SIM 2020 | A Semana Internacional de Música agora é uma plataforma de notícias

SIM – Semana Internacional de Música

Em seu oitavo ano, a SIM São Paulo se transformou para além de um evento, e se torna uma plataforma de conteúdo e conexões para o mercado da música, com notícias a respeito da indústria, seus bastidores e players do mercado.

Nesse momento em que a Semana Internacional de Música de São Paulo deixa de ser apenas um evento para se tornar uma plataforma de conteúdo, assumo a responsabilidade de ser o editor do portal. Eu acompanho o evento desde o início, e aprendi muito em todas as edições. Mesmo atuando no mercado há bastante tempo, a troca multidisciplinar que o evento traz me mostrou todo o potencial do setor; tudo o que a música é capaz. É assim que acontece, as pessoas participam da SIM e saem transformadas. Por isso, as minhas expectativas são as melhores possíveis. O trabalho que está sendo realizado é muito sério, delicado, feito com muito carinho, e com uma visão difícil de se encontrar por aí. Por isso, acredito que o meu papel tem uma missão importante, de muita responsabilidade“, diz José Antonio Algodoal, ex-MTV; responsável por programas como Jornal da MTV, Disk MTV, Supernova, MTV na Praia e outros.

Ele explica em carta aberta no site da SIM que a função da plataforma é de ver a música como fator de transformação social e de inclusão, em um movimento iniciado na semana passada, que pode ser visto em detalhes aqui.

Será um exercício diário e um grande aprendizado trabalhar ao lado de uma equipe que mudou o jeito de ver e de pensar a música no Brasil. Trouxe a noção de responsabilidade e da grandeza de tudo que ela envolve, Sempre tive uma relação estreita com a música. Todos os acontecimentos da minha vida tiveram uma trilha sonora e assim construí toda a minha memória afetiva. A música definiu minha vida pessoal e apontou os caminhos para minha carreira profissional, como músico, diretor de TV e escritor.”, completa Algodal.

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Zé Antônio, foto do site da SIM

O portal será um canal de circulação de ideias e de informação, e vem para capturar e gerar notícias do mundo da música e também do mercado, além de ajudar a potencializar o poder da música como fator de transformação social e inclusão.

O site terá diariamente notícias autorais e de sites parceiros, podcasts, entrevistas e material audiovisual disponível.

A Semana Internacional de Música de São PauloSIM São Paulo – é a maior feira do mercado musical da América Latina e, desde 2013, reúne profissionais de todo o mundo durante cinco dias para discutir as tendências no setor, além de capacitar e criar oportunidades de negócios.

A ousadia da SIM (palavra pouco suficiente para designar uma aventura pelo finado e necessário jornalismo musical), de crescer e se reinventar no momento em que o mundo vive uma crise sem precedentes, está diretamente ligada à personalidade de sua diretora, Fabiana Batistela, e sua habilidade de encontrar sempre uma forma de traçar novos caminhos para continuar criando e trabalhando no que acredita, como ela mesma diz: “É nos momentos de crise, novas ideias surgem e como a velha cartilha não funciona mais, você pode fazer do seu jeito e tentar”.

A Semana Internacional de Música em 2020

Showcase da Trava Bizness. Foto de Victor Balde

O fato da plataforma SIM se transformar em portal de notícias não devem impactar o evento de música que o evento em si promove neste ano, que se ergue contra as sombras letais da Covid-19.

A Semana Internacional de Música de São Paulo já está com inscrições abertas para sua oitava edição — 35 dias de evento online, com 70 painéis, palestras, debates e uma agenda de 300 showcases de artistas brasileiros e estrangeiros. Tudo isso acontecerá entre os dias 3 novembro e 6 dezembro.

Na SIM São Paulo, desde 2015, equidade de gênero é regra, com 50% da programação é composta por mulheres.

E a busca por mais diversidade na indústria da música um norte que tem, ano a ano, ampliado a participação de negros, índios LGBTQA+ e outras vozes marginalizadas, na programação do evento.

Isso traz para o holofote pessoas cujas vozes ainda não tão repercutidas, abrindo espaços com naturalidade e influenciando futuras ações”, observa Fabiana sobre o espaço de provocação que a música pode ocupar na sociedade.

