Em 1982, a HQ francesa Le Transperceneige foi publicada, e em 2013, o filme Snowpiercer (traduzido aqui como Expresso do Amanhã), o primeiro em inglês do diretor e escritor Bong Joon Ho, foi lançado nos cinemas, o que levou o quadrinho a sair também no Brasil, com o nome de O Perfuraneve, mas foi com a série Snowpiercer — também chamada de Expresso do Amanhã — que uma maior audiência foi impactada com a obra.
A série estreou no canal americano TNT e depois na plataforma de streaming Netflix, e Snowpiercer, uma distopia climática passada em um futuro pós-apocalíptico numa Terra congelada, se tornou o segundo seriado da atriz Jennifer Connelly em sua longa, diversa e premiada carreira no cinema.
Felizmente, a experiência de um sci-fi antropológico ambientalista se provou muito melhor que o primeiro seriado que ela estrelou, há exatos 20 anos, quando fez The $treet, série que enfiava Barrados no Baile dentro de Wall Street na Nova York do ano 2000.
No mundo de Expresso do Amanhã — quadrinhos, filme e o seriado — um trem com quilômetros de extensão é uma Arca de Noé moderna, percorrendo os trilhos congelados de uma Terra condenada ao branco vazio onde nada vive.
Os únicos seres humanos existentes estão no trem Snowpiercer. Essa máquina cheia de gente é um microcosmo do sistema de classes, com passageiros ricos que pagaram enormes quantias em dinheiro por seus lugares na luxuosa primeira classe, seguidos por profissionais qualificados na segunda classe, trabalhadores de baixo nível na terceira classe e os clandestinos (que forçaram sua entrada no trem quando saía pela primeira vez) na cauda, onde são forçados a viver em condições degradantes e a sobreviver comendo barras de proteína viscosas.
A HQ oitentista trabalha um tema que não é exatamente o mesmo do filme de Bong Joon Ho, que adaptou muito da obra original do escritor Jacques Lob e do desenhista Jean-Marc Rochette.
E no seriado, que tem produção executiva de Joon Ho, há mais mudanças, de modo que a estrutura narrativa muda por completo, a fim de se dobrar para uma inesperada trama detetivesca, em meio a rebeliões de pessoas do Fundo, da Terceira Classe, da Segunda Classe e da Primeira Classe.
Assim, Snowpiercer, O Expresso do Amanhã, a série, é um programa de mistério de assassinato, pelo menos na primeira metade da temporada inicial, que conta com 10 episódios.
Aliás, esse formato ideal de apenas 10 episódios se mostra o ideal para um exercício livre de imaginação e criatividade, livre de gorduras e barrigas narrativas, ainda que no todo, Snowpiercer, a série, cambaleie em alguns momentos.
Enquanto o filme de Bong começou pela cauda e avançou sem parar em frente (a vida é em frente, afinal), a série de Snowpiercer joga luz sobre as perspectivas e expectativas de personagens de todas as seções.
E nisso reside a maior força do seriado, ao criar conexão imediata em pessoas distantes umas das outras — social e fisicamente, ao mesmo tempo em que tempera tudo com desvio de caráter em todos os personagens principais, sejam eles bons e maus — ou assim somos levados a crer.
Melanie Cavill (Jennifer Connelly) é a voz oficial do trem, a responsável pela chamada “Hospitalidade“, seção encarregada de toda a alta burocracia e manejo social do Snowpiercer.
Ela é seguida de perto por Ruth Wardell (Alison Wright) e outros na hierarquia, como a guarda Bess Till (Mickey Sumner) e seu colega Oz (Sam Otto).
O protagonismo fica por conta de Andre Layton (Daveed Diggs), detetive que desempenha papel similar ao de Malenie como uma importante e informal “voz do fundo”, até ser convocado pela administração do Snowpiercer para investigar um assassinato misterioso, o que põe para rodar o verdadeiro trem da série.
Mais do que refazer de forma expansiva o enredo da HQ Le Transperceneige ou do filme Expresso do Amanhã, série do Snowpiercer toma a correta decisão de se distanciar dessas versões e contar a sua própria história de abusos da raça humana enquanto animal social.
