Depois de uma excelente primeira temporada e uma segunda que tentou manejar diversos outros temas, o seriado Snowpiercer, mais conhecido como Expresso do Amanhã, chega em sua terceira temporada com esse trem aos trancos, cujo destino final ainda está para ser descoberto.
As ideias estão postas — dentro e fora do Expresso do Amanhã — com algum potencial, mas já com força reduzida devido ao arrasto que se dá nesta terceira temporada de Snowpiercer, um dos seriados com mais chances de entregar algum divertimento aliado a pensamento crítico social na atualidade.
Ampliando a temática de ficção científica que abraça — e que já era muita — a série introduz novos temas que não conversam mais com a dicotomia social de luta de classes que permeia as obras originais — a HQ francesa, de 1982, e o filme americano-coreano, de 2013 — como mutação genética e vida fora do Expresso do Amanhã.
O que a terceira temporada de Snowpiercer faz é esticar ao máximo o que o Expresso do Amanhã ofereceu das duas temporadas anteriores, e que agora se encontra resolvido no impasse clássico político em que todos estamos: o que fazer quando finalmente chegamos onde queremos? Mais: com a revolução feita, o prosseguimento dela se dá para onde?
É um dilema criativo interno e externo, já que está claro como uma planície congelada de neve como os produtores esgotaram as ideias, ainda que o final dessa temporada seja o que eles queriam desde o começo da trama que apresentam nos novos episódios de Snowpiercer.
Há uma analogia interessante agora, com a locomotiva Perfuraneve (nome original da obra, sendo que no Brasil fica como Snowpiercer mesmo) com alguns poucos passageiros — a turma “do bem” Andre Layton, Bess Till, Bennett “Ben” Knox, Josie Wellstead e Alexandra “Alex” Cavill, com Miss Audrey como prisioneira/refém, além de outros figurantes — e vagões, enquanto que a Big Alice é quem puxa a maioria dos vagões, comandado com mão de ferro pelo “vilão” Wilford.
O primeiro episódio, The Tortoise and the Hare, nos situa seis meses depois do último episódio da segunda temporada de Snowpiercer, ou seja, essa situação já é uma rotina para eles.
Ademais, a linha narrativa principal que conduz o Snowpiercer nesta terceira temporada é baseada em um delírio aleatório que todos inacreditavelmente decidem botar fé.
O showrunner da série é Graeme Manson, um dos escritores da série Orphan Black (2013-2017) e do incrível cult de ficção científica O Cubo (1997).
Graeme Manson encerra a terceira temporada de Expresso do Amanhã deixando mais que um vislumbre do que virá. Ele nos deixa exatamente em território novo, literalmente andando pelo Novo Éden.
E nas cenas pós-créditos da série, decide mostrar Melanie Cavill vendo algo que não deveria estar vendo…
E já deixemos claro aqui que esta resenha da terceira temporada de Snowpiercer faz parte da Maratona Jennifer Connelly, atriz americana oscarizada com mais de 40 filmes na carreira e com 2 séries feitas — The $treet (uma temporada, cancelada, sem direito a exibição do último episódio) e Snowpiercer/Expresso do Amanhã, com uma primeira temporada irretocável e uma boa segunda.
Depois dessa terceira temporada, Manson sai de Snowpiercer e em seu lugar entra Paul Zbyszewski, que tem em seu currículo a produção executiva e roteiros de séries como o sensacional Lost (alguns episódios da 5º e 6º temporada, nos anos de 2009-2010), Agents of S.H.I.E.L.D. (2013-2017), naquela que foi a grande apostar da hoje extinta Marvel TV em “competir” com os filmes do Marvel Studios e Helstrom (2020), série da platagorma de streaming Hulu para o personagem de mesmo nome da Marvel, ninguém menos que o Filho de Satã em pessoa (!).
Paul ainda traz a reboque para essa quarta e última temporada de Snowpiercer a escalação de Clark Gregg, o eterno Agente Phil Coulson, estrela do seriado da S.H.I.E.L.D., e que apareceu desde os primeiros filmes da Marvel, como Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011) e Os Vingadores (2012) — onde aparentemente morreu, só que não. Ele ainda apareceu em Capitã Marvel (2019), já que o filme se passa nos anos 90.
