Nebulosa é uma personagem de histórias de aventuras espaciais na Marvel Comics.
Pirata espacial e mercenária impiedosa. Destruidora de mundos. Deusa de toda a Criação por alguns momentos. Levou dois socos do Hulk e Drax na cara e uma martelada do Thor na boca, e nada.
Ressuscitou metade do Universo que Thanos tinha matado em Desafio Infinito, só pra irritar o Titã Louco. Deu um verdadeiro pau nas entidades mais fodassaralhas da existência, transformando-as em cascalho.
E só perdeu por conta de um deus ex machina manco dos heróis.
Não tem como não amar a Nebulosa.
E a lindeza de atriz escocesa Karen Gillan foi a escolhida para dar vida nas telas de cinema para a personagem, que fez sua estreia em Guardiões da Galáxia, em 2014, com direção de James Gunn.
Karen, que também é modelo, rapou a cabeça para o papel. Isso prova a sinergia que ela e a personagem compartilham.
Não tem como não amar a Karen Gillan.
Nas HQs da Marvel, em um primeiro momento, Nebulosa é a autoproclamada neta de Thanos, e teve um papel interessante e central na narrativa do escritor Jim Starlin que leva à minissérie Desafio Infinito (1991), uma da grandes sagas dos quadrinhos da Marvel Comics nos anos 90, saga na qual os filmes Vingadores 3 – Guerra Infinita (2018) e Vingadores 4 – Ultimato (2019), foram baseados.
E nas mais improváveis situações da vida, a pequena personagem ganhou uma chance de aparecer nas telas do cinema.
Entre seus feitos nas HQs, como massacrar o planeta Xandar (mundo visto no filme Guardiões da Galáxia, de James Gunn, 2014), e entrar em guerra sozinha com o Império Skrull (raça vista no filme da Capitã Marvel, de 2019), podemos e devemos esperar sempre mais da personagem.
Para acompanhar essa matéria, dê play na fantástica trilha sonora de Guardiões da Galáxia.
Nebulosa na Marvel Comics
Nebulosa apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel na revista dos Vingadores, em Avengers #257 (1985), escrita por Roger Stern e desenhada por John Buscema, em uma história que segue por mais 3 edições.
Ela é mostrada como uma mercenária impiedosa, dona de um exército assassino, e uma ameaça de nível galáctico. Sua primeira interação com os heróis é com a Capitã Marvel/Monica Rambeau.
Ela retorna em um novo arco de histórias, Avengers #311-318 (1989), roteiro de John Byrne e arte de Paul Ryan, agora dona de enorme poder graças a uma máquina cósmica.
Ela ameaça de novo os Vingadores, que na época tinham em suas fileiras um time bem diverso: o Homem-Aranha e Sersi, dos Eternos.
Em Silver Surfer #38 (1990), a revista do Surfista Prateado, escrita por Jim Starlin com arte de Ron Lim, Nebulosa retorna, e Thanos a confronta a respeito de seu pretenso parentesco de neta.
O Titã Louco não espera muito para fritar a mulher com raios, mas ela consegue ainda resistir, mesmo desfigurada.
Essa história também marca a aparente morte de Thanos pelas mãos do Surfista Prateado –na verdade, um engodo criado pelo vilão, para ficar livre de vigilância em sua busca pelas Jóias do Infinito.
Quando Nebulosa reaparece, é para ser transformada pelas mãos de Thanos — já com as Manopla do Infinito — em um monumento à Morte, já que ela estava na tênue linha entre a vida e a morte, dada a gravidade de seus ferimentos.
O vilão usa seu poder para permanentemente deixá-la viva, por mais dor e deformidade que ela sofra.
A história está presente em Silver Surfer #45 (1991), que também anota outro grande acontecimento: Thanos sofre nas mãos de Mefisto, um dos diabos da Marvel, que tenta fazer o Titã sair do corpo, e assim tomar posse da Manopla. Não dá certo, e Mefisto tem que implorar para não morrer.
Na saga do Desafio Infinito, a Nebulosa está no centro de toda ação, já que Thanos a mantém por perto apenas por sadismo.
É quando em um momento oportuno, ela tem a chance de pegar a Manopla, e vira completamente o jogo a seu favor.
E temos Nebulosa agora como a senhora absoluta de toda a Criação no Universo Marvel no lugar de Thanos.