Jennifer Connelly brilha ao demonstrar a verdade através de uma personagem que tem que equilibar vários impossíveis dentro de uma lata de metal com milhares de pessoas, que estão constantemente fingindo para atingir seus objetivos.
A construção desse trem
Bong Joon Ho, autor de filmes como Memórias de um Assassino (2003), Mother – A Busca Pela Verdade (2009) e o oscarizado Parasita (2018), descobriu a HQ Le Transperceneige no final de 2004, durante a pós-produção de seu filme O Hospedeiro (2006).
Depois de filmar Expresso do Amanhã em 2013, outro trem começou a andar. Em novembro de 2015, Marty Adelstein, produtor da popular série Prison Break (2005), adquiriu, por meio da Tomorrow Studios, os direitos de desenvolver uma série de televisão baseada no filme de Snowpiercer, e logo ela começou seu desenvolvimento, que durou quase cinco anos — inclusive com Joon Ho na produção executiva — e esse trem percorreria várias equipes e redes criativas até chegar na estação TNT e Netflix.
O programa foi originalmente desenvolvido por Josh Friedman (responsável pela série The Sarah Conner Chronicles, de 2008, baseada na filme O Exterminador do Futuro), e teve seu episódio-piloto dirigido por Scott Derrickson, que fez filmes como O Exorcismo de Emily Rose (2005), O Dia em que a Terra Parou (2008) e Doutor Estranho (2016).
Além de dirigir o piloto da série, ele também foi o produtor executivo. Mas o pedido de regravações massivas do piloto, com alterações profundas nos roteiros e caracterização de personagens, fez Josh e Scott pularem fora do trem da série Snowpiercer.
A estrela principal do seriado de Snowpiercer, Jennifer Connelly, atriz consagrada dos cinemas, dona de um Oscar, e que já tinha trabalhado com Scott em O Dia em que a Terra Parou, ficou.
Até porque a personagem de Jennifer desempenha um papel central e bombástico na trama.
As diferenças criativas devem ter sido gigantescas. De acordo com o próprio Scott, em sua conta no Twitter, “o roteiro piloto de TV de 72 páginas de Expresso do Amanhã (escrito por Josh Friedman) é o melhor que eu já li. O piloto de longa-metragem que fiz desse roteiro pode ser o meu melhor trabalho. O novo showrunner tem uma visão radicalmente diferente para o show. Estou renunciando à minha opção de dirigir as refilmagens extremas”, em tradução livre de um post dele. Veja aqui.
Além de tudo isso, a ideia inicial da produção da serie de Snowpiercer era lançar a série no canal TBS, dedicado para comédias, mas por sorte acabou mesmo no TNT.
Ambos são canais da Turner, empresa que responde diretamente para a WarnerMedia, que elaborou melhor a divisão, por conta do serviço de streaming HBO Max, que ordenou a mudança.
A versão disponível na Netflix credita Scott Derrickson apenas como produtor executivo, enquanto Friedman recebe o título de co-criador junto com Graeme Manson, o co-criador de Orphan Black (2013), série de televisão canadense de ficção científica e suspense. Foi Manson quem formatou Snowpiercer como uma versão viável como série.
É creditado a ele a peculiar — e bizarra — visão policial e inversão de expectativas daquela vista no filme de Bong. E o diretor James Hawes (Black Mirror, Doctor Who) foi chamado para executar os novos episódios.
A trama original de Jacques Lob nas HQs é com Perloff, pobre do fundo, que junto com Adeline Belleau, uma “classe média pobre” do meio, começam a integrar uma rebelião.
O Coronel Krimson é um dos que mandam no trem, e ao notar que ele está começando a ficar lento, o que iria atrapalhar a geração de energia por cinética, a fonte de energia, toma como única medida possível se livrar dos vagões onde há gente pobre.
Também há um vírus perigoso em circulação e outros recursos narrativos não-usados por Joon em seu filme. Então é de se esperar uma liberdade criativa tomada na série de Snowpiercer, sem surpresas.
As HQs que continuam a trama de Lob introduzem outro aspecto surpreendente na dinâmica da trama, um artifício que foi usado na série de Snowpiercer.
