Top Gear é o game de corrida preferido e certamente mais lembrado de todos os velhos jogadores de videogame todo o Brasil.
Foi desenvolvido pela softhouse britânica Gremlin Graphics e distribuído pela Kemco para o Super Nintendo.
Originalmente planejado para o console Famicom (como o Nintendinho é chamado no Japão), acabou no SNES, e se tornou um sucesso no nosso país, com uma enorme popularidade em todas as locadoras do Brasil.
E a trilha sonora do game é a taça de ouro da corrida que Top Gear oferece.
Criada pelo artista Barry Leitch originalmente como trilha sonora da série Lotus Turbo Challenge, um game para computador Amiga, e posteriormente remixada, a música título de Top Gear, chamada de Mad Racer, tem enorme apelo na comunidade gamer do Brasil, e é uma das mais queridas dos fãs em geral.
Rad Racer era um título de jogo de corrida produzido pela Square — aquela mesmo do Final Fantasy — que fazia muito sucesso no Nintendinho, e a Big N queria mais um jogo do gênero na praça.
O Super Nintendo já estava em circulação por aí, e os japoneses donos do Mario quiseram um game de corrida exatamente para ele.
Pediram para a Kemco. Que por sua vez contratou a softhouse Gremlin Graphics para fazê-lo.
A Gremlin já era experiente no mercado, com lançamentos para computadores das linhas ZX Spectrum, Commodore, Amiga e Atari ST.
A desenvolvedora já tinha experiência em games de corrida, pois foi quem publicou a franquia Lotus, especificamente em Lotus Esprit Turbo Challenge, de 1990, produzido pela também britânica softhouse Magnetic Fields.
A Gremlin levou cinco meses para fazer Top Gear. Referências mais fortes foram tiradas do próprio game da Lotus.
A jogabilidade, gráficos, arranjos musicais das pistas e até o sistema de entrar no box para abastecer são parecidos. Games como Pitstop (Epyx, 1983), Pole Position (Atari, 1982) e Outrun (Sega, 1986) também foram fonte de inspiração.
Top Gear é o primeiro jogo da franquia, e é um dos primeiros jogos do gênero lançado para o SNES.
O jogo foi lançado no Japão no dia 27 de março de 1992, e levado ao mercado norte-americano em abril do mesmo ano, e só foi lançado no mercado europeu no final desse, onde recebeu o nome de Top Racer.
Curiosamente, o hype em torno do jogo Top Gear se deu apenas aqui.
O livro 1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer nem chega a mencionar os jogos da franquia.
Level design e jogabilidade TOP
O objetivo do game Top Gear é se tornar o piloto mais rápido do mundo, ao correr em vários países.
No menu inicial são dadas várias opções antes de se iniciar a corrida.
Isso incluiu escolher o nome do piloto; escolher um esquema de controle de acordo com sua preferência, como câmbio automático ou manual; o modelo do veículo; e o controle de três tanques de nitro — recurso usado para aumentar a velocidade do carro, o que adiciona doses de estratégias para se vencer as corridas.
O que diferencia os quatro carros disponíveis para escolha é o equilíbrio entre aceleração, velocidade máxima e consumo de combustível.
A jogabilidade consiste em três operações básicas: um botão de aceleração, outro de breque, e mais um para nitro.
Obviamente, usa-se os direcionais para controlar o veículo.
Os gráficos usados para Top Gear simulam o carro no meio das pistas em perspectiva cônica, e se faz as curvas desviando para esquerda ou para direita. O game é difícil, e exige boa atenção nas curvas acentuadas cheias de obstáculos.
Deve-se observar o bom gasto de nitro, e a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento.
Ao todo, são 32 circuitos espalhados pelo mundo, com direito a duas corridas aqui no Brasil: uma na cidade do Rio de Janeiro, e outra em um lugar qualquer na genérica e já manjada no mundo dos games, a nossa Amazônia.
O progresso pode ser salvo via password, que usa termos automotivos, como caixa de velocidade.
É fácil perceber que os carros não eram idênticos aos modelos reais, com modificações em seu design, já que a Gremlin Graphics não tinha qualquer direito sobre uso de marcas dos veículos.
Os carros
Cannibal (vermelho) – inspirado na Ferrari Testarossa, de 1991
Sidewinder (branco) – inspirado na Ferrari 288 GTO, de 1985
Razor (roxo) – inspirado no Jaguar XJR-15
Weasel (verde-azulado) – inspirado no Porsche 959
As pistas
Las Vegas
Los Angeles
Nova York
San Francisco
Rio de Janeiro
Machu Pichu
Chichén Itzá
Amazônia
Tokyo
Hiroshima
Yokohama
Kyoto
Munique
Floresta Negra
Frankfurt
Copenhague
Helsink
Oslo
Nice
Bordeaux
Mônaco
Pisa
Roma
Sicília
Florença
Sheffield
Loch Ness
Stonehenge
Existe um bug em Top Gear que permite ao jogador chegar em duas posições ao mesmo tempo. Basta atingir o poste de chegada, direito ou esquerdo, com o centro do carro.
O computador interno entende isso como erro, e na verdade você chega em primeiro e segundo lugar, ganhando a pontuação de um piloto que chega na primeira e na segunda colocações.
Isso garante 35 pontos: 20 da primeira colocação + 15 da segunda colocação.
A foto do menu de Top Gear
Uma lenda perdurou por muito tempo em Top Gear. Onde era o local da foto que aparece no menu do game.
Uma foto digitalizada, que por anos permaneceu desconhecida, até alguém achá-la entre a Washington Boulevard com a avenida Jefferson, na cidade de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos.
Detroit é conhecida como “Motor City”, devido a sua importância para a indústria automobilística dos Estados Unidos. O endereço fazia parte do Detroit Street Circuit, o circuito de rua da cidade.
Nos anos 80, várias ruas do município eram fechadas para a realização do GP de Fórmula 1. Até Ayrton Senna já correu neste circuito e passou pela avenida da foto de Top Gear. O endereço cobre exatamente as curvas 11 e 12 do circuito, de onde os carros de Fórmula 1 vinham em uma reta, para fazer duas curvas à esquerda.
Sequências e consequências
Em meio a tantas franquias avassaladoras de games de corrida, que é um dos gêneros mais jogados da indústria, e com títulos AAA no mercado, Top Gear amargou posições muito atrás do que deveria nessa corrida sem trégua.
Com o considerável sucesso da primeira versão, a Kemco lançou a segunda versão do game em 1993. Top Gear 2 foi lançado até para outros consoles, como o Mega Drive da Sega e o PC Amiga.
Cenários pobres, carros iguais e pouca melhoria na jogabilidade não garantiram uma sequencia de respeito.
Top Gear 3000 chegou em 1995, com corridas em outros planetas, num apelo semelhante ao jogo de corrida F-Zero, um dos lançamentos da Nintendo para o seu SNES.
Gráficos melhores e jogabilidade mais dinâmica no que foi o último simulador de corrida desenvolvido pela Kemco e a Gremlin Graphics.
Foi o único jogo do console a usar o chip DSP-4, responsável por desenhar a pista de corrida quando essa se divide em vários caminhos.
Como todo bom ano de 2962, você tem a sua disposição um motor de fusão nuclear, armas, dispositivos de saltos, zonas de warp (dobra espacial), imãs magnéticos e molas para saltos para usar nas corridas planetárias.
Depois de Top Gear 3000, a Gremlin Graphics partiu para outros projetos, deixando a Kemco sem saber exatamente que caminhos dar a sua franquia de corrida.
Isso foi ainda em 1995, quando o Nintendo 64 já batia à porta. Mas foi só depois de dois anos que a Kemco deu mais um Top Gear para os jogadores.
Em 1997, Top Gear Rally foi lançado para o Nintendo 64 (e em 2003 para Game Boy Advance).
Em 1998, Top Gear Overdrive saiu para o Nintendo 64. Em 2000, Top Gear Rally 2 apareceu no N64, e no Game Boy Color com o nome Top Gear Pocket 2 no mesmo ano. Também em 2000, Top Gear Hyper-Bike foi lançado para Nintendo 64, sendo o único da série a oferecer apenas motos.
No mesmo ano saiu Top Gear: Dare Devil, lançado para Playstation 2. Em 2001, Top Gear GT Championship foi lançado para Game Boy Advance. Em 2004, RPM Tuning foi lançado para Playstation 2 como parte da série Top Gear.
A Kemco não teve poder para competir com títulos AAA como The Need for Speed, Gran Turismo e outros.
E o golpe de morte veio por causa da velocidade. Ironicamente, Top Gear é também o nome de um programa de TV inglesa, que é exibido pela British Broadcasting Corporation (BBC) desde 1977.
A BBC entrou com uma ação sobre violação de direitos da marca Top Gear, que era patenteada, e o veredito foi a favor dela. Isso impediu a Kemco, como qualquer outra produtora de games, de lançar um jogo com o nome “Top Gear”, sem o consentimento da BBC.
Um Top Gear brasileiro
Se quiser outra opção para matar saudades, uma galera apaixonada por Top Gear produziu Horizon Chase Turbo, a atualização de um jogo de corrida brasileiro que surpreendeu os celulares em 2015.
Horizon Chase Turbo foi lançado para os consoles PlayStation 4 e PC, no segundo trimestre de 2018, e, vale repetir, Barry Leitch, o compositor musical de Top Gear, trabalhou no jogo.
As disputas acontecem com 26 veículos disponíveis para acelerar em vários continentes, em circuitos que recriam paisagens de diversos países, com climas e terrenos variados. Os carros vão evoluindo durante a campanha maneira simples e viciante.
O jogo é da softhouse gaúcha Aquiris, e vale muito a pena a conferida. Barry concedeu uma entrevista muito boa para o Gizmodo, que você pode conferir aqui.
Top Gear e Muse
A canção Bliss é uma música da banda britânica Muse, foi inspirada na faixa título de Top Gear.
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