AVENGED SEVENFOLD | 10 anos de pesadelo com Nightmare

Neste mês de julho faz 10 anos de lançamento do álbum Nightmare, da banda de heavy metal Avenged Sevenfold, quinto disco da carreira dos caras, lançado após a morte de um dos integrantes, e que teve parte da turnê acontecendo no Brasil, na primeira edição do SWU, em Itu, São Paulo.

Com boas faixas, como a canção-título, Nightmare, Natural Born Killer e So Far Away (muitas bandas de rock tem uma canção com esse nome, sabe-se lá a razão), o disco é um dos mais variados do AX7, como também é conhecida a banda pelos fãs, muitos deles adolescentes.

Essa característica colou muito no Avenged durante os anos 2000, e motivo de “demérito” no meio do fandom de heavy metal — claro, para quem dá importância para esse tipo de banalidade.

Track-list

01. Nightmare
02. Welcome to the Family
03. Danger Line
04. Buried Alive
05. Natural Born Killer
06. So Far Away
07. God Hates Us
08. Victim
09. Tonight the World Dies
10. Fiction
11. Save Me

O pesadelo do Avenged Sevenfold

Avenged Sevenfold Nightmare
O Avenged Sevenfold apresenta Nightmare em sua passagem pelo Brasil em 2010, no festival de rock SWU. Na foto, o vocalista M. Shadows

Os caras do Avenged Sevenfold vieram de Huntington Beach, da ensolarada Califórnia. Começaram a tocar em 1999, e é atualmente formada pelo vocalista M. Shadows, os guitarristas Zacky Vengeance e Synyster Gates, o baixista Johnny Christ e o baterista Brooks Wackerman.

Inicialmente, o AX7 tocava metalcore no disco de estreia, Sounding the Seventh Trumpet (2001). Mas mudaram a medida que iam fazendo os álbuns seguintes. Já na turnê de shows e apresentações do Sounding, eles descolam em 2004 um contrato com a Warner Bros. Records, e soltam o primeiro videoclipe, Unholy Confessions.

Álbuns de estúdio do Avenged Sevenfold

Sounding the Seventh Trumpet (2001)
Waking the Fallen (2003) /// outro disco obrigatório, com Chapter Four e Second Heartbeat
City of Evil (2005)
Avenged Sevenfold (2007) /// mais um disco obrigatório, com Almost Easy, Scream e Afterlife
Nightmare (2010)
Hail to the King (2013)
The Stage (2016)

O disco Nightmare do Avenged Sevenfold foi lançado sob a sombra da morte do baterista James “The Rev” Sullivan, achado morto em 28 de dezembro de 2009, aos 28 anos, por overdose de drogas e álcool, em sua casa, nos Estados Unidos.

Para continuar os trabalhos de gravação do novo álbum, o Avenged Sevenfold anunciou Mike Portnoy, o ídolo de Rev, líder e baterista do Dream Theater, para gravar as linhas de bateria.

O Dream foi uma das principais do movimento progressivo, desde o auge do rock progressivo em meados dos anos 70.

Nightmare possui canções bem distintas entre si, como canções com riffs pesados e vocal gritado em God Hates Us, e baladas como So Far Away e Tonight The World Dies. So Far Away foi feita por Synyster Gates em homenagem ao seu falecido avô, mas se tornou para The Rev quando o baterista morreu.

A God Hates Us, apesar de parecer, não é referência a essa questão — a Victim sim é uma homenagem ao Rev. O próprio fez uma música, e por uma ironia macabra se chamava Death. Obviamente, ela foi renomeada para Fiction antes do lançamento do disco. O encerramento é uma música de 11 minutos, Save Me.

O videoclipe da canção-título Nightmare, foi inspirado no filme Jacob’s Ladder, um dos preferidos de The Rev. O longa é de 1990, conhecido no Brasil como Alucinações do Passado, um suspense com Tim Robbins, veterano da Guerra do Vietnã que se envolve com estranhos seres. A música também foi influência para o game Silent Hill.

A power metal Danger Line também fala sobre soldados e horrores da guerra. Natural Born Killer é outra canção que referencia um filme — Assassinos por Natureza, de roteiro de Quentin Tarantino e direção de Oliver Stone, sobre um casal de psicopatas que matam qualquer pessoa que cruzem seu caminho.

Avenged Sevenfold Nightmare
O guitarrista Zacky Vengeance, do Avenged Sevenfold, na apresentação da turnê Nightmare no SWU 2010

O Avenged Sevenfold sempre se viu em lados opostos nos campos da crítica e gosto do público. Para muitos, são representante rasos de um underground que se tornou mainstream, ao usar o caminho fácil do metalcore, herdeiro direto do new metal com elementos do emo.

O AX7 parece para muitos uma banda de heavy metal pasteurizada que se vende como artistas de rock pesado e perigoso.

É um ponto que encontra entendimento para grande parte de seu público, constituído por muitos fãs adolescentes, que se amarram em metalcore / thrash metal. Mas é inegável que muitas das suas músicas têm grande apelo e funcionam como rock.

/ SWU. O crédito de todas as fotos desta matéria é da agência In Press Porter Novelli, que cuidou da comunicação do SWU 2010, festival de rock que aliou discurso ambientalista a um evento musical aos moldes do Rock in Rio. Ele aconteceu em outubro, e perto da data de aniversário de 10 anos, o blog Destrutor fará uma matéria a respeito, já que o SWU teve um line-up incrível.

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