A segunda temporada do Snowpiercer, o Expresso do Amanhã, amplia o alcance da temática policial e social, que já ia além do material base (quadrinhos, filme e a própria primeira temporada da série) e agora entrega uma verdadeira Guerra Fria no mundo gelado da série.
Agora temos um pré-Snowpiercer, o Big Alice, uma composição-protótipo de 40 vagões, liderados pela figura mítica quem a todos veneram, Joseph Wilford (Sean Bean), o engenheiro milionário que criou a máquina salvadora da humanidade quando o mundo desabou sob o terrível frio que o cataclisma provocou no globo.
Nesta segunda leva de Expresso do Amanhã temos uma continuação direta dos eventos da primeira temporada. O trem é uma artéria de aço rolando sobre a bola morta que a Terra se tornou, e nessa Guerra Fria, vale tudo para ser o mais forte e sobreviver.
O frio de Wilford
Wilford é o rico padrão, clichê. Opera com o poder do carisma. E é tão frio quanto o clima fora do Snowpiercer. E mesmo quando Melanie Cavill (Jennifer Connelly) descobre que o clima pode estar esquentando lá fora, Wilford não perde um átomo do seu coração frio. Afinal, o poder político é a obediência, e Wilford demonstra isso a todo momento.
E nesta temporada de Snowpiercer, a frieza dos humanos mata a esperança antes do frio. A ilusão tem seu valor se tira a dor, mesmo se isso acontecer em uma distopia climática passada em um futuro pós-apocalíptico numa Terra congelada.
A experiência de um sci-fi antropológico ambientalista ainda é gratificante nesta segunda temporada do Expresso do Amanhã, ainda que tenhamos que nos acostumar com certo atropelamento na trama em favor de rápidas resoluções.
Leia mais
SNOWPIERCER, O EXPRESSO DO AMANHÃ | “Todos pelo Trem” e pela série de Jennifer Connelly
Origens do frio
Em 1982, o escritor Jacques Lob e o desenhista Jean-Marc Rochette publicaram a HQ Le Transperceneige na França. Em 2013, o filme Snowpiercer, chamado aqui de Expresso do Amanhã, o primeiro filme em inglês do diretor e escritor sul-coreano Bong Joon Ho, foi lançado nos cinemas, o que levou o quadrinho a sair também no Brasil, com o nome de O Perfuraneve.
No mundo de Expresso do Amanhã — quadrinhos, filme e o seriado — um trem com quilômetros de extensão é uma Arca de Noé moderna, percorrendo os trilhos congelados de uma Terra condenada ao branco vazio onde nada vive.
Os únicos seres humanos existentes estão no trem Snowpiercer. Essa máquina cheia de gente é um microcosmo do sistema de classes, com passageiros ricos que pagaram enormes quantias em dinheiro por seus lugares na luxuosa primeira classe, seguidos por profissionais qualificados na segunda classe, trabalhadores de baixo nível na terceira classe e os clandestinos (que forçaram sua entrada no trem quando saía pela primeira vez) na cauda, onde são forçados a viver em condições degradantes e a sobreviver comendo barras de proteína viscosas.
Cada vagão, um tema: a segunda temporada do Snowpiercer
A HQ de Lob e Rochette trabalha um tema que não é exatamente o mesmo do filme de Bong Joon Ho. E no seriado (que tem produção executiva de Joon Ho), há mais mudanças, que se torna uma inesperada trama detetivesca em meio a rebeliões de pessoas do Fundo, da Terceira Classe, da Segunda Classe e da Primeira Classe.
Agora, passada a revolução comandada no trem por André (Daveed Diggs), a guerra fria se inicia pelo status quo do controle do Snowpiercer e pela chegada do “criador-deus” do trem, Wilford.
A seguir, uma resenha dos 10 episódios da segunda temporada do Expresso do Amanhã.
The Time of Two Engines (02×01)
No primeiro episódio da segunda temporada de Snowpiercer, conhecemos, além do próprio chefão Wilford, Kevin McMahon (Tom Lipinski), o assistente direto dele no Big Alice.
O chefão também tem uma cadela de estimação, Júpiter. Wilford parece conhecer intimamente Melanie Cavill, e vai usar a filha dela, Alex (Rowan Blanchard), para conquistá-la.
Há 200 pessoas vivendo dentro do Big Alice, e Andre não demora para entender que eles estão necessitados de elementos básicos de sobrevivência, como comida, e que já acreditando que Wilford é um mau-caráter, decide se antecipar a qualquer guerra.
