HEATH LEDGER | O segredo do Coringa quebrado

Heathcliff Andrew “Heath” Ledger ficou conhecido no cinema e por grande parte do público pela sua participação em filmes como 10 Coisas Que Odeio em Você (1999), e em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), apareceu para a cultura pop de maneira concreta e marcante, graças a sua interpretação do Coringa.

Nascido em 1979, na Austrália, iniciou sua carreira em produções televisivas locais, até chamar a atenção em sucessos como O Patriota (2000) e Coração de Cavaleiro (2001).

E atingiu o ápice da carreira ao interpretar o Coringa no filme do Batman de Christopher Nolan.

O palhaço do crime neste longa era um arauto do caos, um monstro de causar medo a todo momento, não se sabia o que esperar com o Coringa de Ledger em cena.

Nunca antes o personagem foi mostrado de forma tão ameaçadora e sinistra.

Anos antes, Heath já tinha feito parte de um processo significativo na indústria cinematográfica, ao estrelar O Segredo de Brokeback Mountain (2005) filme onde interpreta um típico caipira americano que descobre o amor homossexual de maneira inusitada em uma amizade com seu companheiro de trabalho.

Tema caro mesmo hoje em dia, o filme levantou a questão e mostrou com classe e sem esteriótipos essa realidade.

Heath Ledger
Uma das primeiras maquiagens para o visual do Coringa

Heath Ledger

Levanto mais 10 coisas, 10 curiosidades da breve carreira de Heath Ledger, aproveitando o título do filme em que o astro participou, uma comédia romântica de grande sucesso e popularidade, baseada na peça teatral A Megera Domada (1594), de William Shakespeare (1564-1616).

  • 1 – Graças ao seu papel de Coringa, Heath Ledger foi o primeiro a ganhar várias primeiras coisas. Heath foi o mais jovem ator a dar vida ao personagem, e o único a concorrer ao Oscar pelo papel (até Joaquin Phoenix e o Coringa de Todd Philips, de 2019). Também foi a primeira indicação por um filme baseado no Batman. E claro, o rapaz foi o primeiro a receber um Oscar póstumo, na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

  • 2- O diretor Ang Lee viu Ledger como um atormentado guarda prisional em A Última Ceia (2001) e o chamou para ser um caubói gay em O Segredo de Brokeback Mountain. Sua namorada na época, a atriz Naomi Watts, o incentivou a aceitar o papel. Em Brokeback, temos Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger), dois vaqueiros que se conhecem e se apaixonam enquanto trabalham no pastoreio aos pés da montanha do título, durante os anos 60.Esse complexo relacionamento dura 18 anos, entre idas e vindas dos dois em meio a suas vidas particulares. Muito ousado, o filme tem méritos. São dois atores do alto escalão hollywoodiano, dobrando símbolos da masculinidade absoluta, como o cowboy americano, pilar do gênero cinematográfico western, o que praticamente define o american way of life.

    O talento do ator em interpretar Ennis Del Mar lhe garantiu premiações como as de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards de 2005, e no Australian Film Institute Awards de 2006, além de indicações ao Oscar, Globo de Ouro, SAG Awards e o BAFTA.

  • 3 – Ledger conheceu sua esposa, a atriz Michele Williams, nas filmagens de O Segredo de Brokeback Mountain. Matilda Rose nasceu dos dois em 28 de outubro de 2005 na cidade de Nova Iorque. O padrinho da criança é o ator Jake Gyllenhaal, o par de Ledger em Brokeback, e a madrinha é Busy Philipps, que atuou com Michelle no seriado adolescente Dawson’s Creek (1998-2003).

  • 4 – Antes de ser o Coringa, Ledger podia ter sido o herói Peter Parker no filme do Homem-Aranha de Sam Raimi, em 2002, mas recusou o papel. Jake Gyllenhall também estava no páreo para ser o personagem, que ficou com Tobey Maguire.