Somos levados a acreditar que o trem carrega tudo o que resta da humanidade, mas isso pode não ser verdade. E essa não é a única grande revelação a ser enfrentada também. Um cliffhanger gigantesco muda completamente o que conhecemos no final da primeira temporada, o que nos dá esperança que a segunda temporada de Snowpiercer, a série, venha nos trilhos corretos para brilhar em sua jornada.
Nos Estados Unidos, a estreia da serie Snowpiercer registrou a maior audiência de uma série na TV paga (nos canais TNT e TBS) neste ano, vista por 3,3 milhões de telespectadores, na soma de suas três exibições.
Para uma série baseada em duas excelentes fontes – o longa homônimo de Bong Joon-Ho e as graphic novels francesas, Snowpiercer, a série, se sai surpreendentemente bem. Para quem procura um seriado instigante, misterioso, com ótimos ganchos ao final de cada episódio, esta obra atende aos requisitos.
Se você quiser saber mais a respeito dela com detalhes, segue um resume cheio de spoilers de cada um dos 10 episódios.
Snowpiercer, a série de TV
(um TREM de spoilers)
O nome de Jennifer Connelly é o primeiro a ser creditado na abertura da série de Snowpiercer
01×01
Primeiro, o tempo mudou
First, the Weather Changed
Primeiro o clima mudou.
Congelaram o planeta.
Wilford fez um trem-arca.
1.001 vagões.
Há 6 anos, 9 meses e 26 dias que o Snowpiercer circula pelo mundo.
Melanie Cavill (Jennifer Connelly) é a primeira personagem a aparecer no contexto dos privilegiados do trem, a voz oficial do Snowpiercer — e como logo mais aprenderemos, a mais importante dela.
O velho Ivan (Mark Margolis, de Oz, Breaking Bad), junto com Andre Layton (Daveed Diggs), têm planos de uma revolução no trem, para deixar o Fundo com mais direitos e melhor vida nesse mundo comprido de aço, que se divide em Primeira Classe, Segunda Classe e Terceira Classe. O que sobra, é tratado como Fundo. E Ivan, Andre e outros milhares são fundistas.
Melanie está num patamar mais elevado, e, com efeito, parece ser mais do que aparenta — ela trata com a nata da alta sociedade do trem, de assuntos de temperatura da sauna até rusgas por conflitos de pessoas de diferentes países e seus costumes, e é responsável pelas notícias e atualizações diárias para todos os passageiros dos 1.001 vagões.
Ela é ajudada de perto por uma colega, Ruth Wardell (Alison Wright), que preza pelo rigor técnico de suas funções, e, que acima de tudo e todos, idolatra a figura salvadora de Wilford, o dono do trem, que nunca sai de sua cabine na frente da locomotiva.
André é arrancado do Fundo à força antes da rebelião tomar corpo, unicamente por qualidade profissional: por ser um detetive de homicídios, ele é o mais capaz de solucionar um crime que pede urgência na manutenção do status quo do trem.
Layton era um policial em Detroit antes do mundo acabar. A princípio, ele se recusa a colaborar, mas é aí que vemos o tamanho da força de Melanie: seu jogo de palavras e gangorras de narrativas — obviamente ajudado pela perícia de atuação de Jennifer Connelly.
O crime aconteceu na Primeira Classe, e o corpo da vítima, um homem, estava sem os braços, pernas e o pênis.
“Sobrevivemos à mercê do equilíbrio do trem“, diz Melanie a todo momento, para relembrar Andre do absurdo de suas exigências. É uma tensão boa que inverte expectativas. O detetive cobra como preço salvar a vida de seus amigos envolvidos na rebelião.
O episódio termina com uma revelação chocante: Melanie Cavill, aparentemente, é Wilford.
01×02
Preparem-se!
Prepare to Brace
O Snowpiercer é uma fortaleza metálica de classes.
84 graus abaixo de zero fora do trem, em meio a um planeta determinado a congelar e matar tudo e todos.
Dentro do trem, 3 mil almas sobrevivendo.
Um equilíbrio de velocidade, ambição e necessidade.
Um equilíbrio social de pessoas divididas em classes.
62 pessoas morreram numa rebelião, três anos atrás.
A pequena Winnie (Emma Oliver), por tomar parte da rebelião, seria punida como o costume do trem obriga — amputação por congelamento do frio externo.
