YOSHITAKA AMANO | A suave arte da elegância

Yoshitaka Amano é um ilustrador japonês bastante famoso na indústria de arte e entretenimento, e se notabilizou na cultura pop ao ser o character design de uma série de jogos da softhouse Square, produtora de games que faz Final Fantasy, uma das maiores franquias de RPG de videogames do mercado.

Natural de Shizuoka, o artista cria seu trabalho em torno da gravura, xilogravura e litografia, para ganhar efeitos de ukiyo-e, uma das várias técnicas típicas artísticas de seu país.

O seu estilo elegante e sua arte suave garantiram um lugar de respeito em praticamente todos os produtos culturais de nossa era, como capas e artes interiores de livros, HQs, filmes e séries, videogames e cards, quadros e exposições.

Yoshitaka Amano
Yoshitaka Amano
Uma ilustração para a série de RPG Final Fantasy, da Square. Aqui, uma arte do Final Fantasy III, em uma composição singular de personagens e cenários de fundo
Uma das ilustrações mais conhecidas de Yoshitaka Amano, uma arte para Final Fantasy VII
Yoshitaka Amano
Além das figuras esbeltas e elegantes, forma e conteúdo pelas mãos de Yoshitaka Amano também diferenciados para cenários

O premiado artista japonês, nascido em 1952, começou sua carreira na Tatsunoko Productions em 1967 — uma produtora de desenhos animados, os populares animes, como são chamados –, onde trabalhou em animes clássicos como Speed Racer, de corridas, e as séries de ação Science Ninja Team Gatchaman, Tekkaman the Space Knight e Neo-Human Casshern, antes de ter 20 anos de idade.

A partir dos anos 1980, ele deixou a indústria de animes para ilustrar romances, incluindo várias versões japonesas da série heroica de fantasia Western, assim como os primeiros volumes de Guin Saga e a série Vampire Hunter D, uma adaptação de diversos livros de um caçador de vampiros em um futuro pós-apocalíptico, uma obra de muito sucesso no Japão.

Foi no fim dos anos 80 que ele aceitou um convite da Square, que procurava alguém para desenhar um universo de fantasia em um último game da empresa, que determinaria a falência ou a continuidade da softhouse.

 

Uma ilustração de Vampire Hunter D, um clássico da cultura pop japonesa

Amano usa acrílicos para colorir as impressões, dando para suas ilustrações aspectos de pinturas em aquarelas.

Ele faz um traço elegante e fora do convencional, cheio de formas, que provoca a sensação de praticamente flutuarem no espaço. São belíssimos designs conceituais e artes promocionais para capas de livros, HQs, discos, mostras de arte e outros produtos.

As ilustrações são apenas uma das atividades de Yoshitaka Amano, que se dedica também à pintura, litografia, filme, cerâmica, além de desenhar padronagens/estampas para quimonos e figurinos para teatro kabuki e design de joias.

Amano tem influências de artistas de estilos muito diferentes entre si, como os artistas europeus Gustav Klimt, Arthur Rackam e Kay Nielson, assim como das mitologias celta, grega e romana.

As pinturas art nouveau também são encontradas em seu estilo de trabalho. Seu traço lhe garantiu premiações prestigiadas ao redor do mundo das artes e entretenimento.

Por quatro anos consecutivos, 1983-1987, recebeu o prêmio Nebula, considerado o Oscar da literatura fantástica de trabalhos de ficção e fantasia publicados nos EUA — recebeu também indicação ao prêmio Hugo, em 2000, igualmente prestigioso na área.

O Oscar americano das HQs, chamado de prêmio Eisner, também foi dado ao artista.

A Fantasia de Yoshitaka Amano

Yoshitaka Amano
Arte de Yoshitaka Amano para o primeiro Final Fantasy

Em 1987, Yoshitaka Amano iniciou seus trabalhos na Square. Ele projetou os personagens e a maioria dos inimigos para Final Fantasy, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V e Final Fantasy VI.

Em Final Fantasy VII, Final Fantasy VIII, Final Fantasy IX e Final Fantasy X, ele também estava no time criativo de design e arte, criando desenhos e ilustrações, mas não foi mais o character design senior. A série de RPG de Final Fantasy é uma das mais sofisticadas do mercado de videogames, que tem muitos exemplos de obras ímpares.

