Teresa Jane Davis, mais conhecida como TJ Davis no mercado musical, é a cantora da trilha sonora do game Sonic R, produzido em 1997 para o console de 32-bits da Sega, o Sega Saturn.
A voz da artista tem uma pegada R&B dance, com toda a cara dos anos 90 — aceleração em refrões, batidas e invertidas carregadas de eletrônico, e pronta para pular e dançar.
Incrivelmente bem produzidas, as músicas da trilha sonora de Sonic R servem e sobram ao game de corrida a pé de Sonic, o mascote da softhouse Sega, e verdade seja dita, um ponto criativo confuso e fora da curva para o personagem, em uma série de decisões equivocadas da empresa em como trabalhar o ouriço azul no console.
Se Sonic R tem obstáculos demais a enfrentar, a sua trilha sonora vence sem dificuldades qualquer um.
As músicas ousaram trilhar um caminho diferente da maioria dos jogos de videogame, que sempre apostam em rock progressivo, um sub-pop fusion ou jazz inofensivo, presente na maioria esmagadora dos games.
As melodias e docilidade da voz de TJ Davis fogem do aspecto fantasioso e futurista de Sonic R, e ainda assim tudo se combina no jogo de forma bastante orgânica e agradável.
O poder das mulheres na música no final dos anos 1990
Poderosa, alta e cheia de melodia, TJ Davis com seu timbre preenche Sonic R de maneira efusiva e completa, exatamente como parte da última parte da década de 90 se mostrava na indústria musical.
O ano de 1997 no mercado fonográfico é marcado por diversos acontecimentos relacionados a mulherada: as Spice Girls lançavam seu single Wannabe, destronando o Unbrake My Heart da Toni Braxton, no primeiro passo das inglesas a começar a dominar o mercado; Madonna ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela sua interpretação no filme Evita; Missy Eliott também lançou seu single de estreia, The Rain (Supa Dupa Fly); a Björk lançou Homogenic, ficando mais trevosa e sombria; e a Shania Twain lançou seu disco Come on Over, que se tornou o álbum mais vendido da história da country music americana por uma artista feminina, passando de 40 milhões de cópias.
O fato da Sega, uma das maiores produtoras de videogames do planeta na época, sempre antenada com o must da indústria pop, não deixar esses fatos passarem em branco, talvez explique como que fizeram o último game de sua mascote na era 32 bits com a trilha cantada por uma mulher.
E foi uma das melhores decisões da empresa.
“Super Sonic Racing”
“Can You Feel the Sunshine”
“Living in the City”
“Back in Time”
“Work It Out”
“Diamond in the Sky”
“Super Sonic Racing”
“Number One”
TJ Davis e sua carreira sônica
e eclética no mundo da música
Teresa é britânica, está na casa dos 50 anos, e começou sua carreira como backing vocal de grandes e diversos artistas da música, o que mostra sua versatilidade e talento.
Depois de se enturmar ainda adolescente com David Brooks, seu melhor amigo na escola, com quem divida gostos musicais parecidos, eles decidiram formar uma dupla, e se mudaram para Londres em 1989.
Formaram uma banda chamada Jump the Gap, e começaram a rotina obrigatória de iniciantes em pubs e clubes londrinos. Em outra proposta, como a banda Carwash!, que tocava sucessos dos anos 70, eles começaram a ficar famosos na cena.
Teresa decidiu que precisava aumentar seu escopo de atuação, e começou a responder anúncios de músicos na Melody Maker (jornal musical mais antigo que já existiu, publicado pela primeira vez em 1926 na Inglaterra, e que em 2000 se fundiu à revista NWE).
Graças a isso, se juntou ao World of Leather, uma banda com 15 guitarristas e dois bateristas.
A moça ainda atuava em teatro para se manter financeiramente, e acabou conhecendo Nick Van Eede, músico da banda Cutting Crew, roqueiros que faziam pop rock e new wave na Inglaterra dos anos 1980, e que explodiram com (I Just) Died In Your Arms.
Teresa e Nick se deram bem e começaram a gravar juntos, e ele foi seu mentor para mais trabalhos na área musical.
É quando surge o trabalho com Gary Numan, em 1994. Cantor, compositor e produtor na Inglaterra, Gary é bastante conhecido por ser um dos pioneiros na música eletrônica comercial na Europa.
A moça também tem participações em trabalhos com o D:Ream, banda de rock irlandesa de pop rock, na mesma época. Teresa fica com eles por dois anos, e nesse tempo encontrar os caras do Take That, uma boy band inglesa dos anos 90, em um festival de música na Austrália.
Davis experimenta o lado pesado dos cordas ao ter participações como backing vocal do Blur, no disco de estreia do grupo. O quarteto é uma das maiores bandas modernas do rock inglês, formada em 1988, e que ajudou a manter viva a cena de britpop dos anos 90, junto com o Oasis.
Davis trabalhou com o letrista e compositor Eliot Kennedy (que fez canções para as Spice Girls, Boyzone e Five), o que lhe inspirou alçar voos mais altos. Ela se tornou membro da banda Björn Again, que faz covers do Abba, sua banda favorita desde a infância.
Os artistas eram talentosos, e deram suporte para as Spice Girls em apresentações na Austrália, Suécia e Noruega. Paralelo a essa trabalho, TJ Davis ainda desenvolveu outros, com artistas como Tom Jones, cantor de R&B pop que ficou muito famoso nos anos 1960 na Inglaterra, e depois em cassinos americanos de Las Vegas.
Ela já tinha experiência parecida ao cantar com Lisa Stansfield, clássica cantora inglesa da mesma linha. Teresa trabalhou com o Stereophonics, outra banda de britpop dos anos 90, e que enfiou seis singles de seu álbum de estreia, Word Gets Around, nas paradas britânicas.
A cantora fez diversas parcerias com DJs ingleses, e nos últimos anos se manteve no mundo da dance music dessa cena. O primeiro single de TJ Davis vem em 2001, com Wonderful Life, no final do ano — ficou semanas no TOP 40 Hits da Inglaterra.
Em 2003, ela trabalhou o single I Believe. Teresa também anota trabalhos com Dione Warwick, cantora americana de soul pop, R&B e gospel muito famosa nos anos 60. Dione é prima da cantora Whitney Houston.
O site pessoal de TJ Davis lista seus trabalhos da seguinte maneira:
Dream Corrosion – Gary Numan live at hammersmith apollo (1994)
Universal – Blur (1995)
World – D:ream (1995)
The Power featuring TJ Davis – D:ream (1995)
Brilliant Feeling – The Full Monty All Stars (1996)
Yesterday has gone – Pj Proby & Marc Almond (1996)
Answer My Prayer – Danny Campbell (1997)
Breakout – Seventh Sense feat TJ p& (1998)
Sonic R – Sega Saturn (1998)
Metropolis Street Racer – Sega Dreamcast (1999)
Live at the Royal Albert Hall – Bjorn Again (1999)
Dream as one – Nylon (2000)
Wonderful Life – TJ Davis (2000)
I Believe – Sash feat TJ Davis (2003)
Sonic R e as decisões
da Sega no Saturn
Sonic R foi o terceiro game de corrida do veloz ouriço azul dos videogames, e seu primeiro game em 3D da história, além de ser o único jogo original do Sonic para o Saturn.
Foi o segundo game da softhouse Traveller´s Tale, que antes tinha produzido também para a Sega o game isométrico Sonic 3D Blast, jogo de aventura lançado para o Mega Drive, já em sua fase final de carreira e produção.
Posteriormente, esse game recebeu um port para o Saturn.
O outro jogo do Sonic disponível para o Sega Saturn é Sonic Jam, uma compilação de jogos anteriores do mascote, originalmente lançados para o Mega Drive.
A recepção de Sonic R foi divisiva entre gamers e críticas. Fazer um jogo de corrida de Sonic parecia uma boa, mas a execução não entregou a diversão necessária. O ambiente 3D e os controles ruins atrapalharam muito a experiência.
E a trilha sonora, lamentavelmente, foi considerada ousada demais para a época, o que irritou muitos jogadores.
Sonic R foi o último jogo da era clássica da Sega para sua mascote. O próximo jogo de Sonic seria Sonic Adventures, que redesenhou o personagem com uma roupagem mais moderna.
O Sonic Adventures foi o primeiro jogo em 3D da série principal do Sonic, lançado pela Sega em 1998 (Japão) e 1999 (internacionalmente) para o console Dreamcast.
Como Sonic R e TJ Davis
correram juntos
A softhouse Traveller é mais conhecida na indústria por ter a licença da Lego para produzir suas dezenas de games, que até hoje são disponibilizados regularmente para os consoles atuais.
Depois de Sonic R, a empresa produziu Rascal, publicado pela hoje extinta Psygnosis, exclusivamente para o PlayStation.
O personagem principal e vários inimigos foram desenhados por Jim Henson, uma das lendas do mundo dos bonecos, criador dos Muppet Babies e de personagens do filme Labirinto (resenha).
A trilha sonora de Sonic R foi composta por Richard Jacques, profissional veterano da indústria, e que escreveu todas as canções, sempre pensando em como as pessoas iriam reagir a elas, mesmo sem nunca jogar o game.
Ele quem trouxe TJ Davis para trabalhar os vocais das músicas de Sonic R. Yuji Naka, um dos principais executivos da Sega, quando ouviu Teresa cantando Super Sonic Racing, decidiu que ela cantaria todas as demais.
O game foi desenvolvido pela Traveller´s para a Sega, mas foi nos estúdios dessa última que Richard e TJ trabalharam. Na fase final, o estúdio musical escolhido para gravar o trabalho foi o Metropolis Studios, na Inglaterra.
Foi nesse estúdio que o produtor Mark Ronson fez Back to Black para a cantora Amy Winehouse. Outros discos que saíram de lá são de obras do Queen, Michael Jackson, U2, Lady Gaga, Adele, Rihanna e Lauryn Hill.
Richard afirmou que esse foi um dos trabalhos mais difíceis de sua carreira, pois queria que a trilha de Sonic R em especial significasse muito.
Richard é britânico também. É compositor de trilhas sonoras de televisão, filmes e videogames. Tem trabalhos como James Bond 007: Bloodstone, Mass Effect, Little Big Planet 2, Alice In Wonderland, Starship Troopers e Headhunter.
Também faz trilhas para marcas comerciais fora do entretenimento, como Audi, Bacardi, Mercedes-Benz e Stella Artois. Depois de Sonic R, Richard trabalhou no videogame Jet Set Radio, inovador jogo de ação em que controlamos dois jovens skatistas e pichadores em uma Tóquio futurista.
O visual cel-shade do jogo, que imita um efeito de desenho plano e harmonioso em cima dos polígonos, foi um dos primeiros da indústria.
Em seu trabalho no game Headhunter, de 2001, da Sega, se notabilizou por ser o primeiro compositor na história a usar músicos do Abbey Road Studios, simplesmente o lugar mágico dos anos 1960 de onde saíram os primeiros discos dos Beatles e Pink Floyd.
/// NAS PRATELEIRAS. O álbum do Sonic R em CD com as músicas foi lançado no mercado fonográfico em 21 de janeiro de 1998.
/// MAIS UMA CORRIDA. O trabalho seguinte (e último) de TJ Davis no mundo dos videogames foi Metropolis Street Racer, jogo de corrida de carros da Bizarre Creations e publicado pela Sega em 2000 em seu console Dreamcast. Teresa e Richard trabalharam juntos novamente na ocasião.
/// EM EVENTOS. TJ Davis performou algumas músicas do game no evento de videogame Summer of Sonic, de 2008. Cantou Diamond in the Sky, Can You Feel the Sunshine, I Can Still Believe e Dreams Dreams.
/// SONIC R EM OUTROS LUGARES. Além de ter lançado em 1997 para o Sega Saturn, a Sega disponibilizou Sonic R em 1998 para PC, com algumas melhorias e alterações; o relançou para o mesmo em 2004 (com mais correções e melhorias); e o game está presente na coletânea Sonic Gems Collections, de 2005, para Playstation 2 e Gamecube (estes são da última versão PC).
/// REDES SOCIAIS. Você pode seguir a linda da Teresa em seu perfil no Twitter
/// SITE. Ela tem um site próprio que é a CARA dos anos 90
/// A MÚSICA EM OUTROS LUGARES. TJ Davis e seu legado musical em Sonic R duram até hoje. É possível ouvir músicas do game no jogo de luta da Nintendo que reúne estrelas de empresas de toda a indústria dos videogames, Super Smash Bros. Brawl, produzido em 2008. As canções reaparecerem na coletânea já citada Sonic Generations, de 2011, e nos games para Nintendo DS, Sonic & Sega All-Stars Racing, de 2010, e Sonic & All-Stars Racing Transformed, de 2012. O mais recente é Team Sonic Racing, de 2019, com diversas referências a Sonic R, incluindo remixes de canções como Super Sonic Racing e Can You Feel the Sunshine. Um ano antes, em 2018, no Super Smash Bros. Ultimate, as músicas de TJ Davis novamente embalavam alguns cenários de Sonic para a jogatina.
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