Álamo – 13 Dias de Glória é uma minissérie de televisão da NBC, depois reformatado para um telefilme, lançado no mercado americano em 1987, e é mais um produto audiovisual da Maratona Cinematográfica Raul Julia do blog Destrutor.
O ator porto-riquenho interpreta o General Antonio López de Santa Anna na trama, grande figura política e militar do México, participante direto na famosa Batalha do Álamo, parte dos confrontos pela posse do Texas, na batalha onde 181 americanos morreram combatendo um exército de 5 mil mexicanos em 1836 (os números exatos são controversos).
Oeste Selvagem, heróis destemidos, e uma terra a ser conquistada: esses elementos são intrínsecos à mítica americana da conquista do Oeste, uma narrativa que moldou a identidade dos Estados Unidos desde sua fundação. Em Álamo – 13 Dias de Glória temos um faroeste nos moldes clássicos, com uma visão óbvia para a mítica do EUA.
O Oeste americano tem sido há muito tempo um símbolo de possibilidade e promessa para os americanos. Desde a expansão territorial do século XIX até a exploração espacial do século XX, a ideia de que a nação tinha um Destino Manifesto para conquistar o continente e além era profundamente arraigada na cultura dos EUA.O Oeste simbolizava não apenas espaço físico, mas também oportunidade, liberdade e autodeterminação, mas também imperialismo, colonialismo e conquistas brutais e sangrentas em cima de quem se opusesse.
Em Álamo – 13 Dias de Glória, além de Raul Julia, temos os atores James Arness como James Bowie, Brian Keith como Davy Crockett e Alec Baldwin como William Barrett Travis, todos personagens reais célebres na batalha.
Eles eram militares americanos, e contra as ordens de seus superiores, decidiram defender o Álamo contra as forças mexicanas lideradas pelo General Santa Anna, conhecido como “O Napoleão do Oeste“.
O Álamo era um forte, de nome original Mission San Antonio de Valero, e foi fundado originalmente por uma expedição missionária espanhola que tinha como objetivo catequizar os indígenas, convertendo-os ao catolicismo. O forte consistia numa igreja e algumas construções.
A trama de Álamo – 13 Dias de Glória começa na pequena cidade de San Antonio de Bexar, no dia 23 de fevereiro de 1836. O coronel William Barrett Travis e o coronel David Crockett vão ao encontro do coronel Jim Bowie em uma festa comemorativa do aniversário de George Washington, o presidente dos Estados Unidos, em uma época que o país estava em plena guerra com o México por causa de disputa de territórios.
O general mexicano Antonio de Padua Lopez de Santa Anna, que já tinha um contingente de 2 mil soldados (e esperando mais), em poucos dias estaria em Bexar, que era a porta de entrada para o Texas. Se o Santa Anna tomasse o lugar, o estado seria dominado.
Não existia, por parte dos americanos, outra alternativa que fortificar a missão Álamo (a 800 metros de Bexar) e tentar resistir o quanto puder, esperando pelos reforços do General Sam Houston (Lorne Greene), distante 16 km do local.
A atuação de Julia em Álamo – 13 Dias de Glória eleva o filme a outro nível, trazendo complexidade e humanidade a um personagem historicamente vilanizado. Ele dá profundidade ao personagem, transcendendo a simples representação clichê: um homem complexo, com camadas de ambição, liderança, carisma e, ao mesmo tempo, crueldade.
Uma das características mais impressionantes da atuação de Raul Julia como Santa Anna é sua capacidade de equilibrar a confiança autoritária com momentos de vulnerabilidade. Ele é convincente tanto nas cenas de liderança apaixonada quanto nas de introspecção silenciosa.
Julia retrata o general como alguém que acredita sinceramente em seu papel na história, o que torna sua interpretação ainda mais poderosa. Sua presença magnética em cena mantém o espectador envolvido, mesmo quando a história se desenrola em uma situação histórica bem conhecida. A habilidade de Julia em retratar a complexidade do líder mexicano acrescenta profundidade à trama.
Álamo – 13 Dias de Glória
(The Alamo – The Thirteen Days to Glory, 1987, de Burt Kennedy)
A direção de Álamo – 13 Dias de Glória é de Burt Kennedy, cineasta que também fez Gigantes em Luta (1967), Agente Zero-Zero Nada (1987) e Combate (1962), com um roteiro que passou pelas mãos de 3 pessoas: Clyde Ware, autor de vários scripts da série clássica americana de western Gunsmoke (1955-1975) e os filmes Bad Jim – A Fúria do Oeste (1990) e Another Time, Another Place (1989), além de Norman Morrill e Lon Tinkle.
As filmagens de Álamo – 13 Dias de Glória aconteceram na Alamo Village, uma réplica criada para o filme The Alamo (1960), estrelado pela lenda John Wayne, que dirigiu o longa. Aliás, várias das cenas na batalha final foram inseridas a partir de filmagens de outras obras que tratavam do tema.