Com efeito, não apenas os super-heróis da Marvel lutam contra a vilã, e levam uma surra infernal, bem como as entidades universais mais poderosas da existência.
Mas Nebulosa é inexperiente, e na abundância de poder em que se encontra, ela não suporta, e cede ao próprio peso em determinado momento. Ela até mesmo ressuscita toda a metade do universo que Thanos matou antes, levada ao engano pelo próprio Thanos.
Nos eventos que dão sequencia à saga Desafio Infinito, chamada de Guerra Infinita (cujo nome foi usado para o terceiro filme dos Vingadores nos cinemas), Nebulosa reaparece, só que completamente catatônica, como visto em Silver Surfer #67 (1992), escrita por Ron Marz e Kevin West.
Capturada por Starfox, o irmão de Thanos, ela é levada para o mundo natal do vilão, a lua de Saturno, Titã. Nebulosa começa a perder a sanidade na prisão, e é confrontada pelo Senhor do Fogo, um dos últimos sobreviventes do planeta Xandar, que a vilã destruiu.
É nessa história que descobrimos que Nebulosa era abusada pelo próprio pai na infância.
Mesmo feita prisioneira, Nebulosa consegue escapar, ainda que bastante ferida física e mentalmente, graças a seu comandado, Geatar, que ajuda na fuga.
Em Silver Surfer #72 (1992), de Marz com arte de M.C. Wyman, vemos que, para restabelecer a saúde de sua chefa, Geatar a leva a um médico alienígena famoso, doutor Mandibus, que a transforma em uma cyborg.
Nebulosa se torna mais maléfica e insana, e é assim que ela ganha a aparência que se tornaria icônico nos filmes da Marvel.
Nebulosa aparece nas páginas da revista Secret Defenders #10 (1994), em um novo confronto com o Surfista Prateado.
Nebulosa fica sumida um tempão. E quando retorna, em Nova #1 (1999), está com seu mood visual “humano”‘ e cabeluda, sem explicação alguma.
O Nova é um personagem do cenário cósmico da Marvel, uma espécie de policial espacial da Tropa Nova, força militar de Xandar, adaptado também para as telonas no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia. O roteiro é de Erik Larsen, com arte de Joe Bennet.
Nebulosa é uma extraterrestre, mas tem a forma humanoide fêmea muito similar a uma mulher humana, e a cor de sua pele é característica dos seres do seu planeta natal, Luphom. A propósito, até hoje a Marvel ainda não explicou direito a razão da personagem se dizer neta de Thanos.
Nebulosa ficaria sumida da Marvel por mais tempo ainda.
Só em 2006 que a personagem foi resgatada pelos escritores das revistas que fizeram parte da enorme saga Aniquilação, escrita por Keith Giffen e desenhada por Andrea Di Vitto, que afetou um grande número de revistas o núcleo cósmico da Marvel, bem como sua continuação, a saga Aniquilação: Conquista.
Em 2015, Nebulosa é a vilã dos primeiros números do título Guardians Team-up, onde os Guardiões da Galáxia — em uma formação idêntica ao dos filmes de James Gunn –, encontram os Vingadores pela primeira vez, em um contexto pré-Guerras Secretas, a saga que mudaria todo o tecido da realidade e narrativo do Universo Marvel em 2016.
No novo (que nem foi tão novo assim) universo, Nebulosa aparece no título solo da Gamora (2017). Aqui, espelhando o fato das duas seres filhas de Thanos (na verdade adotivas), como estabelecido no filme de James Gunn, há um retcon (revisão de roteiro retroativo) para acomodar isso na mitologia dos quadrinhos também.
A revista foi escrita por Nicole Perlman, uma das roteiristas do filme de Gunn, e desenhada por Marco Checchetto.
No mesmo ano, Thanos ganhou um título solo, escrito por Jeff Lemire e desenhado pelo artista brasileiro Mike Deodato, e Nebulosa também apareceu na revista.
Em 2018, no título Asgardians of The Galaxy, temos participação de Nebulosa em diversas aventuras. Em 2019, Nebulosa estava presente em uma série de histórias publicadas na revista do Guardiões da Galáxia, com um plot sobre a ressurreição de Thanos (de novo), no volume 6 da revista.
E, em fevereiro de 2019, Nebulosa estrela seu primeiro gibi próprio na Marvel, tendo que lidar com uma perda de memória.