Snacther é outro, e que tem crítica aqui no blog.

O sucesso dos jogos Final Fantasy acompanhou a fama de Amano. A partir do quarto game, cada novo episódio ganhou um logotipo com algum tema predominante na trama, aliado com a já reconhecida fonte de Final Fantasy e um elemento gráfico representativo do enredo. Essas construções ficaram sob responsabilidade de Amano.

Do primeiro ao sexto jogo, o artista projetou personagens, monstros, os chefões de fase, personagens de invocações, rostos de menu nas interfaces, logos e outras ilustrações.

Em Final Fantasy VII, de 1997, o primeiro jogo a usar polígonos, o character design começou a ser desenvolvido por Tetsuya Nomura, artista de estilo bem diferente do Amano, o que talvez possa ser explicado por uma transposição mais fácil para os modelos 3D.

Mesmo assim, Amano continuou colaborando com ilustrações, designs conceituais e, principalmente, o logotipo de todos os Final Fantasies posteriores.

Yoshitaka Amano
Ilustração de Yoshitaka Amano para Final Fantasy VI, um dos melhores games da indústria

Amano fez character design de outros jogos da empresa, como Front Mission (1995) e Front Mission: Gun Hazard (1996) ambos para o console 16-bits Super Nintendo), Kartia: The Word of Fate (1998, para o console 32-bits Playstation da Sony) e muitos outros, sempre garantindo uma estética visual particular para cada um, mas ao mesmo tempo reconhecível pelo seu traço único.

Shadow, de Final Fantasy VI

Durante o evento brasileiro de videogames GameWorld 2012, Yoshitaka Amano veio ao Brasil para uma palestra, onde exibiu 30 de seus trabalhos originais.

Yoshitaka Amano nas Belas Artes

Yoshitaka Aman
Yoshitaka Amano em seu escritório de trabalho

A partir do final da década de 1990, Amano ganhou projeção internacional, com exposições ao redor do mundo.

Em 1997, Yoshitaka Amano realizou uma grande exposição individual em Nova Iorque, nos EUA, e colaborou com a Filarmônica de Los Angeles para a criação de 1001 Nights, projeto que reuniu filme, música e animação.

Em 2004, Amano expandiu sua atuação nas artes plásticas, exibindo suas obras em exposições individuais na Europa (Mônaco, Cannes, Berlim, Dinamarca), entre outros lugares.

Em 2009, faz o Eve 9002, na Ópera de Paris, e conquistou o mundo da moda com um balé artístico de ambientação mitológica e urbana, de três horas de duração.

O canal de Youtube Archipel (que dá destaque aos artistas do Japão) lançou um precioso mini documentário com o lendário ilustrador em 2020, onde ele revela muitos de seus segredos e das histórias envolvendo seus trabalhos.

Amano diz que são as Belas Artes que mais o encantam, e que elas ocupam 90% de suas atividades atualmente, pois é onde pode expressar ainda mais suas emoções. Você pode (e deve) ver o vídeo, está logo abaixo.

Os destaques na cultura pop

David Bowie, no traço de Yoshitaka Amano

Quando trabalhava com animes, vale destacar, foi o character designer do movie animado de Vampire Hunter D (1985), um dos mais belos do gênero, e escreveu e fez o character design de Angel’s Egg (1985), um dos animes mais sofisticados e cults da indústria.

Outros trabalhos incríveis incluem as artes internas de The Sandman: The Dream Hunters (1999), em parceria com o escritor Neil Gaiman, e a minissérie Elektra e Wolverine: The Redeemer, escrita por Greg Rucka em 2002.

São seus dois únicos trabalhos para as duas maiores editoras de super-heróis americanos, a DC Comics e a Marvel Comics, respectivamente.

Ainda em 1999, promoveu Hero, uma HQ pessoal sobre a aventura épica de um príncipe reencarnado num futuro distante.

Yoshitaka Amano também colaborou com autores como Michael Moorcock, um dos mais célebres autores de fantasia literária, em Elric the Necromancer, e em livretos de ópera de Richard Wagner, Tristão e Isolda e The Flying Dutchman.

Uma lista detalhada de seu trabalho audiovisual pode ser encontrado em seu nome/tópico no Internet Movie Database – IMDB, e em seu site pessoal.