A galera do Snowpiercer invade o Alice para tomar o trem de Wilford, a quem num primeiro momento repudiam e veneram, em uma dicotomia que vai permear todos os episódios dessa temporada.
Mas os revoltosos pouco conseguem avançar. Ruth (Alison Wright) usa esse confronto para convencer Zarah (Sheila Vand), que está grávida, a ir para a Primeira Classe do Snowpiercer, numa inversão que a série faz a todo momento, embaralhando as motivações e lealdades dos personagens.
Se bem feito, funciona, mas mal-executado, ele derruba as expectativas do diferente e irrita.
Infelizmente, é o caso muitas vezes nesta segunda temporada.
Smoulder to Life (02×02)
Esse episódio vem com um maldito aviso de gatilho que entrega o spoiler de um suicídio de um dos personagens, um péssimo sinal dos novos tempos em que a maturidade intelectual é soterrada pela irracionalismo tácito que impera na indústria cultural.
Número atual de vagões no Snowpiercer: 1.034.
Melanie acha que está nevando menos, o que parece impossível para todos. Ela descobre que Alex é a maquinista do Big Alice, e entende que perdeu muito da educação da filha não sabendo nada sabe a respeito dela. Também descobrimos que Josie (Katie McGuinness) ainda está viva, mesmo praticamente destruída pelo congelamento terrível pela qual passou.
Zarah a encontra por acaso, e não tem escrúpulos em querer matá-la, já que está em coma e indefesa. Mas desiste no último segundo.
Oz (Sam Otto) e LG Folger (Annalise Basso) fazem de tudo para sobreviver, agora que perderam seus status sociais. Mas a moça tem uma esperança, já que conhece Wilford graças a seus pais, e quer ficar do lado dele. E ela o vê quando o homem atravessa o Snowpiercer.
A intenção de Wilford é jantar com André e Melanie, que desejam estabelecer algumas condições para a uma possível coexistência. Mel quer mais trabalhos de pesquisas para voltar ao mundo exterior e, com efeito, abandonar o trem.
Wilford não parece gostar disso, pois sabe que pode perder seu poder mítico perante grande parte da segunda e primeira classe.
Mais importante, ele tem aliados secretos dentro do Snowpiercer.
A Great Odyssey (02X03)
Bob “do gelo” (Andre Tricoteux) é um grandalhão com cara deformada, super-resistente ao frio, um dos elementos mais sci-fi da segunda temporada de Snowpiercer Aparentemente agora temos superhumanos na série.
Mel se esforça para construir uma relação com Alex, que ainda é duríssima com ela, já que pensa que foi abandonada de propósito.
Till (Mickey Sumner) agora é uma detetive no Snowpiercer, e tem que solucionar um homicídio, a exemplo de André na primeira temporada. O crime tem toda a cara de motivação por “classe”, o que indica a temperatura que estão os ânimos da população do trem.
Mel está determinada em sair do trem para pesquisar mais sobre o possível aquecimento do planeta, e diz para Ruth cuidar de Alex. Mesmo com a relação abalada por todos os eventos entre elas, Ruth diz que espera sua volta.
“Trabalho, Honra, Ordem“, é a uma tatuagem que todos os engenheiros do Snowpiercer fizeram, de encontro à lealdade quem tem para Wilford. E eles representam um perigo para André e seu status quo pós-revolução.
Josie finalmente acorda do coma, e essa revolução ainda está acesa nela. Mais que isso, ela quer sangue. Quer vingança contra Melanie. Por falar nela, a cientista finalmente consegue criar alguma conexão com a menina, mas a tragédia se aproxima das duas.
A Single Trade (02×04)
Audrey (Lena Hall) tinha um relacionamento anterior com Wilford, e isso vai fazer toda a diferença daqui em diante. Temos 2.746 pessoas restantes no Snowpiercer. Menos uma agora, já que Josie é mandada para o Big Alice para ser tratada dos danos e ferimentos que sofreu por causa do frio extremo a que Melanie lhe submeteu.
Será que ela vai virar algo como o Bob “de gelo”?
Ela ainda recebe visita do pequeno Miles (Jaylin Fletcher) antes de ir. O garoto, aliás, parece totalmente integrado à primeira classe do Snowpiercer.
Episódio importante dessa segunda temporada de Snowpiercer, pois Audrey, ao que parece, tem Wilford nas mãos.
