Cruis’n USA é um jogo de corrida da softouse Midway, lançado originalmente para os arcades em 1994. E por meio de sua trilha sonora, podemos saber mais um pouco de cada estado que forma os Estados Unidos da América.
A Midway já vinha de um legado vitorioso, dona da franquia Mortal Kombat, um dos maiores e mais famosos game de luta de todos os tempos (com apenas 3 jogos lançados), e sua primeira incursão no mundo das corridas nos videogames se provou muito bem feita.
Cruis’n USA apresenta todos os elementos de um jogo de corrida no clássico estilo arcade, numa experiência eletrônica competente de oferecer o prazer de fazer uma viagem com muito estilo e velocidade através dos Estados Unidos.
A trilha sonora foi composta por Vincent Pontarelli, e refletem o mood gráfico de Cruis’n USA muito bem, uma viagem 3D de pixels com o melhor do country, rock, dance e jungle.
01. Intro – 0:00
02. Prepare for the race – 00:18
03. Redline Shuffle – 00:58 (música da primeira fase)
04. House Special – 02:25
05. Deadwood Ride – 05:10 (a mais “americana” das músicas)
06. Tubular Surf – 07:34
07. Roadkill Jam – 08:23
08. Bluegrass Boogie – 10:07 (a mais “videogame” das músicas)
09. Safari Monster – 11:33
10. Won the Race – 13:17
11. After the race – 13:23
12. Credits – 14:22
13. Unknown – 14:37
A escolha de Vince em produzir uma gama variada de ambientações sonoras fez toda a diferença nesse jogo de corrida. São elementos sonoros conhecidos no mundo dos videogames, mas que aqui encaixaram muito bem.
E o melhor — e até então inédito na época: o jogador pode trocar as músicas de acordo com sua vontade
Entre os trabalhos de Vince no mundo dos games — que vão de efeitos sonoros, gravações de efeitos e trilhas sonoras — estão jogos como Mortal Kombat II (1993), Revolution X (1994), War Gods (1995), Mortal Kombat 3 (1995), Ultimate Mortal Kombat 3 (1996), Cruis’n World (1996), Rampage World Tour (1997), Cruis’n Exotica (2000), Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002), Mortal Kombat: Deception (2004), Mortal Kombat: Shaolin Monks (2005), Mortal Kombat: Armageddon (2006), Mortal Kombat vs. DC Universe (2008), Darksiders (2010), Saints Row: The Third (2011) e dezenas de outros mais.
O jogo de Cruis’n USA
Cruis’n USA só foi sair para o console de 64-bits da Nintendo, o Nintendo 64, em 1996, onde obteve sucesso igual, já que era um dos poucos jogos de corrida disponível na época.
A adaptação do Nintendo 64 foi feita pela Williams Entertainment.
Junto com Killer Instinct, da Rare, foi planeado como um título de lançamento para a Nintendo 64, mas nenhum deles alcançou a janela de lançamento a tempo.
Pior, os jogos são inferiores ao originais, já que as placas gráficas dos arcades eram muito superiores em qualidade ao console de 64-bits da Big N.
Por mais incrível que pareça, o console de 64-bits apresenta alguns efeitos gráficos inéditos, talvez na tentativa de se diferenciar do arcade mesmo.
O principal objetivo do jogador em Cruis’n USA é cruzar os Estados Unidos da América, saindo da Califórnia (Costa Oeste) para chegar à Casa Branca, em Washington, DC.
No meio do caminho rolam 14 corridas, onde você tem que chegar primeiro em todas para continuar avançado, superando outros 7 motoristas com seus carros.
É possível escolher o nível de dificuldade, modo automático ou marcha manual pára a embreagem, o volume de tráfego nas pistas, sons e até mesmo o sistema de unidades em que será apresentada a velocidade.
A visão de jogo é em 3 estilos de câmera, sendo uma delas em primeira pessoa.
Há quatro opções de carros:
63 Muscle Car (baseado em um Chevrolet Corvette Stingray 1963)
Devastator VI (baseado em um Jaguar XJ220, ou seria um Hyundai HCD-II Epoch?)
La Bomba (baseado em um Ford de Luxe coupe)
Italia P69 (baseado em uma Ferrari Testarossa, que inclusive é o carro usado nas artes promocionais do game)
Há 3 carros secretos, que podem ser selecionados com o cursor em cima dos veículos na tela de seleção, onde você deve segurar os botões amarelos C pra cima, C pra esquerda e C pra baixo. Assim, você pode correr com um Jeep (baseado em um YJ Jeep Wrangler), um ônibus escolar (baseado no modelo GMC S6000-B6P0) ou um carro de polícia (baseado em um Chevrolet Caprice 9C1).
Na medida que o jogo avança, o carro utilizado ganha uma versão melhorada.
É possível melhorar o carro três vezes, sendo a segunda vez necessário que a dificuldade esteja no nível três, e a última melhoria requer que a dificuldade de nível 5 seja superada.
Os cenários escolhidos para o Cruis’n USA
Golden Gate Park – São Francisco, California. O início de Cruis’n USA é na Califórnia, indo da ponte Golden Gate até São Francisco, em uma corrida simples e tranquila, bem introdutória das mecânicas do game.
São Francisco – California. A segunda corrida é na cidade de mesmo nome, e a dificuldade já se acentua aqui, com ruas/pistas estreitas devido à arquitetura tortuosa (e cheia de ladeiras) de São Francisco.
US 101 (baseada na California). Uma fase de estrada, a US 101 retorna o jogar para um ambiente mais tranquilo.
Redwood Forest (baseada na California). Cenário rural, com apenas duas faixas na pista, você deve ter atenção redobrada para não colidir o carro. Fora que a estrada é muito sinuosa, o que provoca colisões certeiras com as árvores do cenário.
Beverley Hills – Los Angeles, California. Nessa fase passamos até pela colina onde está o letreiro de Hollywood.
LA Freeway – Los Angeles, California. Estrada urbana na Cidade dos Anjos.
Death Valley – California. De novo apenas duas faixas nesse cenário rural, que explora as belezas montanhosas dos EUA.
Arizona. Continuando a exploração dos cenários rurais, estamos agora em um belo deserto, com uma pista cheia de curvas, subidas e descidas.
Grand Canyon – Arizona, Novo México, Colorado, Wyoming, Dakota do Sul. Um ícone americano, o Grand Canyon em Cruis’n USA tem uma pista simples, o que dá um sabor todo especial para a beleza do cenário ser melhor apreciada.
Iowa. Já passamos da “metade” dos EUA em direção ao nosso destino. Cenário cheio de fazendas e pedágios.
Chicago – Illinois. Cruis’n USA começa a ficar realmente difícil a partir daqui. A corrida acontece dentro de um túnel, com tráfego em sentido oposto e pilastras de sustentação. Ela ainda é complementada por uma linha de trem (!).
Indiana. Seguindo o “padrão”, uma pista mais fácil aqui.
Appalachia – Ohio, Pensilvânia, Virginia e Virginia Oeste. A penúltima fase de Cruis’n USA é cheia de curvas e ladeiras.
Washington – Distrito de de Columbia. No encerramento do jogo, uma pista fictícia na capital americana, com um cenário de fundo bem conhecido, a Casa Branca, onde, por sinal, acontece o evento de encerramento de Cruis’n USA, com direito ao presidente Bill Clinton dentro da banheira com duas gostosas (!?), vacas (!!!) e outras bizarrices que apenas os anos 90 permitiam.
Impossível um final mais anos 90 do que Cruis’n USAEntre o que se nota de cara é a censura característica da Nintendo: não é possível mais atropelar vacas em alguns cenários rurais, e as moças aparecem mais vestidas em certas partes do jogo.
O final, com Clinton na banheira com duas delas, foi completamente limada, e aparece o carro que escolhemos jogar em seu lugar (?).
Muitos dos gráficos são sprites digitalizados de pessoas e cenários, em uma tentativa bem honesta de integração com construções 3D. Dá certo muitas vezes, como as interações físicas entre os carros, mas decididamente é ruim em outros, como quando derrubar árvores literalmente de papel feitas de sprites 2D.
A garota de biquíni que aparece no início da corrida dando bandeirada é Kathryn Garrison, e a garota do fim da corrida que dá o troféu é a Anutza Herling (na verdade, a atriz pornô Shyla Foxx!). A narradora do game é Gingi Lahera.
Cruis’n Legado
Cruis’n USA retornou ao mundo dos videogames em 2008, quando foi disponibilizado para o Virtual Console do Nintendo Wii — foi o primeiro jogo de terceiros a aparecer na rede de download da dona do Mario. O jogo nunca mais apareceu desde então.
O jogo seguinte de Cruis’n USA foi Cruis’n World (1996), que como o próprio nome diz, aumenta o alcance geográfico das pistas do jogo. As músicas ainda são a cargo de Vince, mas não são tão marcantes quanto no primeiro jogo. Até hoje ele permanece exclusivo dos arcades e do N64.
Depois veio Cruis’n Exotica (2000), que saiu para arcades, N64 e Game Boy Color (o portátil da Nintendo); Cruis’n Velocity (2001, para Game Boy Advance; e Cruis’n (2008), para Nintendo Wii.
Todos eles feitos pela Midway, que faliu em 2009. As propriedades comerciais de seus jogos foram compradas por diferentes softhouses. O famoso Mortal Kombat, por exemplo, ficou com a Warner Games.
Em 2017, a softhouse Raw Thrills lançou Cruis’n Blast, que continua o legado de Cruis’n USA. Saiu para arcade e Nintendo Switch.
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curadoria e textos: tomrocha (twitter e instagram)
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Olá! Sabe quem é o vocalista que gravou o tema da parte da escolha do carro?
Fala, Juliano, tudo bem? Um crédito indicado pelo site Moby Games indica que é o Jeff Morrow!