  • 5 – Em entrevista recente ao ComicBook, o diretor Christopher Nolan relembrou a icônica performance do ator. Nolan foi o primeiro público para qual Heath Ledger performou seu Coringa.Muito do que Heath fez ele discutiu comigo. Ele dava algumas dicas do que ele pensava em fazer e eu tentava ser o público para ele, uma espécie de indicador sobre o que ele estava fazendo, mas muitas coisas eram imprevisíveis. Ele revelava gradualmente para mim a voz e o jeito que faria as coisas, não de uma vez só, ‘olha, esse é o Coringa’. Meio que assistimos ele desenvolver o personagem com o figurino, a maquiagem e tudo mais. Pude fazer parte do processo criativo, o que foi muito divertido, mas no set sempre tinham momentos, como as palmas, que ele fazia com a própria voz. A voz dele era sempre muito imprevisível.”

    Segundo várias informações veiculadas pela imprensa especializada, ao aceitar o papel do Coringa, Ledger começou leituras de gibis em que ele aparecia, a fazer aulas de ventriloquismo (com o propósito de modular a voz do personagem) e a feitura de um diário, onde escrevia pensamentos que supostamente o Coringa poderia ter, como achar a aids uma coisa engraçada.

    De acordo com lendas de Hollywood, o ator Jack Nicholson, que interpretou o Coringa no filme do Batman que Tim Burton fez em 1989, chegou a advertir o rapaz sobre a responsabilidade e um suposto “perigo” de ser o palhaço.

Heath Ledger

  • 6 – Ledger contracena com Joseph Gordon Lewitt no filme 10 Coisas Que Odeio Em Você. Trata-se de um Shakespeare hollywoodiano com elenco memorável. Leve e divertido como convém a uma comédia romântica, com um lindo final feliz, mas que entretém de maneira singular o espectador.O elenco segura, pois além de Lewitt, conta com Julia Stiles (A Identidade Bourne, O Sorriso de Mona Lisa), par de Ledger no filme, e na vida real durante as filmagens. A química do casal transborda da tela.

    Anos depois, Lewitt faria a terceira parte do Batman de Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. No fim do longa, Lewitt tem a chance de continuar o legado do Morcego como Robin, em um desfecho aberto a diversas interpretações.

    Há muitas teorias sobre a importância do Coringa no filme, que Nolan teve que reescrever todo o roteiro, pois não queria outra pessoa, que não fosse Ledger, interpretando o personagem.

Heath Ledger
Heath e Julia em 10 Coisas que Odeio em Você
  • 7 – Seu nome foi considerado para o papel de Max Rockatansky no Mad Max 4 Fury Road, projeto sempre engasgando do diretor George Miller desde 2008, e que foi só sair no cinema em 2015.

    Na trilogia original, Max foi interpretado por Mel Gibson, também um ator australiano, e não por acaso mentor de Ledger — Gibson foi seu pai em O Patriota. O papel de Max ficou com o ator Tom Hardy, e esse interpretou Bane, sucedendo o Coringa como principal antagonista do Homem Morcego, no longa Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

  • 8 – Há um vídeo onde Tom Waits, músico americano conhecido por sua voz rouca e letras esquisitas, aparece em uma entrevista e é seguro dizer que há muito do Coringa lá. Vejam e tirem suas próprias conclusões. É uma entrevista de 1979. Reparem na voz, na maneira de falar e nos movimentos.

  • 9 – Em 22 de janeiro de 2008, seu corpo foi achado pela empregada, em seu apartamento no Soho, NY, após o meio-dia. Como ocorre com personalidades de destaques em Hollywood, sua morte é cercada de mistério e teorias. Uma ingestão acidental de uma dose excessiva de medicamentos é a causa oficial da morte.