Keep Hope Alive (02×05)
Audrey e Wilford ficam mais e mais próximos, e a mulher passa a espionar o antigo amante para André — ou assim parece. Melanie deveria mandar sinais indicando seu progresso nos trabalhos na Estação de Pesquisa Breslauer, mas não o faz. Convenientemente, o local estava perto da decisão de ir para lá, isso num mundo de milhares de quilômetros de malha ferroviária.
Para o bem da série, muitos momentos de desprendimento de roteiro como esse são exigidos nesta temporada.
Andre manda matar Terence (Shaun Toub), o chefe dos faxineiros e também de uma máfia interna do trem. Há mais mortes: alguém assassina todos os engenheiros do Snowpiercer, e é mais trabalho para Till, já que esse assassinato parece se ligar com o primeiro homicídio que estava investigando.
Audrey muda de lado, provando ser uma carta coringa das mais perigosas do Snowpiercer. Melanie está ausente neste episódio, assim como estava no anterior. Por que será? Não há nem créditos com a atriz Jennifer Connelly.
Many Miles from Snowpiercer (02×06)
Episódio todo centrado em Melanie. A estação de pesquisas Breslauer está numa área com temperatura de -122 graus, e 3.350 metros acima do nível do mar.
Melanie faz suas pesquisas lá, e vemos flashbacks com ela e Wilford no começo de toda a confusão da partida do Snowpiercer em sua jornada inicial.
Os dois tinham muito embates. Mel exigia muitas coisas e assistentes, e quando os conflitos ideológicos escalonaram, Wilford tirou geneticistas para colocar guardas no lugar. O homem a chantageia com a retirada de seus próprios familiares, e Mel não teve mais alternativas a não ser aceitar.
André também surge nos devaneios, e fala do canibalismo, que antes ela condenava.
Mas Mel acha ratos vivos (não é alucinação!) e fica surpresa com uma fonte termal, ainda ativa, atrás de uma parede da estação, e que gera algum calor no local. É um passo enorme no lore de Snowpiercer, e isso muda tudo na série aqui nesta segunda temporada, apesar do impacto não ser celebrado o suficiente.
A cientista sonha com Alex, e isso se soma à lembranças de Wilford matando os geneticistas antes deles todos embarcarem no trem. É quando a mulher entende que o homem é o líder errado para a sobrevivência da humanidade. Ela terá que tomar uma decisão.
É uma cena bem legal, pois é a primeira vez que vemos a partida do Snowpiercer antes da Terra congelar por completo. A composição saiu antes da hora sob comando de Melanie exatamente para deixar Wilford para trás. Mas isso também exigiu que Mel deixasse a filha e parentes para trás.
Melanie finaliza suas pesquisas, e ela determina que realmente há uma diminuição do frio no planeta. Seguindo os planos acordados, a cientista se dirige para um certo ponto, distante da estação, onde o Snowpiercer a recolheria.
Mas o trem não para na hora para resgatar a moça, e a composição está em…chamas?
É um dos melhores episódios de Snowpiercer, que parece acontecer em um tempo indeterminado na cronologia da série.
Our Answer for Everything (02×07)
Retorna a matança no trem, e o Snowpiercer mais uma vez se vê dividido entre quem quer Wilford no trem e quem não quer.
A pequena Winnie e Ruth mais uma vez se encontram, um momento terrível para as duas: uma viu a mãe perder o braço e a outra vê o resultado de suas ações autoritárias e medonhas. Episódio muito bom para humanizar um pouco a Ruth.
Na revolta que explode no Snowpiercer, a identidade do líder dos pró-Wilford choca Till, e alguém quem pensávamos estar morto retorna.
The Eternal Engineer (02×08)
Um vazamento de água fode com todo o sistema eletrônico no Snowpiercer. Josie parece mais recuperada com o tratamento que os cientistas de Wilford lhe fizeram. Tudo que vem do grande criador e do Big Alice parece conquistar mais e mais os passageiros do Snowpiercer. A esposa e filha de Sam (Mike O’Malley) parecem querer ficar do lado de Wilford, e os outros guardas também.
Quando o vazamento atinge um relê do Snowpiercer, Wilford aparece com um novo para substituir. O aparelho queimou graças a uma gambiarra técnica feita por Melanie.
E essa queima na verdade provoca uma catástrofe no sistema do trem: tudo tem que ser desligado às pressas no Snowpiercer para não ocorrer uma falha múltipla na cadeia de circuitos integrados. Quase 200 desligamentos manuais têm que ser feitos nos vagões, em uma cena bem construída em tensão e takes da série.
Wilford arruma tudo e fica para si o crédito de salvador. André perde o controle da revolução, e Wilford é aclamado pelos passageiros como novo líder. E as mudanças já começam a acontecer.