A Batalha do Álamo é uma das mais famosas na história dos EUA, e foi frequentemente retratada em sua indústria cultural, por meio de livros, romances, séries e filmes, sendo o mais prestigiado o longa A Última Barricada (1955), dirigido por Frank Lloyd, criado para aproveitar Davy Crocket (1950), uma popular minissérie feita pela Disney na época, além do filme de Wayne.
A referência dos 13 dias de Álamo – 13 Dias de Glória vem direto dos acontecimentos reais da Batalha do Álamo, que ocorreu entre 23 de fevereiro e 6 de março de 1836. Na época, o Texas não era mais parte da colônia de Nova Espanha, já que o forte foi abandonado pelos espanhóis depois que o México se tornou independente da Espanha, em 1821.
Texas, ou “Tejas” (em espanhol, o “j” é lido com som de “r”), como era chamado pelos mexicanos, tornou-se parte do México independente. E Santa Anna não o deixaria para os EUA, a despeito da presença de colonos americanos no local.
Depois de um cerco de 13 dias, as tropas mexicanas lançaram um ataque sobre Álamo. Não houve sobreviventes americanos, e um sentimento de revolta e vingança injetou mais ânimo no alistamento militar na época por parte de muitos colonos texanos. O exército mexicano seria repelido na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de abril de 1836, terminando a revolução.
San Jacinto representou um ponto de virada no prestígio intocável até então de Santa Anna. Sua tentativa fracassada de sufocar a Revolução Texana culminou na Cessão Mexicana de 1848 após uma grande derrota na Guerra Mexicano-Americana, que foi o primeiro grande conflito impulsionado pelas ideias do já citado Destino Manifesto, a crença de que os EUA tinham o direito, dado por Deus, de expandir suas fronteiras por toda a América.
Apesar de bem conhecida, os detalhes exatos das pessoas mortas na Batalha do Álamo são controversas demais. Há lacunas da documentação, discordâncias entre os diversos relatos, além da parcialidade das versões contadas nos dois lados da fronteiras.
Para os mexicanos, ela foi o primeiro passo para a política expansionista e imperialista da América. Para os americanos, os rebeldes texanos teriam lutado em nome da liberdade contra os sanguinários e terríveis soldados mexicanos liderados pelo ditador Santa Anna.
Após a derrota na batalha de San Jacinto, o general Santa Anna foi capturado pelos rebeldes texanos e obrigado a reconhecer a independência da recém proclamada República do Texas, assinando o Tratado de Velasco.
Em troca, o novo governo texano garantiu que ele voltasse em segurança para o México. Santa Anna foi deposto do comando do país, e as novas autoridades mexicanas consideraram o Tratado de Velasco nulo, continuando os conflitos.
Santa Anna ajudaria seu país quando invasores franceses atacaram o México em 1838, quando perdeu uma perna. O território do Texas foi finalmente conquistado pelos Estados Unidos, em 1848.
Tudo terminou com a derrota completa do México, que acabou perdendo outras partes do seu território para os EUA: Califórnia e uma imensa área que corresponde aos atuais estados do Nevada, Utah e parte do Arizona, Novo México, Colorado e Wyoming.
Os mexicanos? Receberam U$ 15 milhões de dólares pelas perdas.
Maratona Raul Julia
Raul Rafael Carlos Julia y Arcelay (1940 — 1994) nasceu em San Juan, cidade de Porto Rico, em 9 de março. Era o mais novo de quatro irmãos. Desde cedo, o pequeno Raul Rafael demonstrava interesse pelas artes dramáticas.
E quando ficou grande — grande mesmo, com 1,87 de altura — se encantou com a performance do ator Orson Bean em uma boate noturna, o que fez tomar a decisão de estudar teatro na Universidade de Porto Rico.
Se mudou para Manhattan (NY), em 1964, e rapidamente encontrou trabalho em peças e shows da Broadway.
O Internet Movie Database dá 50 créditos de atuação de Raul Julia como ator em produções de cinema e filmes para a TV. O imenso legado criativo de Raul Julia no cinema será resenhado aqui, tal qual já fizemos por aqui com a atriz Jennifer Connelly, e traremos todas essas produções para cá.
Álamo – 13 Dias de Glória é o 14º post da Maratona Cinematográfica Raul Julia no blog, mas já é sua 22ª obra resenhada. Seu primeiro filme foi Os Viciados (1971).
Antes de fazer Álamo – 13 Dias de Glória em 1987, Raul tinha feito 3 produções no ano anterior: A Manhã Seguinte, filme de Sidney Lumet, La Gran Fiesta e Fuga do Inferno. Fiesta é uma oportunidade para conhecer mais de Porto Rico, país natal de Raul Julia, e Fuga do Inferno nos dá chance de entender as relações com Cuba. Não sem surpresas, países que, tal qual o México, sofrem enorme impacto e influência política dos Estados Unidos.
Abaixo, um vídeo produzido pelo American Masters, que destaca profissionais da arte e cultura nos Estados Unidos. E a rendição deles para o talento de Raul Julia.
Obrigado por ler até aqui!
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