Yoshitaka Amano

 

Yoshitaka Amano

Yoshitaka Amano

/ YOSHITAKA AMANO. O site pessoal do artista > https://www.yoshitakaamano.com/

/// FINAL FANTASY. A mais famosa saga de role playing game — estilo de jogo onde vários personagens vivenciam a trama por meio de amarras narrativas dadas por um “mestre” — no caso, dos videogames, pelo computador. A Square, quando criou o game Final Fantasy, em 1987, para o console de 8-bits da Nintendo, o Nes (chamado de Nintendinho no Brasil), em sua última tentativa de se salvar da falência, mudou a história da indústria dos videogames. Até hoje ela existe e carrega o prestígio (e fardo) de ser uma das maiores franquias da cultura pop.

/// FRONT MISSION. Também é uma série de RPG da Square, mas nos moldes de táticas em turnos, criada em 1995 para o console 16-bits da Nintendo, o Super Nintendo. Com uma temática militar e beligerante em um futuro próximo e de complexidade política, é um produto sofisticado e com uma base grande de fãs gamers.

/// CHARACTER DESIGN. No mercado de animações, vídeo games e histórias em quadrinhos, é o profissional responsável pelos estudos e finalização de personagens. Os desenhos e artes são usados para ajudar a padronizar a aparência, roupas, modo a enfatizar gestos e até mesmo atitudes de um personagem na obra.

/// TATSUNOKO PRODUCTIONS. Tatsunoko Productions é uma produtora de animes, responsável por clássicos como os desenhos animados Speed Racer, de corridas, e as séries de ação Science Ninja Team Gatchaman, Tekkaman the Space Knight e Neo-Human Casshern, e dezenas de outros.

/// VAMPIRE HUNTER D. Série de romances japoneses escritos por Hideyuki Kikuchi e ilustrados por Yoshitaka Amano. O protagonista é D, um caçador de vampiros que vaga por uma Terra em um futuro pós-nuclear. Suas aventuras tem elementos que combinam alta fantasia, horror, ciência oculta, ficção cientifica, mitos de H. P. Lovecraft e folclore japonês e europeu. Há dois animes de longa-metragens feitos de Vampire Hunter D que valem a pena assistir.

Yoshitaka Amano

/// GUIN SAGA. Um dos best-sellers do Japão, uma série de romances de Kaoru Kurimoto, publicada sem parar desde 1979. As ilustração de parte dos livros são de Yoshitaka Amano. Seu estilo casa à perfeição com o estilo de fantasia medieval da obra.

/// ART NOUVEAU. É o nome dado ao estilo internacional de arquitetura e de artes industriais. Sua caraterística principal é marcada por formas e estruturas naturais, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas. A origem da expressão vem do francês, “arte nova”. Bastante famosa de 1890 até os anos 1920, a art nouveau, antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mudou para um estilo mais geométrico, uma característica de outro movimento artístico, o art déco (1910-1939).

/// GUSTAV KLIMT. Pintor simbolista austríaco do século XVIII. Destacou-se dentro do movimento art nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes. Alguns de seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte.

/// ARTHUR RACKHAM. Ilustrador inglês de livros do século XVIII. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão livros infantis como os Contos dos Irmãos Grimm (1900), Rip van Winkle (1905), Peter Pan (1906) e Alice no país das maravilhas (1907).

/// KAY NIELSEN. Ilustrador dinamarquês, conhecido por seus trabalhos nos primeiros anos de animação dos desenhos da Disney. Um de seus trabalhos mais célebres foi em Fantasia (1940). Foi o diretor de arte no segmento “Night on Bald Mountain by Modest Mussorgsky and Ave Maria by Franz Schubert”, um dos mais corajosos e subversivos trabalhos da casa do rato, ao mostrar o diabo contra a humanidade.

/// ANGEL EGG. Um anime em OVA (Original Video Animation, formato para o antigo VHS, com duração de menos de uma hora). Escrito e dirigido por Mamoru Oshii, baseado nas ideias de Yoshitaka Amano, que fez a arte da obra. O estilo visual da trama é onírica, em um futuro não-determinado, que acompanhar uma garota em meio a uma cidade cheia de mistérios. Um dos animes mais cult do mercado.

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