SIM 2020 | A reinvenção da Semana Internacional de Música de São Paulo

Em 2020, a Semana Internacional de Música – Sim São Paulo pretende se expandir no tempo e no espaço e contornar os problemas da pandemia de Covid-19 no Brasil, para mostrar o que ela chama de MÚSICA VIVE! A partir de agosto, o site deles vira um portal de notícias e conteúdo; e a área Pro-Area Virtual, uma comunidade para artistas e profissionais do mundo inteiro.

E a Semana Internacional de Música em si, o evento com shows e artistas em debates sobre o mercado, não vai caber em apenas 7 dias, de acordo com os realizadores.

Eis um teaser do perfil do Instagram da Sim São Paulo:

https://www.instagram.com/p/CCYgDjOHKtr/

Esse ano é a oitava edição da Semana Internacional de Música de São Paulo, a maior convenção de música da América Latina, que afirma acolher vozes de todos os cantos do mundo e “mostrar que, mais do que nunca, a MÚSICA VIVE!“.

Não são poucos os setores da economia, da vida cotidiana e de setores da indústria cultural, como o mercado da música, que sofreram mudanças bruscas com a pandemia do novo coronavírus — e em muitos dos casos, parece que algumas transformações vieram para ficar.

Nesses novos tempos, a Sim São Paulo tem se esforçado em contornar criativamente a missão que se impôs, apenada pelas restrições as quais todos estamos nesse 2020, ainda mais o mercado de entretenimento, que vive com a circulação e concentração de pessoas em locais e eventos.

Sim São Paulo 2020
Terno Rei no Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa, em 7 de dezembro de 2019. Foto de Victor Balde para o SIM 2019

A Sim oferece grandes e elaboradas análises com players importantes da indústria da música, conversas de mercado com artistas e profissionais de bastidores e divulgação de projetos sobre diversos aspectos que envolvam a música em geral.

É importante que uma entidade como ela se mantenha em atividade. A Semana Internacional de Música de São Paulo é uma das mais importantes music conventions – ou feiras de negócios da música – da América Latina

Durante cinco dias, a capital paulista vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, artistas, jornalistas e apaixonados por cultura e inovação do Brasil e de vários países.

Os temas abordados no evento têm como proposta colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial, além de capacitar e conectar pessoas.

A Sim São Paulo desenvolve ações dentro de três pilares centrais: 1. exposição de novas tendências musicais (SIM Live); 2. acesso a informações atuais e relevantes (Convention); e 3. incentivo à formação de novas parcerias (Networking & Business).

A Sim Live é o braço do evento dedicado à música ao vivo e é dividida em dois momentos: os showcases diurnos e as festas e shows noturnos, todas em parceria com agentes, empresas ou instituições culturais públicas e privadas do Brasil e de vários países, que invadem vários palcos da capital paulista.

A Convention, por sua vez, contempla as palestras, os debates e os workshops. São painéis que expõem e discutem novas ideias sobre todos os setores da música. Uma verdadeira maratona de conhecimento e troca de experiências com convidados de todo o Brasil e de outros países.

O Networking & Business é a parte de negócios da Sim São Paulo. Além da circulação pela PRO-AREA (lounge exclusivo para credenciados), os coquetéis, reuniões fechadas e abertas, speed-meetings, meetups e pitches possibilitam efetivar parcerias dentro e fora do país.

A Sim São Paulo 2020 promete mudar sua dinâmica de comunicação e relacionamento. Há espaço de manobra, pois a alternativa de ficar parado é letal nesses novos tempos. Abaixo, um vídeo com a Sim 2019.

/// CANNES. A iniciativa da Sim São Paulo 2020 conversa com processos criativos que outras organizações culturais desenvolvem nesse ano de corona vírus para se reinventar, como o Festival de Cinema de Cannes fez. Matéria aqui.

curadoria e textos: tomrocha (twitter e instagram)
jornalista, estrategista de conteúdo e escrevedor de coisas escritas.

Me manda um e-mail: evertonroch@gmail.com)

E siga o perfil do insta do Destrutor, todo dia algo legal e interessante por lá também.

Formas de apoiar o Destrutor

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.

Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)

A chave PIX é destrutor1981@gmail.com

Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.

E obrigado por ler até o final =)

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.