YUYU HAKUSHO | As lutas teen no sobrenatural e no trabalho da sociedade japonesa

Um dos maiores apelos de YuYu Hakusho, um mangá criado pelo artista Yoshihiro Togashi no começo dos anos 90, com certeza é seu estilo desbocado e levemente mais sofisticado e sério, em uma ambientação atípica nos mangás shonen, recorte mercadológico japonês para obras direcionadas a crianças e adolescentes do sexo masculino.

A série é conhecida por sua combinação de ação, drama e comédia, além de uma trama envolvente e personagens carismáticos, em uma narrativa que apresenta protagonistas jovens, mas na verdade um pouco mais velhos, e antagonistas mais perigosos e tridimensionais em um mundo que mescla conceitos mitológicos integrados à sociedade japonesa urbana dos anos 1990, tudo de um modo orgânico e criativo que funciona muito bem.

YuYu Hakusho
O sobrenatural em YuYu Hakusho é normal
YuYu Hakusho
Yusuku Urameshi, o protagonista de YuYu Hakusho
YuYu Hakusho
YuYu Hakusho é a história de 4 amigos na verdade: Yusuke, Kurama, Hiei e Kuwabara

Os protagonistas têm ansiedades a respeito do futuro, e alguns deles estão amarrados a obrigatoriedade (ou não) de estudos e formação para empregos ordinários, aos moldes dos encaixes japoneses tradicionais do mercado de trabalho.

E isso parece até se refletir no mundo dos demônios, habitado pelos youkais, que a série apresenta de modo bem original.

YuYu Hakusho
Mesmo no final do mangá, os personagens se preocupam com seu futuro profissional
Um youkai em roupas civis

A década de 1990 foi, para a economia do Japão, caracterizada pelo estouro de bolhas imobiliária e financeira que tiveram seus inícios no fim dos anos 1980. Esse fato gerou um longo período de estagnação e deflação. Isso explica também parte do final, quando Genkai deixa uma porção inimaginável de terras para seus amigos.

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho
As cidades japonesas — mais especificamente Tóquio — são recorrentes na série

O mangá de YuYu Hakusho, que tem 175 capítulos, foi lançado originalmente no Japão em 1990 pela revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha. O mangá escrito e ilustrado por Togashi (que é um mangaká, nome dado no Japão ao roteirista e desenhista de mangá), foi publicado semanalmente na revista até 1994.

YuYu Hakusho

Em seguida, foi compilado em um total de 19 volumes (chamados de tankobon no Japão), que foram lançados entre 1991 e 1994. Desde então, o mangá de Yuyu Hakusho tem sido traduzido e publicado em vários países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, em diferentes formatos e periodicidade, pela editora JBC.

Yoshihiro foi influenciado por uma série de fatores ao longo de sua carreira como mangaká, e alguns dos mais notáveis incluem os clássicos do gênero de horror, como os contos de terror do escritor e poeta americano Edgar Allan Poe (1809-1949) e o filme alemão Nosferatu (1922).

Isso se reflete em YuYu Hakusho por meio de seus elementos sobrenaturais e assustadores, e que somados ao mood dos mangás de ação e aventura, como Dragon Ball (criado por Akira Toriyama e publicado também pela Weekly Shonen Jump, de 1984 a 1995, com os 519 capítulos individuais coletados em 42 volumes pela Shueisha), deu outra das influências evidentes para YuYu Hakusho: a forte presença de lutas e elementos sobrenaturais.

YuYu Hakusho
Toguro e Yusuke
YuYu Hakusho
O segundo maior desafio de Yusuku Urameshi e seus amigos: o ex-Detetive Sobrenatural Sensui

Isso permitiu que a série abordasse temas mais maduros e complexos, como amor, amizade, morte e responsabilidade, e até mesmo a vida após a morte, o sobrenatural e a violência e a morte.

Esses temas mais profundos e emocionais ressoam melhor com um público mais velho. Os personagens de Yuyu Hakusho não são apenas lutadores poderosos, mas também têm motivações, medos e vulnerabilidades que são exploradas ao longo da história, que tem uma abordagem mais realista e crua em relação à violência e à morte.

E ainda que a luta impere, a dramaticidade de muitos confrontos é elevado acima dessa trocação simples de porrada, em um hábil manejo de relações entre os personagens que Yoshihiro promove.

YuYu Hakusho
Personagens fumando? SIM.
YuYu Hakusho
Suicídio? Mais complicado que isso na verdade.

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho

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YuYu Hakusho

YuYu Hakusho
Desmembramento é o mood recorrente em YuYu Hakusho

YuYu Hakusho
Ainda assim há dramaticidade em muitos dos confrontos. O de Genkai contra Toguro é o melhor da série

As batalhas são sangrentas e violentas, e personagens importantes morrem permanentemente ao longo da história, o que ajuda a dar um senso de perigo real à narrativa.

Esses elementos também têm diversas camadas de filosofia e espiritualidade, o que resultou em uma combinação única, em um mangá inovador e memorável, que continua a ser apreciada por muitos fãs de cultura pop até hoje.

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho
A construção de expectativa é poderosa em YuYu Hakusho. Essa porrada foi imensamente desejada por vários episódios

Em 1990, o mercado de mangá no Japão já havia se expandido para além das fronteiras do país, com muitos títulos sendo traduzidos e publicados em outros idiomas em todo o mundo.

Além de YuYu Hakusho, faziam sucesso obras como os já citados Dragon Ball (já estava na famosa fase Z) e Jojo’s Bizarre Adventure, o drama esportivo Slam Dunk, de Takehiko Inoue; a comédia romântica Video Girl Ai, de Masakazu Katsura, entre outros.

A trama de lutas em meio a um contexto sobrenatural permeou a maioria das produções do gênero nos anos 1980 nos mangás. Hokuto no Ken (também conhecido como Fist of the North Star), de Buronson e Tetsuo Hara, que foi publicado de 1983 a 1988, é um clássico da indústria de mangás; Jojo’s Bizarre Adventure, de Hirohiko Araki, que começou em 1987 e ainda está em andamento, apresenta muitas lutas sobrenaturais envolvendo personagens com habilidades especiais; e Saint Seiya, os mundialmente famosos Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada, que começou em 1986 e tem obras como mangás e animes publicados até hoje, fizeram muito uso desse tema.

Seiya, o Cavaleiro de Bronze de Pégaso

SHINGO ARAKI | Elegância, poder e cinética dinâmica em desenho animado

No Brasil, o mangá de Yuyu Hakusho foi licenciado pela editora JBC e publicado em 38 edições meio-tanko entre novembro de 2002 e novembro de 2004. Entre fevereiro e março de 2005 a editora publicou três volumes film comics da série. Em outubro de 2014 o mangá foi relançado em formato tankobon até abril de 2016.

YuYu Hakusho
Yoshihiro Togashi, nas últimas fases do mangá, já tinha metido o foda-se e sua arte era algo menos que rascunhos

O sobrenatural

O título YuYu Hakusho tem muitos significados. Um deles pode ser traduzido para o português como “Poder Espiritual Bruto“, embora a tradução exata possa variar dependendo do contexto. O termo “yuyu” se refere a algo que é misterioso, assustador ou sobrenatural, enquanto “hakusho” significa “relatório” ou “certificado“. Yu também pode significar fantasmagórico ou fantasma, e seguido por um segundo Yu, pode ser compreendido como “brincalhão“, “atrapalhado“.

YuYu Hakusho
Esse “subtítulo” Ghost Files é da versão americana de YuYu Hakusho

Juntos, esses termos descrevem a história do personagem principal, Yusuke Urameshi, que morre inesperadamente em um acidente e é posteriormente revivido como um detetive espiritual, encarregado de proteger o mundo humano de ameaças sobrenaturais. 

O próprio nome do protagonista é um trocadilho. Yusuke significa “Ajudante de Fantasma“, e seu segundo nome, Urameshi, é uma expressão usada para representar ressentimento, geralmente dita pelos espíritos, segundo o folclore japonês.

Antes de YuYu Hakusho aparecer no mercado, a temática de sobrenatural já era um tema popular no Japão, especialmente em obras de ficção e histórias de terror. Muitas vezes, essas histórias envolviam fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais que se acreditava habitar o mundo espiritual.

Na literatura japonesa, obras como Kwaidan: Histórias e Estudos de Coisas Estranhas (1904), de Lafcadio Hearn, exploravam o folclore japonês e as histórias sobrenaturais. Lafcadio, além de jornalista, era também fissurado por histórias de fantasma, demônios e mundos fantásticos, o que levou-o a coletar de fontes orais e antigos livros, com as histórias mais impressionantes e maravilhosas da cultura japonesa.

YuYu Hakusho
Dois dos “Reis” de Makai, o Mundo das Trevas: a mascarada Mukuro e o poderoso Yomi

A série se baseia principalmente na crença budista na vida após a morte, e Togashi criou conceitos como Ningenkai (o mundo dos humanos), Reikai (o mundo espiritual, para onde todos vão após serem mortos) e Makai (o mundo das trevas habitado pelos youkais).

O gênero de “youkai” (criaturas sobrenaturais da mitologia japonesa) — que são os principais antagonistas em YuYu Hakusho –, sempre teve um papel importante na cultura popular japonesa, incluindo a literatura, arte e até mesmo na vida cotidiana.

Os youkai são criaturas sobrenaturais da mitologia e folclore japonês que apareceram em diversas formas de arte e entretenimento muito antes de Yuyu Hakusho. Parte da mitologia os situa como habitantes do inferno japonês (o chamado Makai, presente na série), com muitos deles com características animais, como os kappa (“tipo tartaruga”), os tengu “tipo corvo”) e milhares de outros.

Essa inspiração também passa por contos e lendas populares, como podemos ver no mood de design e repertório dos integrantes do Time Uraotogi, na fase do Torneio das Trevas.

Time Uraotogi, que junta aspectos de lendas populares japonesas com youkais

A série de Togashi também empresta elementos da mitologia chinesa, como as quatro bestas sagradas dela representadas nos quatro antagonistas de uma fase do anime: Seiryu representa o dragão, Genbu a tartaruga, Byaku o tigre, e Susaku como a representação da fênix.

O kanji (estilo gráfico da letra japonesa) para youkai é composta na verdade por duas outras mescladas: uma significa algo como “calamidade” e outra “aparição” ou “mistério”.

Mesmo eles são usados pelo autor para falar de trabalho e objetivo profissional. Ele está no núcleo das duas maiores fases da obra, sendo o objetivo de Sakyo, o membro executivo do Time Toguro, e revisto na fase seguinte, com Sensui (por outros motivos).

YuYu Hakusho
O vilão Sakyo (repare que é um executivo no mood “salaryman” japonês) tem um plano que permeia a narrativa de YuYu Hakusho. Ele é um dos homens mais ricos do mundo (qualquer deles da série rs) e tudo que quer é…abrir um buraco

YuYu Hakusho

YuYu Hakusho
Um buraco para o Mundo das Trevas, já que as fendas naturais permite apenas a passagem de youkais com certo nível de poder, o que restringe outros youkais mais poderosos — e perigosos
YuYu Hakusho
Que tipo de ameaças poderiam aparecer se Sakyo conseguisse seu intento?
O plano de Sakyo apavora os membros do Black Black Club, organização secreta de homens que escravizam youkais para seus propósitos escusos
YuYu Hakusho
Toguro se encarrega de matar todos os membros e seus guarda-costas youkais. O lutador tem todo o interesse de querer que o buraco abra, pois assim poderia encontrar oponentes a altura de sua força

Na literatura japonesa, as histórias sobre youkai remontam há séculos, como em Konjaku Monogatari (“Contos do Passado e do Presente“), uma coleção de histórias folclóricas compiladas durante o período Heian (794-1185).

Essas histórias muitas vezes envolviam espíritos, fantasmas e outras criaturas sobrenaturais que se acreditava habitar o mundo espiritual.

Os youkai também eram frequentemente retratados na arte japonesa, incluindo as xilogravuras conhecidas como ukiyo-e e outros tipos de pinturas. Essas obras de arte muitas vezes representavam youkai em diversas formas e tamanhos, desde pequenos animais como raposas até criaturas gigantescas com poderes sobrenaturais.

De novo, Togashi usa essa magia folclórica no âmbito social do trabalho, com o Black Black Club, uma organização formada por humanos imensamente ricos que usam youkais para seus propósitos escusos, como cometer crimes, governar países e satisfazer desejos pessoais, em uma inversão de expectativas, com os demônios como vítimas e os humanos como diabólicos.

Black Black Club

Na televisão japonesa, programas de variedades e programas de terror frequentemente incluíam histórias e lendas sobre youkai, ajudando a popularizar ainda mais essas criaturas na cultura popular japonesa.

Aliás, o fato dos japoneses encararem as problemáticas inerentes ao youkais, que nem sempre eram necessariamente diabólicos, encontrou diversas barreiras no Ocidente quando mangá e anime apresentaram esses personagens.

Nos Estados Unidos os youkais foram tratados como demônios ou mesmo espíritos. Nas dublagens brasileiras, os youkais viraram monstros.

YuYu Hakusho

De qualquer maneira, isso se tornou uma das maiores e mais legais marcas de YuYu Hakusho, com os youkais/monstros refletindo nossa sociedade (japonesa) urbana atual (anos 1990), especialmente percebida na saga Torneio das Trevas (capítulos 52 a 112 do mangá e episódios 26 a 66 do anime). A galera de demônios ali torcendo é um clássico da estética anime noventista.

Alguns dos youkais na galera eram inesquecíveis. Como esse “galináceo”

O youkai com óculos de John Lennon

Alguns youkais são feios. Já outros…

Os youkais já tinha sido usado com sucesso muito anos antes de YuYu Hakusho. GeGeGe no Kitaro (1959), de Shigeru Mizuki, foi um dos primeiros mangás populares a apresentar youkais como personagens principais. Dororo, de Osamu Tezuka, publicado originalmente em 1967, é uma história de ação e aventura que apresenta youkais em um cenário feudal.

A história segue o jovem samurai Hyakkimaru e seu companheiro Dororo enquanto eles lutam contra demônios para recuperar os órgãos que foram roubados de Hyakkimaru quando ele era um bebê. Tezuka, simplesmente “O Deus dos Mangás“, dispensa apresentações.

Dodoro, outro clássico de Osamu Tezuka

Quem teve sucesso também em usar a mesma temática de youkais de YuYu Hakusho foi InuYasha, obra de Rumiko Takahashi, publicado originalmente em 1996, uma história de fantasia que segue a adolescente Kagome Higurashi, que é transportada para o Japão feudal, onde ela se junta a um meio-youkai chamado Inuyasha em sua busca pela Joia de Quatro Almas. A história apresenta uma grande variedade de youkais e outros seres sobrenaturais.

O que YuYu Hakusho fez com seu mangá — e anime — em 1990 certamente ajudou a aumentar ainda mais essa popularidade dos youkai na cultura pop japonesa, e depois mundial.

A série teve um impacto duradouro na indústria de anime e manga, inspirando outras séries e criando uma legião de fãs fiéis ao redor do mundo. Até hoje, a série é amplamente considerada uma das melhores do gênero e continua a ser apreciada por fãs de todas as idades.

Alguns dos animes que foram influenciados por Yuyu Hakusho foram exatamente Naruto, uma série que trabalha muito o desenvolvimento de personagens e o uso de lutas intensas e ação sobrenatural, e Bleach, que também tem uma forte presença de lutas sobrenaturais, além de personagens carismáticos e enredos intensos. Fullmetal Alchemist e Death Note também bebem muito da série de Togashi.

A força interior de YuYu Hakusho explodiu com força para outras obras posteriores, como Naruto e Bleach

O anime de YuYu Hakusho

A indústria de mangá no Japão em 1990, quando YuYu Hakusho saiu, já era uma indústria estabelecida e em rápido crescimento. Naquela época, os mangás já haviam se consolidado como uma das formas mais populares de entretenimento no país, e muitos mangás se tornaram fenômenos culturais com milhões de leitores.

A indústria era dominada por grandes editoras, como a Shueisha, Kodansha e Shogakukan, que publicavam a maioria dos títulos mais populares. A publicação de mangás era feita principalmente em revistas semanais e mensais, como a Weekly Shonen Jump, que era a principal revista de mangá voltada para o público masculino jovem.

E como todo mangá popular, YuYu Hakusho foi adaptado para o anime, nome dado aos seriados de desenhos animados no Japão. A série animada foi produzida pela Fuji TV, em parceria com a Yomiko Advertising, e desenvolvida pelo Estúdio Pierrot.

A obra de Togashi se tornou uma série de anime com 112 episódios, que foi exibida entre 1992 e 1995.

 

O Studio Pierrot que produziu a animação de YuYu Hakusho foi fundado em 1979, e além de YuYu Hakusho, fez animes bastante conhecidos, como Urusei Yatsura (1981-1986); Fushigi Yuugi (1995-1996); GTO – Great Teacher Onizuka (1999-2000); Power Stone (1999), baseado em um jogo da Capcom, e surpreendentemente bom; e ultrafamoso Naruto (2002-2007); Bleach (2004-2012); Tokyo Ghoul (2014-2018) e outros.

Embora compartilhem muitos elementos em comum, existem diferenças importantes entre o mangá e o anime de Yuyu Hakusho.

Primeiro que o mangá de Yuyu Hakusho é mais longo do que a versão animada, o que significa que temos menos detalhes e subtramas na animação. Além disso, o mangá também apresenta um enredo mais complexo e aprofundado em termos de espiritualidade nos primeiros capítulos, aspecto esvaziado no anime.

O estilo de arte do mangá, que é bem característico no traço de Toshihiro Togashi, ganhou um pouco mais de dinamismo e algo mais colorido e animado no anime, em vez de ser sombrio e detalhado como no mangá.

O character design dos personagens de Yu Yu Hakusho no anime foram criados pela artista Mari Kitayama. Ela foi a responsável por dar vida e personalidade a cada um dos personagens da série a partir do 20º episódio (a luta final contra Suzaku), e ficou até o final da série, inclusive fazendo trabalhos mais recentes na franquia.

Os jovens Toguro e Genkai
O grupo de ninjas do Mundo das Trevas
A primeira aparição dos irmãos Toguro na série

A melhor luta de YuYu Hakusho: Hiei vs. Bui

Alguns personagens foram representados de maneira mais amena em comparação com o mangá. No mangá, Yusuke fumava, apostava e praticava pequenos roubos aos 14 anos de idade, todas características mais veladas na animação.

Há cenas que foram censuradas em relação ao mangá, principalmente devido a restrições de tempo e conteúdo para transmissão na televisão. Por outro lado, o anime tem alguns episódios de preenchimento que não aparecem no mangá, frequentemente adicionados para estender o tempo de exibição da série na televisão.

E o final do anime é um pouco diferente do final do mangá.

Uma das maiores diferenças do final do anime e mangá é a ausência do pai de Yusuke na animação
Destaque aqui para a arte de Togashi, cheia de experimentações gráficas, com formas, conteúdos e estilos diferentes para uma mesma composição

O anime de YuYu Hakusho foi transmitido pela extinta Rede Manchete entre 1997 e 1998, em uma dublagem sensacional feita pelo estúdio Audio News Rio, que inseriu gírias e trocadilhos tipicamente brasileiros nas falas dos personagens. Ela ficou sob direção de Marco Ribeiro, que também dublou o protagonista Yusuke. Era impossível esquecer o “Ahhh, eu sou Toguro!!!“, referência direta a “Ah! Eu Tô Maluco!”, um dos maiores sucessos do funk carioca em 1997, da banda Movimento Funk Clube.

A galera de youkais sempre torcia contra os heróis…
…e muitos deles pagavam com a vida por isso.

Destaque também para a música de abertura, Hohoemi no Bakudan, abrasileirada pelos cantores Luigi Carneiro (Luiz Henrique na época) como Sorriso Contagiante. A música se tornou uma das icônicas por aqui.

De acordo com uma matéria de Omelete, um CD de músicas BR de Yu Yu Hakusho estava em desenvolvimento, mas o material foi roubado do estúdio de Luiz Schiavon, ex-RPM. Os ladrões levaram masters (material bruto gravado em fitas magnéticas) também de Chitãozinho & Xororó e de trilhas de novela.

A música original é da cantora japonesa, Matsuko Mawatari, uma canção lançada como single em 1992, presente no disco Nice Unbalance. Ela também canta a música de encerramento, Sayonara Bye Bye.

YuYu Hakusho passou depois na RedeTV! em 1999. Em 2004, foi transmitida com uma nova dublagem pelo Cartoon Network no bloco Toonami (com grande parte dos mesmos dubladores, mas inferior ao que tinha sido apresentado antes, ainda que a primeira tivesse erros), sendo retransmitida em 2005, 2007 e 2008 pela Rede 21, Band e PlayTV, respectivamente.

Além dos 112 episódios, YuYu Hakusho teve um filme animado e outros especiais em vídeo, os chamados OVAs (Original Video Animation), um formato de animação lançado diretamente ao mercado de vídeo.

O primeiro foi YuYu Hakusho – O Rapto de Koenma (1993), seguido de YuYu Hakusho: Eizou Hakusho 1 (1994), lançado depois do final do anime. Esse OVA relembrou as principais lutas, mas trouxe dois conteúdos inéditos: uma entrevista com o Time Urameshi, uma entrevista com os dubladores e uma animação inédita.

Reconhece essa garotas?

O sucesso fez a Fuji TV/Yomiko Advertising/Estúdio Pierrot produzir YuYu Hakusho: Eizou Hakusho 2 (1995-1996), também com cenas que recapitulam momentos marcantes do anime, além de novas montagens com cenas inéditas dos quatro protagonistas e uma compilação dos sonhos de Yusuke.

O filme animado foi Yu Yu Hakusho: Invasores do Inferno (1994), que se passa após os eventos finais da série animada. As animações mais recentes foram lançadas em 2018. YuYu Hakusho: Dois Tiros, um OVA que se passa 1 ano antes de Hiei e Kurama conhecerem Yusuke, e YuYu Hakusho: Tudo ou Nada, um OVA que traz trechos da história que foram cortados da parte final do anime, uma espécie de penúltimo episódio para a série.

Isso foi o mais perto que Togashi chegou perto de YuYu Hakusho, já que desde 1998 ele desenvolve o mangá Hunter x Hunter, que obteve um sucesso similar ao da turma de Yusuke, com toneladas de episódios de animes games e outros derivados.

Arte de Yoshihiro Togashi, com a galera de YuYu Hakusho e Xunter x Hunter

Uma série live-action de Yu Yu Hakusho está sendo desenvolvida pela Netflix e deve estrear em dezembro de 2023. Mas vendo o que fizeram com Cowboy Bebop, vamos nos abster de comentar.

/ VIDEOGAMES. Apesar de ter se tornado uma potência nos mangás e animes, YuYu Hakusho não obteve o mesmo impacto nos videogames. Há mais de 20 jogos de videogame da franquia, sendo que o primeiro está fazendo 30 anos: YuYu Hakusho: Yami Shobu!! Ankoku Bujutsukai (1993), para o TurboGrafx CD.

A maioria foi lançada apenas no Japão. Entre eles temos jogos da Tomy lançados para Nintendo Game Boy, da Namco para Super Famicom (o Super Nintendo no Japão) e consoles da Sega, da Atari para consoles de 128-bits além de muitos outros.

Os jogos da série possuem vários gêneros diferentes, embora muitos tenham elementos de ação e luta em relação aos arcos da história do mangá, mas infelizmente, poucos deles memoráveis. Um bem querido pelos fãs e gamers em geral é Yu Yu Hakusho: Tokubetsu Hen (1994), para Super Nintendo.

O game do SNES não é exatamente um game de luta convencional, e faz uso de sprites para reproduzir cenas do anime, de um modo bem criativo

Os mais legais se destacam por usar sequencias do anime em passagens pelo jogo, como o game chamado simplesmente YuYu Hakusho (1996), do 3DO. A Tomy (que se fundiu com a Takara em 2006, softhouse que fez o primeiro game 3D de luta com armas nos videogames, Battle Arena Toshinden) também fez a maior parte dos games da franquia Naruto.

YuYu Hakusho Final: Makai Saikyo Retsuden (1995), para o Super Nintendo

/ YUYU HAKUSHO + FAGNER. E essa versão mash-up da abertura com uma música do cantor Fagner? É com a música Bola de Cristal, do disco A Mesma Pessoa (1984). Ficou simplesmente perfeita: tema e harmonia da animação com a letra.

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