  • 10 – Heath já tinha filmado o filme da Morcegona e emendou um trabalho nas gravações de O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009) do diretor Terry Gillian (ex-Monty Python, autor dos filmes 12 Macacos, A Fantástica Aventura do Barão Munchausen, Brazil – O Filme e Os Irmãos Grimm).No longa do Dr. Parnassus, Ledger contracenaria com Waits — o cantor é o Diabo no filme. Com a morte do rapaz, que já havia filmado cerca de um terço de suas cenas, a produção parou temporariamente. Uma adaptação do roteiro permitiu que o personagem de Ledger fosse interpretado também pelos atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, que dão vida a Tony, à medida que ele viaja por um mundo de sonhos.

    Gillian e Ledger trabalharam juntos em Os Irmãos Grimm (2005). A ator é o co-protagonista, junto com Matt Damon. Os dois são farsantes que são obrigados a serem realmente caçadores de assombrações em uma floresta amaldiçoada às margens de uma pequena vila europeia, durante a Idade Média.

    O filme é uma livre adaptação da história dos Irmãos Grimm, escritores de contos infantis como o de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os 7 anões, entre dezenas de outros.

Heath Ledger
Antes da icônica foto promocional usada em Batman O Cavaleiro das Trevas
Heath Ledger
A arte promocional como divulgada com Heath Ledger totalmente de costas

A filmografia de Heath Ledger

– “Home and Away” (TV), 1988

– “Clowning Around”, 1992

– “Ship to Shore (TV)”, 1993

– “Sweat” (TV), 1996

– “Roar” (TV), 1997

– “PC – Digitando Confusões”, 1997

– “Bush Patrol” (TV), 1997

– “Assassinato em Blackrock”, 1997

– “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você”, 1999

– “Two Hands”, 1999

– “O Patriota”, 2000

– “Coração de Cavaleiro”, 2001

– “A Última Ceia”, 2001

– “As Quatro Plumas”, 2002

– “O Devorador de Pecados”, 2003

– “Ned Kelly”, 2003

– “Os Reis de Dogtown”, 2005

– “Casanova”, 2005

– “O Segredo de Brokeback Mountain”, 2005

– “Os Irmãos Grimm”, 2005

– “Candy”, 2006

– “Não Estou Lá”, 2007

– “Batman O Cavaleiro das Trevas”, 2008

– “O Mundo Imaginário de Dr. Parnasus”, 2009

/ O PRIMEIRO CORINGA. Cesar Romero, primeiríssimo intérprete do Coringa em meios audiovisuais, aparecendo em tela como o personagem, fantasiado como um palhaço tristonho, prestes a enganar o Batman, no clássico seriado camp dos anos 60. Nolan devidamente presta uma homenagem, emulando a imagem para a máscara que o Coringa usa no assalto ao banco, na abertura de seu longa.

/ CORINGA REAL. Coringa e curinga são palavras sem consenso na língua portuguesa. Essa última se refere a carta de baralho com o desenho de palhaço, usada como carta-chave de diversos usos e efeitos, dependendo dos jogos. E coringa seria usada denominar um tipo de pequena vela triangular ou quadrangular, em canoas ou barcaças, bem como o trabalhador dessas mesmas embarcações. E as duas palavras podem ser usadas para indicar uma pessoa feia e raquítica.

/// CORINGA NAS HQS. The Joker (nome original do Coringa) foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, na revista em quadrinhos Batman #1, de abril de 1940. As inspirações vão de Gwynplaine, um dos personagens principais do romance L’Homme qui rit (O Homem que Ri), de Vitor Hugo, e o o assassino sonâmbulo de O Gabinete do Dr. Caligari, filme expressionista alemão de 1920. Os dois personagens foram interpretado pelo ator Conrad Veidt. Na tradução brasileira, optou-se chamar The Joker de Coringa.

A última foto conhecida de Heath Ledger em público

curadoria e textos: tomrocha (twitter e instagram)
jornalista, estrategista de conteúdo e escrevedor de coisas escritas.

Me manda um e-mail: evertonroch@gmail.com)

E siga o perfil do insta do Destrutor, todo dia algo legal e interessante por lá também.

Formas de apoiar o Destrutor

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.

Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)

A chave PIX é destrutor1981@gmail.com

Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.

E obrigado por ler até o final =)

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.