

Val e Earl foram para Perfection tentar avisar a polícia, mas não conseguiram sinal, então decidem ir de vez para Bixby. Mas o deslizamento de rochas na estrada os impede.

Eles vêem pedaços dos corpos comidos dos funcionários, e fogem dali mais uma vez — não sem trazer inadvertidamente um pedaço de um dos monstros com eles.

Cuidado com que você vai encontrar em Perfection

A partir daí, somos introduzidos de fato aos vermes malditos que assolam a cidade, e veremos como que os moradores tentarão escapar deles.

Walter quer dar o nome de lesmóides ou ogróides para os monstros. As suposições a respeito da origem dos monstros por parte da galera é variada: Val acha que o governo os fez pros russos, Earl acha que são do espaço sideral, e Rhonda acha que são evoluções.

Val evolui também: ele se interessa por Rhonda, mesmo sem ela ser o “seu tipo”, em um interessante subtexto de sexismo e expectativas em um caipirismo x mundo acadêmico.

Como não poderia deixar de ser, um belo final com um beijo apaixonado entre Val e Rhonda encerra com o clichê necessário esse longa divertidíssimo e sem pretensão nenhuma a não ser o de entreter.

O Ataque dos Vermes Malditos
e o trash no cinema

O Ataque dos Vermes Malditos é um trash, gênero de filme de baixo orçamento com temática de terror na maioria das vezes, com os custos e com uma qualidade inferior aos filmes B.

Algumas vezes a definição de filme trash trata a intenção de ser tecnicamente malfeito, propositadamente ou não. Nos final dos anos 1970, durante todos os anos 80, e começo dos 90, o trash teve centenas de filmes de terror à disposição do público.

Dentre os realizadores mais famosos, estão diretores como Lloyd Kaufman, Ed Wood, Roger Corman (com quem a produtora de O Ataque dos Vermes Malditos, Gale Ann Hard, iniciou a carreira), Peter Jackson, Sam Raimi, John Waters, Robert Rodriguez, Stuart Gordon, Russ Meyer, Charles Band, Peter Baiestorf, Joe Dante e outros.

Alguns dos filmes trash de monstros mais famosos incluem Plano 9 do Espaço Sideral, Fome Animal, Uma Noite Alucinante, Re-Animator, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral, O Monstro do Armário, Rubber: O Pneu Assassino, A Geladeira Assassina, Alligator, O Ataque das Formigas Gigantes, A Invasão das Aranhas Gigantes e centenas de outros.

Gale Ann Hard

Norman Reedus, que interpreta Darryl em Walking Dead, junto com a produtora Gale Ann Hard

A produtora de O Ataque dos Vermes Malditos é Gale Ann Hard, uma executiva e escritora famosa na indústria de entretenimento pop.

Ela começou a carreira na New World Pictures como assistente executiva de Roger Corman, o presidente da empresa — ele próprio uma lenda do cinema, que já produziu e realizou mais de 400 filmes.

Gale passou por cargos administrativos e eventualmente acabou envolvida na produção de filmes. Criou sua própria empresa de produção, Pacific Western Productions, em 1982.

Ela escreveu, junto com o diretor de cinema James Cameron, seu marido, O Exterminador do Futuro (1984). Escreveu sozinha O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas (2003), Exterminador do Futuro 4 – A Salvação (2009), e a série do Exterminador, conhecida como The Sarah Connor Chronicles (2008). Mas sua série de maior destaque é a celebrada The Walking Dead, fazendo sucesso na AMC desde 2010.

Gale produziu filmes como Aliens – O Resgate (1986) e O Segredo do Abismo (1989), os dois dirigidos por Cameron. Depois de Abismo, eles se separaram, e O Ataque dos Vermes Malditos foi seu primeiro filme produzido solteira (depois ela se casou com Brian De Palma, outro diretor de cinema premiado). A mulher também fez a produção de filmes como O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991), A Sombra e a Escuridão (1996), O Inferno de Dante (1997), Armageddon (1998), Virus (1999), Hulk (2003, com Jennifer Connelly), Justiceiro (2004), Æon Flux (2005), O Incrível Hulk (2008, reboot do filme com Jennifer Connelly, e parte do Marvel Studios), Justiceiro – Zona de Guerra (2008) entre outros.

Faroeste moderno com
trama de sobrevivência
e elementos de Duna

Um verme maldito

É importante ressaltar o conceito de vermes gigantes de O Ataque dos Vermes Malditos, uma reminiscencia óbvia de Duna, uma série de romances de ficção científica do escritor americano Frank Herbert, e que foi transformada em filme por David Lynch em 1984.

Como os vermes de Underwood, os vermes gigantes (gigantes mesmo, com dezenas de metros de comprimento e largura) de Herbert / Lynch vivem debaixo da terra, e detectam a presença de outros seres através de vibrações no solo.

Uma segunda adaptação cinematográfica de Duna será lançada em novembro de 2020 (se o covid-19 deixar), dirigida por Denis Villeneuve (diretor de Sicario, Blade Runner 2049 e A Chegada).

O elenco conta com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling, Oscar Isaac, Zendaya, Javier Bardem, Josh Brolin e Jason Momoa.

Dirigido por Ron Underwood em 1990 — trinta anos atrás –, O Ataque dos Vermes Malditos foi escrito por Brent Maddock, S. S. Wilson e Underwood ainda nos anos 80. S.S. Wilson e Brent Maddock trabalhavam na Marinha dos Estados Unidos em vídeos educacionais sobre segurança.

Diz a lenda que após subirem em uma larga rocha tiveram um insight: “e se houvesse algo na parte de baixo que não nos deixasse descer?“.

Ron Underwood, um amigo da dupla que trabalhava como diretor de documentários para a National Geographic, teve contato com a ideia, os três juntos começaram a pensar em algo a partir daí. O projeto até então se chamava algo como “tubarões da terra”.

As filmagens de O Ataque dos Vermes Malditos ocorreram em Lone Pine, Califórnia. As montanhas vistas ao longe nas cenas são da Serra Nevada.

Os projetos de criaturas-vermes foram da empresa Amalgamated Dynamics, grande parte de espuma e plástico. Os sets incluíram as casas da cidade, que foram erguidas em dois meses.

A maioria das tomadas do filme foram externas — apenas duas acontecem dentro, uma na mercearia de Walter, e outra no porão de Burt.

Kevin Bacon, Ron Underwood e Fred Ward

Depois de fazer O Ataque dos Vermes Malditos, Underwood deixou a franquia, e dirigiu outros filmes. Fez Amigos, Sempre Amigos (1991), comédia dramática que deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Jack Palance, mais um filme de faroeste, mas quilômetros distante do trash de A Ataque dos Vermes Malditos.

Também dirigiu Morrendo e Aprendendo (1993), Apenas Bons Amigos (1994), O Poderoso Joe (1998), Pluto Nash (2012) e outros.

Ele se especializou em direção de seriados de TV, e tem trabalhos em séries como Grey´s Anatomy, Castle, Scandal, Desperate Housewives, Once Upon a Time, The Good Fight, MacGayver, Magnum P.I., Hawaii Five-0,  Agents of SHIELD e Fear The Walking Dead.

O Ataque dos Vermes Malditos foi lançado pela Universal Studios, e sem querer querendo foi o primeiro capítulo de uma longa franquia para o estúdio. Claro, lançada para o mercado de aluguel em vídeo, como era conhecido o streaming nos anos 90: Tremors 2: Aftershocks, Tremors 3: Back to Perfection, Tremors 4: The Legend Begins, Tremors 5: Bloodlines, Tremors 6: A Cold Day in Hell e a mais nova sequência em 2020, Tremors 7: Island Fury.

O Ataque dos Vermes Malditos ainda rendeu uma série de TV, que estreou em 2003, no SyFy, estrelada por Michael Gross. Ela chegou junto ao lançamento de O Ataque dos Vermes Malditos 4: O Começo da Lenda, um prelúdio da franquia.

O SyFy chegou a planejar o lançamento de uma série reboot com Kevin Bacon, reprisando seu papel. O piloto foi dirigido por Vincenzo Natali (Splice), e teria sua trama ambientada 25 anos após os eventos do filme original.

McKee teria que derrotá-los novamente, com o peso da idade e o álcool. No fim, a série não foi aprovada. Você pode ver o trailer aqui.

A ironia é que a Universal foi o primeiro estúdio de cinema da indústria a criar um mercado de filmes de monstros, e são la os monstros mais clássicos do imaginário cinematográfico, como Drácula, Monstro de Frankenstein, Lobisomem, A Múmia e muitos outros.

O Ataque dos Vermes Malditos

/ PERFECTION. Em diversas passagens do filme, se entende que a cidade de Perfection tem 14 habitantes. Será mesmo? Temos 1-Edgar Deems, 2- o velho Fred, 3 e 4- Nancy e Mindy, 5-Miguel, 6- Walter Chang, 7-Val McKee, 8-Earl Bassett, 9 e 10- Burt e Heather, 11-Nestor Cunningham e 12- Melvin. Faltam dois.

Pode-se pensar que são o médico Wallace e Megan, sua esposa, mas eles estavam de mudança e moravam afastados. Muitos acham que os dois que faltam são os pais de Melvin, que estariam viajando na ocasião. O médico e a esposa serem pais dele não é o que se entende no filme.

Há ainda outro fator duvidoso na contagem: o roteiro original previa mais uma personagem na cidade, uma idosa chamada Viola, bastante detestável e dona de um rottweiller muito bravo. Eles seriam uma das primeiras vítimas. Não se sabe porque não foram incluídos nas filmagens.

/ JURASSIC PARK. Ariana Richards, que interpreta a pequena Mindy Sterngood, e tem uma cena particularmente tensa em um pula-pula, estrelou três anos depois mais um filme de monstros, mas com uma grife monumental: Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), de Steven Spielberg, um dos maiores filmes-pipoca do cinema até hoje.

/ CONTAGEM DE CORPOS. O Ataque dos Vermes Malditos teve 10 pessoas mortas (sem contar as ovelhas e os cavalos). Na ordem: Edgar Deems na torre, o velho Fred e suas ovelhas em seu sítio, os dois funcionários da empresa de pavimentação, o médico Jim Wallace e Megan, mais dois funcionários — aparentemente da empresa telefônica e mortos fora de tela –, Walter e Nestor.

/ CHUCK NORRIS E LINDA HAMILTON. As cenas com Burt, interpretado à perfeição por Michael Gross, são particularmente legais por conta do seu fanatismo por armas, e elas aparecem com fetiche no filme. A arma com “balas de elefante” é um armamento belga chamado de espingarda William Moore & Co. 8. As outras armas da coleção de Burt incluem uma Stey-Mannlicher SSG-PII, uma Winchester modelo 70, uma Winchester modelo 1200 Defender, uma HK91A2, um revólver Colt AR-15 Sporter II, uma espingarda Remington 870, um Sig Sauer P226, um Ruger Redhawk e um sinalizador M8.

Reba McEntire, a atriz que faz Heather, esposa de Burt, é uma cantora de country music famosa nos EUA, e esse foi seu primeiro filme.

Michael Gross foi o único personagem recorrente em diversos filmes da franquia, e estrela da série da SyFy. Brent Maddock, um dos roteiristas, disse que imaginava os papéis de Burt e Heather com Chuck Norris, o astro dos maiores e melhores filmes B de ação dos cinemas, e Linda Hamilton, famosa por ser uma das maiores heroínas do cinema, a mãe do futuro, literalmente, como Sarah Connor, da franquia O Exterminador do Futuro, filmes que a produtora Gale Ann Hard, de O Ataque dos Vermes Malditos, cuidava pessoalmente aliás. As duas trabalharam juntas em O Inferno de Dante também.

/// NOME CIENTÍFICO. De acordo com o material promocional do canal Syfy, o nome científico dos monstros de O Ataque dos Vermes Malditos é Caederus mexicana.

Obrigado por ler até aqui!

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.

Apoie meu trabalho

  • Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
  • Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
  • O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!

O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)

Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.

LEIA TAMBÉM:

CYBORG | O canto do cisne trash da Cannon