Mas sua mãe, Suzanne (Sarah Strange) toma seu lugar. Melanie tem uma montanha de problemas burocráticos das regalias da Primeira Classe para resolver.
Temos uma ótima cena no vagão-bar, com Andre dizendo como era ser canibal (pois é), e um vemos uma cena de flashback dele com Zarah Ferami (Sheila Vand), sua antiga namorada, quando ainda existia um mundo há quase 7 anos.
No trem, eles acabaram se separando quando Zarah teve uma chance de passar para a Terceira Classe, não pensando duas vezes em abandonar Andre, que encontrou não um novo amor, mas dois: com Josie Wellstead (Katie McGuinness) e com o pequeno Miles (Jaylin Fletcher), que sem pai e sem mãe no trem, foi adotado por Josie, e também por Andre.
Suzanne precisa de remédios para resistir a amputação, e seu filho, Patterson (Dylan Schmid) tem que se degradar para conseguir o medicamento, deixando-se abusar pelo guarda John Osweiller (Sam Otto), personagem odioso a quem todos chamam de Oz.
Tudo é complicado no mundo de Snowpiercer. Andre descobre que o morto era um dedo-duro, que aparentemente sabia de algum segredo relacionado a Wilford, o que deixa Melanie extremamente preocupada.
01×03
Acesso é poder
Access Is Power
A classe Fundista é 70% da população do Snowpiercer.
Nem mesmo Melanie sabia da existência de tráfico de drogas dentro do trem, o kronole , que tem direito até a um chefão de biqueira.
Andre começa a fazer mais perguntas sobre quem vê Wilford, e começa a desconfiar de alguma coisa. Nikki Genêt (Madeleine Arthur) está em animação suspensa em uma das gavetas do trem — a forma mais próxima de punição de prisão dentro do mundo-trem de Snowpiercer.
Andre precisa dela, pois ela foi testemunha do assassinato — um homem chamado Sean. Miles é um dos sorteados para sair do Fundo, e passa para a Segunda Classe, onde começa a frequentar o vagão-escola e receber ensinamentos — e condicionamentos — sobre como funciona a estrutura social do trem. Nikki acorda e vai direto atrás de kronole, e a herdeira da família Folger, LJ (Annalise Basso) a vê.
Os Folger são os mais poderosos da Primeira Classe, e tudo parece convergir para eles serem da maior importância a partir daqui. Há um momento tenso entre Andre e Josie, aplacado por um beijo, que se revela mais tarde muito mais quem um carinho.
01×04
Sem seu criador
Without Their Maker
O assassino é da Primeira Classe. E Melanie tem apreço zero por eles. Ajuda Layton nessa, ao determinar acesso ilimitado a ele na investigação para saber quem é o criminoso.
E o assassino é o guarda-costas dos Folger, Erik Soto (Matt Murray), que também é, secretamente, amante de LJ.
Ela, aliás, é uma psicopata que arrancava os membros das vítimas que Erik matava — e sim, incluía o pênis. Depois de esclarecido o mistério, Andre pensa que será devolvido ao Fundo, mas é drogado por Melanie no vagão-bar, e desmaia.
01×05
A justiça nunca subiu a bordo
Justice Never Boarded
A Terceira Classe cuida da manutenção de tudo no trem, lubrifica, mantém o frio sob controle, 7 dias por semana, em três turnos.
Eles tem loteria para saber se podem ter bebês, morrem de doenças por não terem acessos a remédios.
Como não-pagantes dentro do trem Snowpiercer, seu trabalho é seu bilhete.
O vagão-leito originalmente era para ser um bordel, não fosse a intervenção de Melanie.
A guarda Bess Till (Mickey Sumner), colega de Oz, consegue a sua tão sonhada mudança de status e agora é uma passageira da Segunda Classe, onde pode ficar perto de sua namorada, Jinju Seong (Susan Park), a chef do restaurante mais glamouroso do trem, e uma das personagens mais próximas de Melanie, e que sabe de muitos segredos do trem.
O maquinista Bennett Knox (Iddo Goldberg) é um caso secreto de Melanie no trem, a única que mantém uma cabine exclusiva, o mais próximo de uma apertada kitnet do mundo atual.