Karen Gillan e a Nebulosa no Marvel Studios
Karen nasceu em 28 de novembro de 1987, e além de atriz, é modelo, diretora e escritora.
Nasceu na Escócia, e ficou famosa pelo papel de Amy Pond, a companheira do décimo-primeiro Doctor Who, da série de ficção científica da BBC, nas temporadas de 2010 a 2013.
O Internet Movie Database dá 68 créditos de atuação para Karen Gillan, que já escreveu e dirigiu 5 filmes. Ela começou a atuar em 2006, em um episódio da série de TV Rebus, e seu trabalho mais recente é as filmagens do terceiro Guardiões da Galáxia.
Foi em 2013 que ela recebeu o convite de James Gunn para fazer a Nebulosa nos cinemas em 2014, papel que repetiu em Guardiões da Galáxia Volume II, de 2017, e também em Guerra Infinita, de 2018, e Ultimato, de 2019.
Em uma entrevista que deu para o site Screen Rant (por conta da promoção de outro filme que estrela, Jumanji), Karen contou o que representa Nebulosa para ela.
“Eu não tinha ideia de onde a personagem estava indo. Eu realmente me inscrevi no papel pensando que eram oito dias de filmagem e então eu ia morrer no primeiro Guardiões“, disse Gillan.
É engraçado porque leio o Desafio Infinito, que é de onde que os novos filmes dos Vingadores estão sendo baseados,como pesquisa para o meu personagem, porque é o tipo de maior momento no mundo da quadrinhos da Marvel”, disse Gillan, “e depois descobrir que eles estão fazendo um duplo filme com base nisso, eu estava tão excitada na verdade, porque a Nebulosa tem algumas coisas realmente legais aí“.
Gillan lançou em 2018 seu primeiro filme como escritora e diretora, The Party’s Just Beginning. Karen cresceu nas “terras altas” escocesas, ou highlands como são conhecidas. E sim, o filme Highlander tem esse nome exatamente por isso.
Quando fez 16 anos, se mudou para Edinburgh para estudar teatro e completar o período escolar. Aos 18 anos, já estava em Londres se aprimorando em aulas de atuação, e iniciava sua carreira paralela de atriz, na qual não dá muita importância.
O convite de Gunn chega em maio de 2013, e ela enfim se torna a Nebulosa em Guardiões da Galáxia.
As tramas para a Nebulosa no cinema são bem diferentes das HQs, assim como todo o repertório e história da personagem. Gunn torceu Nebulosa ao que o roteiro de seu filme pedia, e ao que a Marvel faz em sua tapeçaria narrativa em seus diversos filmes.
Tudo o que foi dito até aqui vale muito pouco.
No filme Guardiões da Galáxia, Nebulosa é apresentada como filha de Thanos, um termo metafórico, na verdade. Criada desde garotinha pelo vilão, possivelmente raptada de seu povo, ela aprende as artes da luta e da guerra, e serve como guarda pessoal do Titã Louco.
Ela tem outros “irmãos” e “irmãs”, em igual situação. Uma delas é Gamora, outra protagonista em Guardiões.
No segundo longa, aprendemos que nas lutas que Thanos promovia entre Nebulosa e Gamora, cada vez que a primeira perdia, ele arrancava uma parte de seu corpo como castigo, substituindo por partes mecânicas.
Karen comentou ao site GameSpot sobre a importância de interpretar a quase anti-heroína em sua trajetória cinematográfica.
O mais recompensador foi provavelmente viver esta personagem em particular. Eu amo esta personagem. Investi muito em criar sua história, em sua relação com a irmã, na relação com seu pai, Thanos, que definitivamente exploraremos nos filmes que serão lançados em breve, então creio que tudo nos levou a isto. Eu me sinto muito sortuda de poder ter feito esta personagem que, sabe, começou como uma vilã e depois conhecemos um pouco mais dela. A partir daí, nossa visão, como público, mudou. Ela é uma personagem muito bem escrita e acho que muitas pessoas envolvidas investiram seu tempo nela comigo. Estou muito animada para ver onde ela vai parar com todos”.
Em outra conversa, com o Digital Spy, a ruiva falou um pouco sobre os planos originais de James Gunn.
Eu definitivamente sentia que havia espaço para essa personagem evoluir no futuro, mas ela originalmente deveria morrer no primeiro filme. Eu acho que lembro disso no roteiro. Ela obviamente não morreu, e aí eu descobri que ela retornaria no segundo filme e descobri que iríamos explorar todas essas coisas incríveis sobre seu passado e sua relação com a Gamora, sua irmã. Então eu fiquei muito feliz.”