No ano passado nosso tema era ‘O mundo discutindo o futuro da música e a música discutindo o futuro do mundo’. A música pode atuar nisso? A música deve atuar nisso, tem força e poder para mudar tudo. Por isso governos autoritários e fascistas têm tanto medo da música: porque a cultura, a arte e a música transformam. A música moldou minha personalidade, a música mudou a minha história, a música trouxe todo mundo com quem eu convivo hoje, a música é tudo. A música tem esse poder e acredito que as pessoas hoje precisam se engajar e precisam tomar partido das coisas”, completa Fabiana.

Na SIM 2020 o tema é “Sim São Paulo 2020: Música Viva!“.

O evento receberá inscrições de artistas e bandas de todo o Brasil e do mundo que desejam participar dos showcases oficiais.

A novidade é que este ano o número de selecionados sobe para 40, ao invés de 30 (2019). A feira também receberá mais uma vez propostas de empresas, marcas, festivais, organizações, coletivos, comissões nacionais e internacionais para compor a programação artística colaborativa, aquela que até ano passado acontecia em mais de 45 casas de shows da capital paulista.

A ideia é apresentar um conteúdo inovador de várias partes do Brasil e do planeta, construído de forma coletiva, estimulando intercâmbios e expondo novas tendências musicais e novíssimos movimentos artísticos do mundo todo.

Cada artista ou evento poderá ser transmitido diretamente de sua cidade, ou da sede da SIM São Paulo durante o evento, sempre de acordo com os protocolos de segurança de cada local.

Os interessados em participar dos showcases devem acessar o portal www.simsaopaulo.com até 27 de setembro; já a chamada para a programação colaborativa estará aberta, no mesmo endereço, até 18 de setembro. Os selecionados serão anunciados no início de outubro.

E hoje o acesso a SIM Community já está ativo. Trata-se de uma rede social (estilo Linkedin) especialmente criada para profissionais de todos os setores da indústria musical – artistas, jornalistas, produtores, criativos, inovadores e transformadores de todo o mundo -, que conectará pessoas, projetos, promoverá diálogos entre os atores do mercado pós-pandemia.

O acesso à comunidade será por meio de uma assinatura mensal de R$15 ou anual de R$165. A SIM acontecerá dentro dessa plataforma.

SIM São Paulo 2020:

Oitava edição do evento, 34 dias de programação, com:

– Conferência: 70 painéis com palestras, keynotes, debates, workshops, meetups, sessões de pitch e Q&As;
– Atividades de Networking & Business: speed-meetings, reuniões agendadas, sessões de pitch de startups de música e tecnologia, artistas e festivais, além de lounge de conexão, chats on-line;
– Programação artística: mais de 300 showcases de artistas do mundo todo (showcases diurnos, programação colaborativa e coquetéis de networking). Inscrições para showcases: de 26 de agosto a 27 de setembro; Envio de propostas para programação colaborativa: de 26 de agosto a 18 de setembro.
– Prêmio SIM
– Show de encerramento em 06/12

Acesso:

– Programação de Conferência e Networking & Business – R$ 50,00 (Early Bird, apenas 200 credenciais, a partir de 31/08), R$ 250,00 (1o lote, até 30/09), R$ 350,00 (2o lote, até 31/10), R$ 450,00 (3o lote, a partir de 01/11). Assinantes da SIM Community têm desconto de 30% na compra da Pro-Badge ou podem adquirir ingressos avulsos para as atividades (de R$ 5,00 a R$ 50,00)
– Programação artística: gratuito

Endereço: www.simsaopaulo.com

Data: de 03 de novembro a 06 de dezembro

SIM notícias música
Showcase do Ziminino. Foto de Victor Balde

/ NOTÍCIAS DA MÚSICA. A SIM entrega conteúdo de qualidade sobre o mundo da música com notícias e análises e entrevistas dentro de seu âmbito criativo de evento, e o blog já fez várias matérias com o material deles.

As conhecidas e esperadas mentorias para artistas e músicos já tinha sido informada aqui. A questão dos impactos que o Covid-19 provocou no mercado da música foram abordados em uma análise sobre a onda de lives que ocorreu no começo da quarentena.

Com efeito, uma das primeiras matérias deste ano no blog foram os mais de 150 eventos e festivais que aconteceriam no país, um mapeamento de fôlego que a SIM promoveu, e que claro, caducou logo depois da chegada do corona vírus no Brasil. E a própria reinvenção da SIM como portal de notícias de música já tinha sido antecipado aqui.

/ FOTO DE CAPA. Showcase da ELSZ. Foto de Victor Balde.

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