E sem saber, ela está prestes a sofrer um “golpe de estado” arquitetado por Lilah Folger (Kerry O’Malley), a poderosa chefe da família, acompanhada de perto por seu marido, Robert (Vincent Gale), e a maior autoridade de manutenção da lei dentro do Snowpiercer, o Comandante Nolan Grey (Timothy V. Murphy), que, apaixonado por Ruth, tenta cooptá-la para arrancar a administração do trem de Melanie.
O discurso de Audrey (Lena Hall), que comanda o bar, boate e “sala de terapia” do trem (na verdade um complexo local de espelhos e técnicas de meditação e regressão) no julgamento de LJ Folger pelo assassinato do terceirista Sean é bastante inflamável, e incendeia a guerra de classes.
LJ tenta dizer que Sean era um informante de Wilford, e que sabia de segredos terríveis.
Enquanto o julgamento acontece, Josie tem acesso a uma estranha lista, que bate com as pessoas colocadas nas gavetas. Trata-se de uma lista de X pessoas para ser acondicionadas lá — seu nome e o de Andre entre elas.
01×06
De onde menos se espera…
Trouble Comes Sideways
19 revoluções em quase 7 anos.
Oz se mostra mais esperto do que parece, e fica com Till em suas mãos numa chantagem terrível, depois que ela improvavelmente ajuda Andre a se libertar da gaveta.
Andre conta para Josie que Wilford não existe. O trem sofre com problemas hidráulicos, e em meio ao caos que se instala, cabe a Melanie salvar o trem. No limiar entre a vida e morte para todos os milhares de passaeiros no trem, Till acaba descobrindo que Oz pode ser mais humano do que faz não-parecer.
Mas toda a alegria é esmagada quando Melanie descobre que André está a solta no trem, pronto para dizer para qualquer um que Wilford não existe e que ela encena essa farsa desde sempre.
01×07
O universo é indiferente
The Universe Is Indifferent
300 operadores e guardas.
Melanie se mostra uma mestre do controle e intimidação, ao tornar o pequeno Miles um aprendiz de maquinista, o “mais próximo de Deus”.
As ambições de Ruth crescem. Peças, sistemas, equipamentos e provisões estão acabando dentro do Snowpiercer, e cabe a Melanie manejar os recursos de modo que tudo se sustente a manter a viabilidade do trem.
Zarah entrega Josie, quando Melanie a aperta. “Eu não tomo decisões porque eu quero, mas porque todos a exigem“. E ela não se furta a torturar barbaramente Josie para descobrir o paradeiro de Andre.
É nesse momento de intenso estresse psicológico, que ela se perde, ao tratar rispidamente Ruth, que vinha ao seu encontro lhe dizer sobre a conspiração para tirá-la do comando. E Melanie irá pagar caro por isso. Quando Melanie mata Josie congelada, ela selou seu destino de certo modo.
01×08
Revoluções
These Are His Revolutions
16km de trem.
Miles e LJ forjam a mais improvável das alianças para sobreviver. A garota pega uma foto da cabine de Melanie, uma em que ela está com a filha.
O segredo finalmente vaza para a Primeira Classe. Melanie diz que Wilford estava morto desde a partida.
Ruth assume seu lugar como a nova administradora, e Melanie é presa. “Todos pelo trem!“, é o lema do Snowpiercer, mas a verdade é que a rebelião fundista tem início, com a ajuda providencial da Terceira Classe.
Wilford só vendeu as passagens, Mel quem o construiu. Ela o deixou morrer nos trilhos. O homem só queria viver o mais tempo possível. E é agora que começa a guerra de fato.
O fundista Pike (Steven Ogg), posto na gaveta como condição para Andre iniciar as investigações do homicídio, é acordado pelos amotinados, e posicionado como peça espiã da Primeira Classe para derrubar a rebelião de Andre.
01×09
O trem exigia sangue
The Train Demanded Blood
400 gavetas para “prender” criminosos.
Melanie é jogada para o Fundo, e Pike na verdade se mostra um agente duplo, revelando a Andre e aos outros que todos eles serão massacrados se não se renderem.
