Thomas Rosales Jr., um ator de 72 anos, é o stunt (dublê) preferido dos diretores de Hollywood, com aparições em mais de 200 filmes, de todos os gêneros que se possa imaginar.
Thomas fez aniversario neste mês, 3 de fevereiro. Seis dias depois, viu sua profissão receber destaque na edição do Oscar 2020.
Seu ofício ficou nos holofotes desde que Brad Pitt interpretou Cliff Booth em Era Uma Vez em Hollywood, filme de Quentin Tarantino, sobre a indústria de cinema americano nos anos 1960.
Pitt faz um dublê, parceiro do personagem de DiCaprio. A atuação de Pitt lhe deu os principais prêmios de ator coadjuvante da temporada — Oscar, um Globo de Ouro e um Bafta, entre (muitos) outros.
O profissional da porrada de mentira Thomas Rosales Jr. se destacou como capanga dos vilões, o figurante que sempre morre antes de abrir a boca.
Tom se tornou uma das caras mais reconhecidas em filmes de ação, daqueles que você via a fuça, mas nem imaginava o nome.
Thomas trabalhou em grandes produções cinematográficas, filmes B e e até mesmo Z, de petardos de diretores consagrados e obras-primas da Sétima Arte, ao puro trash do filme independente.
Você já o viu em tantos filmes que pode marcar um bingo: Predador 2, Fogo Contra Fogo, Con Air – A Rota da Fuga, RoboCop 2, O Corvo, Soldado Universal, Loucademia de Polícia 2, Comando Para Matar, Os Federais, Impacto Profundo, O Sobrevivente, Velocidade Máxima, Um Tira da Pesada 3, Besouro Verde, Jurassic Park 2 – O Mundo Perdido, Los Angeles – Cidade Proibida, O Sobrevivente, Piratas do Caribe 3 – No Fim do Mundo, No Rastro da Bala, Vencer ou Morrer, Jogo Bruto, O Último Grande Herói, Inferno na Torre, Scarface, A Hora do Espanto, La Bamba, Eles Vivem, Um Morto Muito Louco, Um Dia de Fúria, Corra Que a Polícia Vem Aí, Stargate, Marte Ataca!, Era Uma Vez no México, Colateral, Onde Os Fracos Não Tem Vez, Homem de Ferro e centenas de outros mais.
Americano nascido em El Paso, Texas, o primeiro trabalho de Thomas foi em A Batalha do Planeta dos Macacos, em 1973.
No reboot de 2001, feito por Tim Burton, Planeta dos Macacos, ele também participa. Isso o coloca lado a lado a Charlton Heston como um dos únicos atores da franquia a aparecer nas duas cinesséries.
Além de atuar, Thomas também é coordenador de dublê, o que significa que é o responsável em coordenar as cenas que envolvem mais esforço físico e alguma periculosidade em cena.
A maioria dos filmes em que apareceu ele exerceu essa função, e é um dos mais requisitados da indústria.
Nesse link você confere as mortes de seus personagens, e ainda falta muita coisa. E abaixo uma compilação de cenas de várias dessas mortes.
E ainda falta coisa:
Obrigado por ler até aqui!
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.
Apoie meu trabalho
- Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
- Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
- O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!
O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)
Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são reproduzidas aqui a título de ilustração.
LEIA TAMBÉM:
O Ataque dos Vermes Malditos é um dos filmes mais divertidos já feitos
O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS | 30 anos de tremores do terror de rir