The Show Must Go On (02×09)
Bell, Ruth e Zarah, em uma das mais improváveis das alianças, ainda tentam manter a revolução viva nas sombras do Snowpiercer. André é preso e condenado a trabalhar nos esgotos e compostagem do Big Alice.
Em uma sequencia chocante, vemos que Wilford é maluco nível Willy Wonka em A Fantástica Fábrica de Chocolates. Alex diz que ele matou metade dos passageiros do Big Alice quando viu que eles consumiram recursos demais. E foi ele o responsável por matar todos os engenheiros que eram leais à ele, para silenciar qualquer vazamento da conspiração.
Mas Wilford não consegue trazer Ruth ao seu lado, mesmo dando a chefia do Snowpiercer pra ela.
E ela sofre o mesmo destino de André.
Into the White (02×10)
Alex nessa altura já está distante de Wilford e não quer mais nada, a não ser sua mãe de volta. Tanto que Wilford tem que prendê-la. Andre e Ruth formam uma aliança forçada e necessária, escapam dos esgotos e iniciam uma nova revolução.
Esse episódio marca o que aconteceu dentro do trem quando Melanie viu ele pela última vez, no episódio 02×06.
Bennett e Javi querem desconectar o Snowpiercer do Big Alice, mas Wilford é mais esperto e se antecipa. Ele aparentemente mata Javi com a Júpiter, e se torna o único engenheiro e maquinista apto no Snowpiercer.
Na confusão que se segue, o trem começa a pegar fogo, e é isso que Mel viu quando o Snowpiercer passou por direto por ela.
A ideia da desconexão dos trens era desengatar 10 vagões e resgatar Melanie, e eles conseguem fazer isso afinal. Josie termina o tratamento e agora é uma superhumana igual o Bob “do gelo”, e ajuda na manobra.
Alex e André conseguem sair do Snowpiercer quando ele é desengatado e partem em busca de Mel na estação. Mas não tem ninguém lá. Ela sumiu mesmo. Para onde ela foi afinal?
Snowpiercer repete aqui o mesmo plot do final da temporada anterior — Melanie desamparada em meio à neve — mas o segundo gancho parece interessante: Andre, Alex e Bennet agora tem que ir atrás do Snowpiercer ou morrer.
A terceira temporada de Snowpiercer
Em 24 de janeiro vamos descobrir o que aconteceu, que é quando estreia a terceira temporada de Snowpiercer na TNT.
Certamente, uma das coisas que mais ficarão em evidência é o plano de Wilford de não deixar que ninguém consiga entender que existe uma vida fora do trem.
Questionado se a série se parecerá com uma perseguição entre os dois trens, um dos produtores da série respondeu que isso se somará a outras narrativas, como o que aconteceu com Melanie e muitos outros, incluindo um possível salto temporal para mostrar o novo status quo do Snowpiercer, com novas alianças e novos inimigos.
Uma das imagens liberadas mostram personagens inéditos, que viviam escondidos DENTRO dos trens.
A terceira temporada também será resenhada aqui no Destrutor. Esta matéria, aliás, é parte da Maratona Jennifer Connelly, onde resenhamos todos os filmes e séries que têm participação da atriz.
A segunda temporada do Expresso do Amanhã é a terceira experiência de Jennifer na TV. Ela tinha feito a primeira temporada da série em 2019, e no ano 2000 ela estrelou The $treet, uma série da Fox que misturava Wall Street com Barrados no Baile, e que foi um (lógico) fracasso.
THE $TREET | Um Barrados no Baile dentro da Bolsa de Valores com Jennifer Connelly
Em 2021, Jennifer Connelly voltaria aos cinemas com Top Gun 2 – Maverick, a continuação do primeiro filme de Tony Scott, estrelando Tom Cruise, mas por motivos de pandemia ele foi continuamente adiado (era para ter estreado em 2020 aliás). A nova data é maio desse ano. O primeiro Top Gun é um dos filmes mais estilosos do cinema, e um dos maiores filmes-comerciais de todos os tempos.
/// A MARATONA JENNIFER CONNELLY.
1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
5- Essas Garotas (1988)
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996)
14- Círculo das Vaidades (1996)
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000)
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007)
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010)
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
Formas de apoiar o Destrutor
Todo dia eu, Tom Rocha, tô por aqui (e aqui: Twitter e Instagram)
Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)
A chave PIX é destrutor1981@gmail.com
O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.
Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.
E obrigado por ler até o final =)
* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração