UMA CORRIDA DE LOUCOS | Raul Julia e as loucas corridas de carro no cinema

Raul Julia é uma das estrelas do filme Uma Corrida de Loucos (1976), uma divertida aventura com corridas de carro, gênero dos mais populares no cinema dos anos 1970.

Julia é Franco, um piloto que faz parte de um grupo que promove corridas secretas e ilegais pelos Estados Unidos.

Uma Corrida de Loucos
Raul Julia

O longa é mais um filme numa extensa lista de obras baseadas na corrida real chamada Cannonball Baker Sea-To-Shining-Sea Memorial Trophy Dash, que rolou em 1971, 1972, 1975 e 1979. Outros eventos similares foram o American Gumball Rally e Gumball 3000 International Race.

Uma Corrida de Loucos tem roteiro de Leon Capetanos (Moscou em Nova York, de 1984, e Um Vagabundo na Alta Roda, 1986) e Charles Bail, que também dirige o longa.

Uma Corrida de Loucos

Uma Corrida de Loucos

Foi o primeiro filme da First Artists Productions, mas nenhuma das estrelas desse estúdio protagonizou o longa. Eles tinham Dustin Hoffman, Barbra Streisand, Steve McQueen, Sidney Poitier, Paul Newman e muitos outros. Sidney já tinha protagonizado um filme com Raul Julia em 1971, A Organização.

Uma Corrida de Loucos

O destaque de Uma Corrida de Loucos ficam mesmo com as possantes máquinas do filme, como o Ford Shelby Cobra 427 “Side Oiler”, Ferrari Daytona, Porsche 911 Targa, Dodge Polara, Chevrolet Camaro Z28 e muitos outros.

Uma Corrida de Loucos

Uma Corrida de Loucos
Uma Corrida de Loucos

O filme foi lançado pelo Warner, que trouxe para o elenco Michael Sarrazin, Tim McIntire, Norman Burton, Gary Busey, Susan Flannery, Joanne Nail, J. Pat O’Malley, Tricia O’Neil, entre outros.

Uma Corrida de Loucos
(The Gumball Rally, 1976, de Charles Bail)

A simples menção da “senha” Gumball (nome original do filme) é o que atrai esses motoristas aventureiros para Nova York, que desejam fazer essa corrida automobilística maluca.

Ela vai de Nova York até Long Beach, Califórnia, na Costa Oeste americana, e tem apenas uma regra: não há regras.

A trama abraça vários personagens, mas foca especialmente no empresário Michael Bannon (Michael Sarrazin), que promove o evento, e Roscoe (Normann Burton), um tenente policial de Los Angeles que passou anos tentando flagrar essa corrida e seus organizadores, mas que agora está prestes a se aposentar.

Uma Corrida de Loucos
Michael Sarrazin é Bannon

Bastante divertido, cheio de cenas cômicas e de ação frenética de corrida de carros.

Entre os vários competidores, temos Franco Bertollini’s (Raul Julia), um motorista italiano galanteador que pilota uma Daytona Ferrari.

Professor Samuel Graves (Nicholas Pryor) – AC Cobra
Steve Smith (Tim McIntire) – Ferrari Daytona
Ace “Mr. Guts” Preston (John Durren) – Camaro Z-28
Gibson (Gary Busey ), co-piloto de Preston, – Chevrolet Camaro Z-28
Jane Johnson (Joanne Nail) – Porsche 911
Alice Johnson (Susan Flannery) – Porsche 911
Barney Donahue (J. Pat O’Malley) – Mercedes-Benz 300 SL
Andy McAllister (Vaughn Taylor) – Mercedes-Benz 300SL
Jose (Lazaro Perez) – Rolls-Royce Silver Shadow
Angie (Tricia O’Neil) – Rolls-Royce Silver Shadow
Lapchik “The Mad Hungarian (Harvey Jason) – Kawasaki KH400 Motorcycle
Steven Keats as Kandinsky – Dodge Polara Police Car
Wally Taylor as Avila – Dodge Polara Police Car
Eddy Donno as Mel Donno – Chevy Van
Dick Karie as Joe Karie – Chevrolet Van
Harry Shelly (Alfred Shelly) – Chevrolet Van
Hughes (Whitey Hughes) – Chevrolet Corvette
Silvestri Larry Silvestri) – Chevrolet Corvette
Mullin (Wes Dawn) – Jaguar E-Type
“Tulip” (John Morton) – Jaguar E-Type
“Rabbit” (Stephen Blood) – Hot Rod

As atrizes Susan Flannery e Joanne Nail
Gary Busey também está no elenco

Bannon usa um AC Cobra, e claro, termina em primeiro lugar. Franco chega em segundo, e Alice em terceira colocada.

Raul Julia já estava atrás de um volante antes de fazer Uma Corrida de Loucos, quando protagonizou o curta-metragem Aces Up (1974), onde atua junto com o ator José Pérez, numa aventura de pilotos de corrida atrás de dinheiro para ganhar a vida.

O roteiro de Aces Up foi escrito por Robert Klane e Laurence Marks. Klane escreveria a continuação de Férias Frustradas (1985) e a divertida comédia Um Morto Muito Louco (1986), e Marks escreveu diversos episódios da série de comédia M*A*S*H (1972-1978).

Uma corrida de filmes de corrida

Uma Corrida de Loucos

Uma Corrida de Loucos foi o primeiro filme do cinema a ter cenas capturadas por equipamentos acoplados e deslizantes conhecidos como tractor-trailers.

A maior parte das cenas foi gravada no Arizona, e a impressionante sequência de abertura foi gravada na região downtown de Nova York numa manhã de domingo, com as ruas fechadas, incluindo a movimentada Bradway e Park Avenue.

Também aconteceram gravações na ponte George Washington e no túnel Lincoln, na saída de NY para New Jersey. A cena final ocorreu nas ruas que margeiam o rio Los Angeles.

Uma Corrida de Loucos
Poster de Uma Corrida de Loucos para o mercado asiático

Outros filmes usaram essa temática de corrida com vários competidores em uma competição adoidada em suas tramas, como Cannonball – A Corrida do Século (1976), estrelado por David Carradine; Quem Não Corre, Voa (1981), com os atores Burt Reynolds, Roger Moore, Farrah Fawcett e outros; e A Corrida Maluca (1989), com Peter Boyle e John Candy.

Uma Corrida de Loucos
O poster espanhol do filme
E esse é um…sueco?

O cinema teve um boom de filmes de velocidade nas décadas de 60 e 70.

Filmes como Corrida do Século (1965), Gran Prix (1966), Faixa Vermelha 7000 (1966), Bullit (1968), Se Meu Fusca Falasse (1968), 500 Milhas (1969), Uma Saída de Mestre (1969, refilmado em 2003), As 24 Horas de Le Mans (1971), Corrida Contra o Destino (1971, refilmado em 1997), o nacional Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971), O Importante é Vencer (1973), 60 Segundos (1974, refilmado em 2000), Corrida Mortal (1975, refilmado em 2008), Um Momento, Uma Vida (1977), Mad Max (1979) e muitos outros.

Claro, o exemplo mais famoso da cultura pop fica por conta do desenho animado Corrida Maluca (1968–1970).

Wacky Races, seu nome original, foi uma das mais conhecidas e queridas séries a produtora Hanna-Barbera. Com apenas 17 episódios, conquistou uma audiência gigante a partir de sua exibição na emissora americana de TV CBS, de onde conquistou o mundo.

Os competidores eram os mais caricatos e engraçados possíveis, e buscavam o título mundial de “Corredor Mais Louco do Mundo”.

Maratona Raul Julia

Uma Corrida de Loucos
Raul Julia em Uma Corrida de Loucos

Raul Rafael Carlos Julia y Arcelay nasceu em San Juan, cidade de Porto Rico, em 9 de março de 1940. Era o mais novo de quatro irmãos.

Desde cedo, o pequeno Raul Rafael demonstrava interesse pelas artes dramáticas. E quando ficou grande — grande mesmo, com 1,87 de altura — se encantou com a performance do ator Orson Bean em uma boate noturna, o que fez tomar a decisão de estudar teatro na Universidade de Porto Rico.

Raul Julia

Se mudou para Manhattan (NY), em 1964, e rapidamente encontrou trabalho em peças e shows da Broadway.

E foram os seguidos trabalhos nos palcos lhe abriram as portas para o audiovisual gravado.

O Internet Movie Database50 créditos de atuação de Raul Julia como ator em produções de cinema e filmes para a TV. Abaixo, um vídeo produzido pelo American Masters, que destaca profissionais da arte e cultura nos Estados Unidos. E a rendição deles para o talento de Raul Julia.

Formas de apoiar o Destrutor

Todo dia eu, Tom Rocha, tô por aqui (e aqui: Twitter e Instagram)
Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)

A chave PIX é destrutor1981@gmail.com

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.

Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.

E obrigado por ler até o final =)

Leia também

A ORGANIZAÇÃO | Sidney Poitier, Raul Julia e o filme de tiras no cinema

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *