ETOILE | Jennifer Connelly no Cisne Negro dos anos 80

Etoile, o Cisne Negro dos anos 1980, é um filme italiano dirigido por Peter Del Monte, e estrelado por Jennifer Connelly, um suspense soft de terror, que antecipa vários dos temas com que o diretor Darren Aronofsky usou para construir seu Cisne Negro, mais de 20 anos depois. Etoile é o quinto filme da carreira de Jennifer Connelly, e mais uma vez a morena está no país da bota para atuar.

Etoile
(Etoile, de 1989,
de Peter Del Monte)

O longa-metragem mostra Jennifer Connelly como a bailarina Claire Hamilton, uma jovem que se envolve em uma trama misteriosa que parecer ter algo de sobrenatural. Jennifer tinha 17 anos na época das gravações, e isso começa a se refletir nos papéis que executa na carreira.

Seu crédito é destaque da abertura de Etoile, onde já é possível notar a importância que seu nome como chamariz de protagonismo alcançaria — seu trabalho anterior, Labirinto, lhe deu projeção, e ela começa a colher mais frutos agora.

Etoile foi influenciado pelo clássico Suspiria, que também mostra uma bailarina envolvida em um covil de bruxas, na academia de dança em que estuda. Suspiria é do mestre do terror Dario Argento, que dirigiu Jennifer em seu filme Phenomena, o segundo filme da atriz.

Jennifer Connelly Etoile
As cores usadas — nada sutis — dizem muito a respeito do estado mental de Claire ao longo de todo o filme

O balé de Jennifer Connelly
no Cisne Negro de Etoile

De tom bem mais leve que Phenomena, mas também misterioso, Etoile começa com Claire recém chegada em Budapeste, Hungria, para participar de um teste para a nova produção do Cisne Negro, um dos maiores espetáculos em apresentações de balé.

No dia de sua audição, ela observa uma concorrente no teste, e ao ver o destrato que o juri lhe dá, desiste de participar.

Na fuga, ela vai para o porão do prédio, onde encontra um antigo teatro. Se sentindo menos nervosa, e mais calma e inspirada, ela arrisca uns passos no local. Um homem velho a observa, Marius Balkan, antigo diretor de balé do local. Ele sussurra o nome “Natalie” ao ver Claire dançando, e assim temos o começo da trama do filme. E é nesse trecho que Etoile começa a se parecer com o Cisne Negro de Darren.

No hotel onde está hospedada, Claire conhece Jason, e se envolve romanticamente com o rapaz. Pena que o cara mais pareça um stalker — sempre atrás dela se possível. Talvez isso se dê ao próprio estilo do filme, parte história de amor, parte história de possessão suave.

Num passeio do casal, perto de um cemitério (que droga de rolê que é esse?), eles visualizam um casarão velho, pertencente a uma antiga dançarina chamada Natalie Horvath, que performou o Cisne Negro mais de 100 anos atrás. Lá dentro, há uma sala de estudos da dança, e Claire se encanta com o lugar.

Então as coisas começam a tomar outro rumo, e surge indícios de uma possessão (Natalie?), o que faz Claire perder sua identidade, parecendo estar sob um encanto (esse sim mágico), que a faz desconhecer as pessoas e agir como outra pessoa. Natalie teve um destino trágico não-informado, e nunca performou a peça, e Claire se encaminha para o mesmo destino, pois começa a treinar para uma apresentação de balé, sob a direção do mesmo homem misterioso que a observou dançando no teatro no começo do filme.

Mas dada a natureza stalker de Jason, Clarie não fica muito tempo sem acompanhamento, e é ele quem se encarrega de solucionar todo o mistério. Claire fica com os olhos fortemente delineados em preto quando parece ser outra pessoa, e sua mudança quando está vestindo preto no traje de bailarina é notável. Quando os dois finalmente transam, ela tem a oportunidade de matá-lo, mas um “eu te amo“, solto durante o sono pelo rapaz, faz balançar a moça, que desiste da intenção.

Jennifer Connelly Etoile
Até onde Claire consegue resistir a sua nova personalidade? Ou seria possessão?

Na parte final, quando Jason se encontra encurralado, e se depara literalmente com um pássaro feroz que o ataca (um cisne negro do capeta?), e Claire, perigosamente se aproximando do ato final da peça Cisne Negro e prestes a encontrar seu destino, o desfecho se mostra bem bolado, e funciona. O filme deixa a dúvida de quem influenciava quem. O pássaro era a Natalie? O animal era um avatar do dançarino de preto usando máscara (o homem misterioso do começo do longa)?

Jennifer Connelly Etoile

Jennifer Connelly Etoile

Jennifer Connelly Etoile
As imagens finais de Etoile criam um excelente clímax de ação de personagens e cenários

Jennifer Connelly é o
principal espetáculo em Étoile

Etoile, que é mais conhecido como Ballet fora da Itália, é o nome dado no balé para a principal bailarina de um espetáculo, também conhecido pelo nome de prima ballerina assolutaÉ um posto que preza pela alta dedicação e virtuosismo, e que possui uma grande responsabilidade.

A palavra étoile significa estrela em francês. Os elementos sobrenaturais do filme são bons, pois criam uma atmosfera competente de camadas que nos deixam apreensivos. Há sempre um mistério lânguido atrás das portas, em corredores solitários, caminhadas e contemplações lentas. Com toques cinematográficos que David Lynch usa muito, a narrativa, os cenários e a fotografia do filme conversam diretamente com esses aspectos, tornando tudo onírico. Há fumaça e neblina em muitos momentos.

Jennifer Connelly Etoile
Peter Del Monte e Jennifer Connelly durante as gravações de Etoile

Peter Del Monte dirigiu Etoile em cima um roteiro de Franco Ferrini, o mesmo que ajudou Dario Argento em Phenomena. O que explica a junção novamente de Jennifer Connelly com o tema sobrenatural em um filme.

Jennifer Connelly Etoile

5º filme de Jennifer Connelly
Étoile
Itália

/// 1989. Nos cinemas passavam filmes como A Bolha Assassina, Cocoon II – O Regresso, Moonwalker, Loucademia de Polícia 6, Mississipi Em Chamas, Terror a Bordo, Nas Montanhas dos Gorilas, Indiana Jones e a Última Cruzada, Uma Noite Alucinante – A Morte do Demônio, Faça a Coisa Certa, Um Morto Muito Louco, 007 – Permissão para Matar, O Castelo no Céu, Máquina Mortífera 2, A Hora do Pesadelo 5 – O Maior Horror de Freedy, Brinquedo Assassino, Cemitério Maldito, Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers, Batman, Cegos, Surdos e Loucos, Eles Vivem, De Volta para o Futuro Parte II, Os Caça-Fantasmas 2, O Segredo do Abismo, Além da Eternidade, Quem Vê Cara Não Vê Coração, entre outros.

/// NÃO VEIO PRA CÁ. Jennifer Connelly e seu Etoile é mais um filme da atriz que não foi lançado oficialmente no Brasil

/// NUNCA CITADO. Darren Aronofsky nunca citou Etoile de Jennifer Connelly para criar seu Cisne Negro. O diretor e a atriz trabalhariam juntos em duas oportunidades: nas filmagens de Requiem Para um Sonho, de 2000, e em Noé, de 2014.

Jennifer Connelly e seu Instagram: https://www.instagram.com/jennifer.connelly/

/ OS FILMES DE JENNIFER CONNELLY.

1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986) 
5- Essas Garotas (1988) 
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996) 
14- Círculo das Vaidades (1996) 
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000) 
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007) 
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010) 
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
44- Top Gun – Maverick (2022)
45- Bad Behaviour (2023)

/ AS SÉRIES DE JENNIFER CONNELLY.

1- The $treet (2000)
2- O Expresso do Amanhã/Snowpiercer (2020-2024)
3- Matéria Escura (2024)

Obrigado por ler até aqui!

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.

Apoie meu trabalho

  • Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
  • Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
  • O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!

O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)

Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.

LEIA TAMBÉM:

RÉQUIEM PARA UM SONHO | Jennifer Connelly e o apocalipse moral das drogas