O ator Michael Aronov, de The Americans (2013-2018), também vai estar em Expresso do Amanhã.
Para onde iremos com essas novas e variadas linhas narrativas?
A TNT, detentora e produtora da série, já confirmou que a 4ª temporada de Expresso do Amanhã será a última.
O anúncio da continuidade da produção ocorreu ainda em 29 de Julho de 2021. É importante ressaltar que tal anúncio, ocorreu antes da estreia da terceira temporada.
Snowpiercer / Expresso do Amanhã / terceira temporada
Nessa eterna Era do Gelo encapsulada em um trem neonoir pós-apocalíptico, a convivência se torna o grande desafio para os últimos representantes da espécie humana, que rapidamente se adaptam e organizam a vida nesse novo habitat mecânico.
São mais de 1000 vagões, a maioria com mais de 15 metros de comprimento, onde todos estão vivendo, congelando, costurando, consertando, cozinhando.
No passar de 7 anos, os velhos mecanismos sociais são postos em funcionamento: vidas cheias de amor e ódio, racismo e preconceito, religião e alienação.
03×01
The Tortoise and the Hare
Seis meses depois dos acontecimentos finais da segunda temporada, somos apresentados a um pega-pega de tartaruga e lebre, entre o Snowpiercer e o Big Alice.
Todos estão congelando, costurando, consertando, cozinhando. Só existe uma classe agora no Big Alice (que puxa os vagões onde milhares se espremem)? Talvez. Mas onde mais o gelo se acumula, Joseph Wilford (Sean Benn) nunca aparece.
André (Daveed Diggs), Ben (Iddo Goldberg), Alex (Rowan Blanchard) e Bess Till (Mickey Summer) ainda estão na pegada de coletar dados de um possível reaquecimento do planeta.
No meio disso, Layton descobre um laboratório no meio da neve (!) e alguém ainda vivo lá (!!), uma moça chamada Asha (Archie Panjabi).
Oz (Sam Otto) e LJ (Kerry O´Malley) assumiram o bar de Audrey (Lena Hall), enquanto que Kevin quer capturar Ruth e Pike, os líderes da resistência agora no Expresso do Amanhã. Javi ainda está vivo, mas traumatizado pelo ataque da Júpiter (que vê em alucinações).
A série opta por elevar o sci-fi a níveis estratosféricos. Ao que parecem, temos mutações agora. E imagens de devaneio? flashbacks? O que é essa árvore que André vê em sua mente?
Inclusive a tal árvore está na nova abertura da série do Expresso do Amanhã, que nessa terceira temporada está bem mais errática.
03×02
The Last to Go
Nesta terceira temporada de Expresso do Amanhã temos 1.023 vagões de sofrimento, e agora a novata Asha é a moça radioativa do rolê. Eram 34 pessoas no complexo coreano onde ela estava, e ela foi a única sobrevivente.
OZ e LJ se casam e Wilford capitaliza em cima disso, para dar ares de normalidade para o trem. André descobre que a árvore que “vê” é um dragoeiro, localizada no Golfo de Adem (um lugar situado no mar de Omã, no norte do Oceano Índico, entre a Somália, no Chifre da África, e o Iémen, na costa sul da Península Arábica).
Ruth se rende para as patrulhas de Kevin para dar tempo do PEM (pulso eletromagnético, usado para destruir estruturas e qualquer equipamento eletroeletrônico) ser desativado, uma arma que Wilford pretende usar para fritar o Snowpiercer de Andre e sua turma.
Ruth é punida com a perda de braço, mas ela é salva no último momento, quando o Snowpiercer finalmente se aproxima do Big Alice.
É guerra de novo no Expresso do Amanhã.
03×03
The First Blow
Pike (Steven Ogg) é o novo líder dos rebeldes, depois que Ruth (Alison Wright) foi capturada. E Kevin (Tom Lipinski) destroça o Fortão (Kurt Ostlund) na tortura para saber seu paradeiro. André faz um plano genial para retomar o Big Alice.
Já prevendo que estaria no lado dos derrotados, LG mata Kevin do nada, uma grande surpresa e um tanto mal construída.
Depois que tomam o Big Alice, André deixa em aberto uma votação para definirem um destino, que ele faz ser a tal árvore no Golfo de Adem. Inclusive pede para Asha mentir, dizendo que veio desse “Novo Éden”. Wilford é mantido preso, mas até quando?
03×04
Bound by One Track
Finalmente temos a reaparição de Melanie, ao menos na forma de alucinações, tanto para sua filha para Alex, que deseja acima de tudo revê-la, e até Wilford. O chefe de segurança Roche (Mike O´Malley) é liberto da prisão criogênica, mas sua esposa morreu no processo, e sua filha, Carly (Esther Ming Li), não quer mais saber dele.
André descobre sobre a terapia genética que Wilford fazia em Zarah (Sheila Vandi) grávida. Asha surta no trem balada. Pike e Ruth jantam e transam, e ele quer porque quer que ela seja a nova líder do Snowpiercer.
Mel aconselha Alex a confrontar Wilford para se perdoar por ter ficado do lado dele por tanto tempo,
03×05
A New Life
O tratamento que Josie passou começa a…falhar? O que está acontecendo com o filho dela e André? Que, aliás, vai se chamar Liana.
Layton e Bess têm que investigar quem incendiou a árvore de nomes do bebê, o que deixa André muito perturbado. O autor do ato é uma baita surpresa. E Josie (Katie McGuinness) e Ben…se pegam?
03×06
Born to Bleed
Um dos episódios mais difíceis de Snowpiercer, com Andre tendo que confrontar Pike à moda antiga, segundo as leis do Fundo. O tempo fora do Expresso do Amanhã de Andre deu vida nova à ocupação de Pike como o segundo comando na resistência à Wilford, logo abaixo de Ruth, a quem se apaixonou.
Ele e Andre nunca foram verdadeiramente próximos. E ele está mais do que desconfiado a respeito do poder de liderança de Andre, ainda mais com seu desejo de encontrar esse “Novo Eden”.
O final é chocante. E ainda um gancho para outro episódio divisivo.
03×07
Ouroboros
Temos aqui o primeiro episódio com discurso expositivo na terceira temporada de Expresso do Amanhã. André vai para um mundo de devaneios quando permanece desmaiado no mundo real.
Isso é simbólico para ele entender o que está acontecendo e até achar a razão da explicação para a tal visão que ele teve.
E é legal que os personagens tem diferentes posições e cargos nessa piração. No mundo real, quem consegue o “alcançar” é Audrey, graças a um voto de confiança de Bess.
Layton tem lembranças (reais) na base congelada coreana com Asha. E o insight da tal árvore foi casual.
No mundo real, Wilford pede para Alex deixá-lo ver alguns mapas, e ele tem um insight também: ele acha Melanie Cavill pode estar viva.
03×08
Setting Itself Right
Asha começa a trabalhar no vagão plantação. E começa a ter dilemas sobre o embuste que criou junto a Andre e os outros. “Quando se escolhe sobreviver a qualquer custo, não há volta“, diz.
Já André prestes a desmoronar. Ele matou Pike e perdeu a fé em sua visão “profética”, mas encontra forças para ir em busca do buscar pistas de Mel.
A cientista pode ter tentado se salvar em um pequeno vagão automatizado limpa-trilhos.
Bess e Audrey se aproximam. Em uma determinada passagem para tentar encontrar a localização de Mel, o Snowpiercer passam por uma cidade atingida por uma perigosa fumaça tóxica corrosiva, que atinge o vagão plantação. Temos também um momento bonito de pai e filha com Carly e Roche ao som do More Than This, do Roxy Music.
É a calmaria antes da tempestade. Asha se sacrifica para fechar as comportas para impedir o ar venenoso de entrar.
03×09
A Beacon for Us All
Aqui finalmente saberemos o que aconteceu com Melanie durante o tempo que foi abandonada, no último episódio da segunda temporada.
O vagão limpa-trilha foi a salvação da cientista, graças a um improvisado e precário suporte de vida com animação suspensa, para que de tempos em tempos ela sobrevivesse. Ficou 3 meses assim, até que é encontrada, em uma burocrática e complicada cena de resgate.
Melanie fica 3 dias em coma, e sua volta é muito esperada e celebrada por todos. Mas Wilford ajudou a achar Mel com algo em mente: ele quer impedir André e os outros de chegar no tal Novo Éden, e conta com a mente racional da cientista em achar brechas e dúvidas em tal plano.
Ruth faz uma megafesta para o retorno de Melanie. Neste episódio temos os melhores diálogos da terceira temporada de Expresso do Amanhã, ainda mais com as questões pessoais entre todos os envolvidos. Alex recupera sua mãe só para perdê-la? E André se declara para…Josie? É sério isso?
A festa de retorno desconcerta Melanie, e ela toma uma decisão. Audrey e Bess se pegam e Mel assume o controle do Expresso do Amanhã.
Wilford escapa da equipe de vigilância matando todos e, no melhor (pior) timing possível para os tripulantes, agora mais uma vez divididos do (no) Snowpiercer.
03×10
The Original Sinners
Boki (Alex Paunovic) ainda está vivo, e é o novo Homem de Gelo de Wilford. Ele é a ponta de lança da nova guerra civil que teremos no Expresso do Amanhã.
Roche fica espremido entre as facções de André, Mel e Wilford. Mel vai perder, e se vê obrigada a fazer uma aliança a contragosto com Wilford.
Tudo parece ter voltado à estaca zero, só que não. A reviravolta que se dá é sensacional, pois nada é o que parece ser. Os roteiristas encontraram uma boa solução, se livrando de Wilford (sem matá-lo, o que pode significar o maior erro da vida deles), e os tripulantes-moradores do Snowpiercer e Big Alice se dividem e quem acredita no Novo Éden e quem decide seguir viagem.
E a escolha das pessoas são intrigantes.
Vale destacar o destino trágico de LG e o final emocionante e esperado, mas colocado em dúvida com a cena pós-crédito: 3 meses depois do fim, Melanie está conduzindo o trem e vê mísseis sendo disparados e explodidos na atmosfera. O que são ? Há alguém mais ainda vivo no mundo, responsável por esfriá-lo constantemente?
Os produtores já adiantaram que a próxima temporada de Expresso do Amanhã será a última. E não poderia ser a melhor escolha, já que nitidamente as escolhas criativas já se esgotaram aqui.
A primeira temporada foi ótima, e a segunda alcançou boa performance, mas esta se mostra a mais fraca de todas, já que não há muito espaço dentro desse trem para trabalhar mais temas. Ou há?
O que nos espera na quarta temporada de Expresso do Amanhã?
Para onde o Snowpiercer nos levará?
O que os residentes de Nova Éden construíram nesses três meses?
A HQ oitentista de Snowpiercer, Le Transperceneige (traduzida como O Perfuraneve no Brasil, do escritor Jacques Lob e do desenhista Jean-Marc Rochette, trabalha um tema que não é exatamente o mesmo do filme feito pelo cineasta Bong Joon Ho de 2013.
E no seriado de Snowpiercer (que tem produção executiva de Joon Ho), há mais mudanças, de modo que a estrutura narrativa muda por completo, a fim de se dobrar para outros temas, muito mais do que rebeliões de pessoas do Fundo, da Terceira Classe, da Segunda Classe e da Primeira Classe.
Veja as nossas resenhas da primeira e segunda temporada do seriado do Expresso do Amanhã, e embarque no Snowpiercer junto com a gente:
SNOWPIERCER, O EXPRESSO DO AMANHÃ | “Todos pelo Trem” e pela série de Jennifer Connelly
SNOWPIERCER SEGUNDA TEMPORADA | O fundo é a nova fronteira na guerra fria
/ A MARATONA JENNIFER CONNELLY.
1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
5- Essas Garotas (1988)
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996)
14- Círculo das Vaidades (1996)
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000)
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007)
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010)
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
44 – Top Gun – Maverick (2022)
curadoria e textos: tomrocha (twitter e instagram)
jornalista, estrategista de conteúdo e escrevedor de coisas escritas.
Me manda um e-mail: evertonroch@gmail.com)
E siga o perfil do insta do Destrutor, todo dia algo legal e interessante por lá também.
Formas de apoiar o Destrutor
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.
Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)
A chave PIX é destrutor1981@gmail.com
Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.
E obrigado por ler até o final =)
* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.