Mas que a Primeira Classe aceitaria a cabeça de Andre, em troca de não reprimir ninguém mais. Enquanto rolava o “julgamento” de Melanie, Bennett se trancou na locomotiva com Miles, e o outro maquinista, Javier de La Torre (Roberto Urbina), que foi poupado pelos golpistas, consegue se aproximar de Melanie para ajuda-la, momentos antes de executarem a mulher, na tradicional cadeira da morte gelada — o frio exterior é direcionado diretamente para os pulmões do condenado.
Zarah diz para Andre que está esperando um bebê. LJ diz para sua mãe e seu pai que Ruth e Nolan podem se destacar demais no novo poder constituído, e pretendem isolá-los e se manterem únicos no poder.
Melanie fica a par de tudo, e inacreditavelmente, prefere se aliar a Andre para derrubar os Folger. E ela tem a ideia genial de desacoplar os vagões em que se encontram a Primeira Classe e se livrar de todos os golpistas de uma vez.
Mas isso também representa Andre ter que sacrificar alguns de seus amigos, acorrentados em um dos vagões a serem descartados. Um senhor final de episódio, com a morte de 147 pessoas ao todo.
01×10
994 vagões
994 Cars Long
O Marco Zero.
121 graus negativos, Chicago, Estados Unidos.
Agora o Snowpiercer tem 994 vagões. Melanie reúne líderes de todos os departamentos. LJ ficou em outro vagão por puro golpe de sorte, e escapou de morrer com seus pais.
Ela vai para onde era seu antigo lar, apenas para ver Pike e outros fundistas se esbaldarem do bom e do melhor que existe lá. Mel vai para a “sala de terapia” pela primeira vez no trem. Então ficamos sabendo mais de sua filha Alexandra.
Melanie trabalhou tanto no trem que esqueceu de dar atenção suficiente para seus pais e a filha, para que estivesse preparadas o suficiente na hora do embarque. Ela não foi atrás deles pessoalmente, crente de que o fariam por si mesmos.
E não saiu do trem quando eles não apareceram. A situação mortifica Melanie, em um momento bastante emocional na série, que é amplificado com a chegada de ninguém mais ninguém menos do que outro trem.
Big Alice, o protótipo, com 40 vagões, cheios de suprimentos e tecnologia que podem ajudar os problemas do Snowpiercer. Melanie se recusa a ceder o trem para quem está vindo — quem está vindo? — e luta para acelerar o Snowpiercer, nem que tenha que ir para o lado de fora manusear peças e engrenagens. E assim ela faz e tenta, apenas para cair do trem em certo momento.
O Big Alice “abocanha” o fundo do Snowpiercer, que tem seus sistemas computadorizados invadidos. Todos se dirigem para lá, até mesmo Ruth, que escapou da morte, e está ansiosa por quem pensa estar ali — Wilford em pessoa. E pela primeira vez na série, o trem está parado.
Uma garota surge, e diz que todos tem 13 minutos para se renderem em paz. Ela é Alexandra Cavill (Rowan Blanchard), filha de Melanie, que pergunta onde está sua mãe.
Melanie Cavill, a despeito de sua queda, acorda na neve, e vê a composição do Big Alice. Ela caminha em paralelo ao trem, alheia ao que está acontecendo lá dentro, e um fade na tela ocorre, deixando tudo com o estilo de quadrinhos, o que marca o encerramento do último episódio da série Snowpiercer.
A série de Snowpiercer tem retorno programado para sua segunda temporada em janeiro de 2021.
O intérprete de Wilford será o ator Sean Bean.
/ OS FILMES DE JENNIFER CONNELLY.
1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
5- Essas Garotas (1988)
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996)
14- Círculo das Vaidades (1996)
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000)
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007)
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010)
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
44- Top Gun – Maverick (2022)
45- Bad Behaviour (2023)
/ AS SÉRIES DE JENNIFER CONNELLY.
1- The $treet (2000)
2- O Expresso do Amanhã/Snowpiercer (2020-2024)
3- Matéria Escura (2024)
Jennifer Connelly e seu Instagram: https://www.instagram.com/jennifer.connelly/
Obrigado por ler até aqui!
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.
Apoie meu trabalho
- Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
- Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
- O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!
O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)
Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são reproduzidas aqui a título de ilustração.
LEIA TAMBÉM:
SNOWPIERCER SEGUNDA TEMPORADA | O fundo é a nova fronteira na guerra fria