Ainda que todos os fãs tenham ficado animados com a cena final de Guardiões da Galáxia Vol. 2, que indica a criação de Adam Warlock nos cinemas, os planos originais de James Gunn eram bem maiores para o personagem.
E foi Nebulosa o motivo das mudanças. Warlock teria um papel bem maior no filme, mas o inchaço com a enorme quantidade de personagens obrigou o diretor a deixá-lo apenas como cena pós-créditos.
Nos planos originais, antes mesmo de começar o roteiro, Adam Warlock seria um personagem principal. E o roteiro já estava carregado demais, existiam personagem demais. Eu não conseguiria ser justo com a Nebulosa e com o Adam Warlock e ter os dois no filme, então eu decidi separar o Adam para um outro dia”, explicou ao site IGN.
O segundo longa dos Guardiões desenvolve mais a relação dela com Gamora, criando uma espécie boa relação com sua “irmã”. Mas definitivamente o gancho perfeito é perto do fim, com Nebulosa se mandando com planos de matar Thanos, atitude que a levou ao cerne de Vingadores – Guerra Infinita e Vingadores – Ultimato.
Em 2023 deve sair o terceiro filme dos Guardiões da Galáxia, que vai focar a relação de Nebulosa e Gamora como irmãs, e encerra a trilogia de filmes de James Gunn.
As Jóias do Infinito e Nebulosa
em outras galáxias de mídia
Em 1998, na animação do Surfista Prateado, Nebulosa apareceu em dois episódios.
A voz da personagem era de Jennifer Dale, a mesma que dava vida à Mística, do desenho dos X-Men — as duas animação passavam na FOX.
O desenho Marvel’s Guardians of the Galaxy, de 2015, animação baseada no filme, veiculada no canal Disney XD, também tem a Nebulosa. The Super Hero Squad Show é outro desenho animado da Marvel, produzido de 2009 a 2011, e que teve Nebulosa em algumas cenas. O estilo de desenho dessa produção era super-deformed, com os heróis e vilões bem cartunescos.
Nos videogames, Nebulosa é a penúltima ameaça do jogo Marvel Super Heroes: War of the Gems (1996), game da softhouse Capcom, levemente baseada em Desafio Infinito, lançado para o Super Nintendo, console de 16-bits da Nintendo.
A diferença aqui é que Nebulosa aparece como aliada de Thanos, já com seu visual cyborg, em vez de estar com a aparência antiga e semimorta judiada e depois poderosa como Deusa, como é na HQ.
Marvel Super Hero Squad: The Infinity Gauntlet tem ela como personagem — o game foi lançado em 2010 para o portátil Nintendo DS, e os consoles de mesa PlayStation 3, Wii e Xbox 360.
Nebulosa, assim como milhares de outros personagens da Marvel, aparece em vários games para celulares, como Marvel Avengers Alliance (2012), a continuação do mesmo ano, Marvel Avengers Alliance 2, Marvel: War of Heroes e Marvel Contest of Champions (ambos de 2014), Marvel Future Fight (2015) e Avengers Academy (2016).
Os games da série Lego Marvel, de 2016, também tem a presença da louca, que pode ser vista nos consoles PlayStation 4, PlayStation 3, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii U, Xbox One, Xbox 360, Macintosh e PCs com Windows.
As mais recentes aparições de Nebulosa no mundo dos games aconteceram em Guardians of the Galaxy: The Telltale series (2017, para os consoles PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, celulares e computador.
O game Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order é a presença mais recente de Nebulosa nos games, lançado para Nintendo Switch em 2019.
A trajetória da personagem Nebulosa pela própria Marvel:
Nebulosa
Nebulosa/Karen Gillan
Karen Gillan
/ REDES SOCIAIS. Karen Gillan é muito ativa em seus perfis de redes sociais. Você pode conferir seu Instagram e Twitter, e comprovar como a moça é divertida, espirituosa e talentosa como poucas profissionais.
Obrigado por ler até aqui!
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.
Apoie meu trabalho
- Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
- Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
- O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!
O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)
Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são reproduzidas aqui a título de ilustração.
LEIA TAMBÉM:
Conheça a Mulher-Maravilha Morena Nórdica da Marvel, lançada antes da DC
* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.