FRANCCI | Abstract Love é a prévia do artista synthwave para o álbum MOMENTS

Francci, a persona musical synthwave do artista brasileiro Francisco Affonso, lançou no dia 6 de novembro o single Abstract Love nas plataformas digitais, faixa que tem a parceria do produtor Zaac e da cantora Bela Gus — todos também brasileiros. “Eu quis trazer um pouco do deep house e da música eletrônica pra essa faixa, um estilo diferente do que eu costumo fazer, mas com minhas características dentro do synthwave; sintetizadores, melodias fortes e percussões modernas. O single faz parte do meu debut álbum intitulado ‘MOMENTS’, que será lançado no dia 3 de dezembro em todas as plataformas pela Lazerdiscs Records. Esse álbum foi extremamente importante pra mim, foi um pouco mais de um ano de produção e com certeza é o meu trabalho mais ambicioso e profissional que eu produzi até agora.”

Francci Abstract Love

O álbum de Francci conta com 10 faixas (incluindo a Abstract Love) e duas participações do artista Moonlight Jack e de Bela Gus. “MOMENTS tem uma vasta mistura de estilos, o ouvintes irão poder desfrutar do Synthwave, assim como também do future bass, deep house e EDM. Tudo inteiramente exclusivo e original”, explica Francci. 

MOMENTS já está em pré venda digital e física na página oficial da Lazerdiscs Records no Bandcamp, aqui > https://lazerdiscs.bandcamp.com

A Abstract Love de Francci pode ser ouvida abaixo:

Francci lançou em julho How High, um remix para o artista Pennyweather, de Brisbane, Austrália. Segundo Francci, foram quatro meses de produção na música original, que também é de sua co-autoria. “Queríamos entrar mais na área do pop com características mais dark, nas referências de The Weeknd“, afirma o artista. Pennyweather é a persona musical de um compositor e músico australiano. Você pode conferir a matéria completa no blog aqui.

Francci Abstract Love
Francci

Em 2020, Francci lançou os singles Victorious e Radio Talk. No ano passado, em julho de 2019, ele colaborou no Nobody, produção dele com colaboração do irmão, Paulo Santos (na forma do Violation Drive, nome-projeto de Paulo, de sons darksynth e retrowave, e que tem matéria no blog aqui. ) e o cantor californiano Moonlight Jack. A música também saiu pela Lazerdisc Records.

A Lazerdisc é uma gravadora de Marseille, França. Criada em 2016, o laboratório musical produz synthwave, retrowave, outrun, darksynth, futuresynth, neodisco, cyberpunk, darkwave e slow-mo techno. Seu catálogo de artistas têm nomes como Absolute Valentine, Niky Nine, Robert Parker, Neoslave e muitos outros. Você pode conferir o catálogo deles no Bandcamp, ou no Spotify.

Para saber mais de Abstract Love e todas as outras faixas produzidas por Francci, você pode segui-lo no Spotify aqui.

E o link do pré-save e pré-venda de MOMENTS nas plataformas é este > https://fanlink.to/d659?fbclid=IwAR351VsBw72pY0qK6HjtTdlYkNUe4RHS1qrTWIce5GvE5lpSOladtw4G0SE

tomrocha
/ evertonroch@gmail.com

/ meu perfil do Twitter
/ meu perfil do Instagram

/// SYNTHWAVE. O som do synthwave é fundamentalmente instrumental, com elementos clichês dos anos 80 nas músicas, como baterias eletrônicas, sintetizadores analógicos e batidas novas, como as do electro house. O synthpop está no rolê desde os anos 80, mas conversa demais com o alto filão da indústria fonográfica, diferente dessa versão mais nova, com um background saudosista de um tempo exagerado, que come pelas beiradas do mainstream. O nome new retrowave, ou apenas retrowave, também é muito usado para designar o synthwave. John Carpenter — um cineasta emblemático da indústria, um faz-tudo que criou a franquia slasher Halloween, a música tema do filme, e clássicos do sci-fi e aventuras, como Enigma de Outro Mundo, Fuga de Nova York e Os Aventureiros do Bairro Proibido, e canções da banda alemã Tangerine Dream e dos italianos do Goblin, são alguns dos expoentes de influência para todo o synthwave produzido até hoje. Em 2011, a trilha do filme Drive, composta pelo novaiorquino Cliff Martinez, já mostrava do que se tratava o estilo. O synthwave gira em torno de uma imagem sonora exagerada dos anos 80. Os minutos iniciais de Drive que é dirigido por Nicolas Winding Refn, um diretor daltônico) são marcados pelo personagem de Ryan Gosling dirigindo pela cidade durante a noite, escutando um som melancólico de vocal distorcidos, acompanhado de sintetizadores repetitivos.

O Destrutor fez uma matéria que tenta explicar a riqueza do synthwave:

SYNTHWAVE | O novo som do velho anos 80 na música

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.