TEMPESTADE | John Cassavetes, Raul Julia e William Shakespeare

Tempestade Raul Julia

Tempestade, filme de 1982 dirigido por Paul Mazursky e estrelado por John Cassavetes, Gena Rowlands, Susan Sarandon e Raul Julia, é uma adaptação bem livre e solta da peça de mesmo nome, escrita por William Shakespeare em 1611.

Essa versão cinematográfica de Tempestade teve início quase 30 anos antes do lançamento do filme. Em 1954, nos Estados Unidos, John Cassavetes, antes de ser ator, estava em um restaurante, quando se encontrou com Paul Mazursky, que já trabalhava com cinema.

O cineasta lhe contou que estava procurando por tipos que lembrassem delinquentes juvenis para seu futuro longa-metragem , Sementes de Violência (1955), ocasião que John lhe sugeriu Emmanuel Stoker.

Depois de 27 anos, Paul retornou o favor para o ator, o escalando para Tempestade. Paul Mazursky, que além de diretor, também era escritor, e era fascinado pela peça de Shakespeare, e sempre tentou levar a obra pras telonas. E conseguiu isso 371 anos depois da peça ser performada.

Tempestade
Molly Ringwald, Susan Sarandon e John Cassavetes em Tempestade

O filme adapta livremente a trama para o começo dos anos 1980. O arquiteto nova-iorquino Phillip Dimitrius (John Cassavetes), cansado dos compromissos e um casamento tumultuado com Antonia (Gena Rowlands), decide ir embora com a filha adolescente Miranda para a Grécia, em busca de uma “verdadeira” vida.

Ele busca um contraponto ao mundo de festas badaladas cheias de celebridades, da qual Miranda também fazia parte.

Tempestade
A família Dimitrius se desestrutura e apenas depois de uma “tempestade” conseguirá se recompor

No início tudo é maravilhoso, em meio a uma natureza exuberante à beira mar, mas aos poucos eles vão se entediando, ainda mais porque claramente Phillip está na crise de meia-idade, e ainda uma dor de corno brava, já que Antonia estava tendo um caso com Alonzo (Vittorio Gassman), seu chefe no escritório de arquitetura.

Em Atenas, ele conhece Aretha Tomalin (Susan Sarandon), uma mulher misteriosa que se torna sua amante, e juntos conseguem construir alguma tranquilidade.

Phillip encontra um novo amor depois de uma chifrada da esposa

Mas Antonia está à procura deles, e Phillip decide se refugiar em uma ilha grega afastada.

Mas no meio dessa futura Tempestade, esta Kalibanos (Raul Julia), um nativo dessa ilha, bem simplório, e que se interessa pela jovem Miranda, interpretada pela jovem Molly Ringwald, o debut cinematográfico da atriz nas telonas.

Tempestade Raul Julia
E ele se encanta por Miranda Dimitrius, causando mais problemas para a família que busca paz e sossego na ilha

Ela veio direto da da TV, onde fazia o seriado Vivendo e Aprendendo (1979-1980), tendo estreado em Arnold, no mesmo ano. Pra embolar ainda mais a trama, Antonia chega num barco à procura de Miranda.

Este é o primeiro filme de Molly Ringwald, que se tornaria um ícone dos filmes de comédia e romance adolescente nos anos 1980

Tempestade
(Tempest, 1982, de Paul Mazursky)

Paul era um diretor acostumado a filmar cenas de cotidiano, e aqui encara um texto clássico. Ele ainda escolheu uma montagem que vai e volta no tempo. Então, a força narrativa é dividida entre os protagonistas, que não conseguem ter tempo em tela o suficiente para criar o magnetismo necessário para prender os espectadores.

Amor, desejo e ódio são alguns dos temas que permeiam a trama, muitas vezes mais do que até o necessário.

A premissa é ótima: ao fugir para uma ilha, Phillip imagina que as coisas se resolverão. Mas a tempestade vem. Ah, ela sempre vem.

Tempestade Raul Julia
Raul Julia é Kalibanos em Tempestade

Quando praticamente todo os personagens estão na ilha, o tema da reconciliação parece irreversível.

E todo o mood de Paul com seu cinema de cotidiano urbano é tragado pelo lirismo inerente do texto shakespereano, o que causa uma impressão de realismo fantástico que destoa demais.

Enquanto que os personagens de Cassavetes e Sarandon seguram a trama com seus dramas, ver Raul Julia como Kalibanos é todo momento uma quebra de expectativa nesta tempestade, já que é sua função ser “parte” dela.

E a despeito dele ter sido reconhecido pelo talento e atuação de Raul, a ponto de ganhar um Globo de Ouro pela interpretação do personagem, no filme em si, ele não é o o fator decisivo de tudo funcionar.

Tempestade Raul Julia
Kalibanos é um dos mais caricatos e exagerados do filme de Tempestade, com razão, e pena que, com isso, um dos mais chatos

Paul Mazursky atuou em mais de 80 filmes e dirigiu 19 longas. E quatro deles concorreram ao Oscar: Bob, Carol, Ted e Alice (1969), Harry, o Amigo de Tonto (1974), Uma Mulher Descasada (1978) e Inimigos, uma História de Amor (1989).

Tempestade realmente foi filmado na Grécia, em locações como Atenas, na praia de Alypa e na península do Peleponeso, além das cidades americanas de Atlantic City, Nova Jersey e Nova York (inclusive com bastantes cenas no World Trade Center).

A Tempestade foi uma das últimas peças de William Shakespeare (1564-1616), um poeta e ator inglês que é um dos mais — se não o maior — dramaturgo da história.

Na trama original de Tempestade, um feiticeiro chamado Prospero vive na ilha com sua filha Miranda, depois que são levados para lá à revelia em uma tempestade. Há dois servos dele ali: a meiga Ariel e o selvagem Caliban. A peça é cheia de momentos musicais, que refletem o espírito de encantamento da ilha.

Quem trabalhou no roteiro de Tempestade junto com Paul foi Leon Capetanos, amigo de longa data do diretor. Ambos fizeram mais quatro filmes: Luar sobre Parador (1988), Moscou em Nova York (1984) e Um Vagabundo na Alta Roda (1986).

Luar sobre Parador também tem Raul Julia, mas é estrelado por Richard Dreyfuss.

E Raul Julia já tinha atuado em um filme roteirizado por Capetanos, o divertido Uma Corrrida de Loucos (1976).

UMA CORRIDA DE LOUCOS | Raul Julia e as loucas corridas de carro no cinema

Falando em Raul e repetições, Susan Sarandon e ele iriam estrelar juntos o longa Posições Comprometedoras (1985).

Raul Julia e Susan Sarandon foram indicados a prêmios por suas atuações em Tempestade — ele ganhou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, e ela o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Veneza.

Susan já atuava desde 1970 nos cinemas, e antes de fazer Tempestade, tinha estrelado Atlantic City (1980), filme pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar, de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela perdeu para Katherine Hepburn, por Num Lago Dourado.

Tempestade
Susan Sarandon em Tempestade

Ela faria muitos filmes de destaque, como Fome de Viver (1983), As Bruxas de Eastwick (1987), Thelma & Louise (1991), onde mais uma vez foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante — perdeu para Jodie Foster, por O Silêncio dos Inocentes — , O Óleo de Lorenzo (1992), com outra indicação na mesma categoria — perdeu para Emma Thompson, por Retorno a Howard´s End, O Cliente (1994), com mais uma indicação — perdeu para Jessica Lange, por Céu Azul –, e Os Últimos Passos de um Homem (1995), onde finalmente ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em Fome de Viver, Susan atua ao lado de David Bowie e Catherine DeNeuve
Susan Sarandon, 2018

Mas a estrela de Tempestade não é outro senão John Cassavetes, uma das personalidades mais notáveis de Hollywood, e considerado “pai do cinema independente”.

Seu estilo autoral e quase artesanal de trabalho, o qual incluía orçamento reduzido e repetições de técnicos e atores — geralmente amigos do cineasta — marcaram muitas de suas produções.

O novaiorquino John Nicholas Cassavetes, (1929-1989), filho de imigrantes gregos, iniciou a carreira como ator de cinema para sustentar suas pretensões de ser escritor.

Ele estreou em filmes no final dos anos 1950, como Um Homem tem Três Metros de Altura (1957), Os Doze Condenados (1967) — pelo qual foi nomeado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante — e O Bebê de Rosemary (1968).

John Cassavetes

Cassavetes e a atriz Gena Rowlands se conheceram no começo da carreira dele como ator, e logo se casaram, fazendo uma parceria sólida também no meio cinematográfico. Gena tem mais de 100 filmes no currículo, e em 2016 ganhou um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

No trabalho de direção, John Cassavetes estreou com o filme independente Sombras (1959).

Sombras

Veio então filmes como Faces (1968), quando recebeu indicação de Melhor Roteiro e Melhor Diretor no Oscar — , Os Maridos (1970), Uma Mulher Sob Influência (1974) — mais uma vez nomeado ao Oscar de Melhor Diretor, com Gena sendo a estrela principal, também indicada ao Oscar, em uma trama poderosa sobre uma família que lida com o declínio mental da esposa e mãe –, Uma Noite de Estreia (1977), Love Streams (1984) e muitos outros.

Gena Rowlands, em Faces
Laura Johnson em Uma Noite de Estreia

Um de seus filmes mais populares foi Glória (1980), estrelado por Gena (pelo qual ela recebeu sua segunda indicação ao Oscar). Quatro anos mais, Cassavetes dirigiu Amantes (1984), filme em que atua também, de novo com Gena, o último trabalho dos dois juntos.

Um Grande Problema (1986), seria o último filme do cineasta. John Cassavetes morreu de cirrose hepática em 1989, aos 59 anos.

Raul Julia e William Shakespeare

Tempestade Raul Julia
Raul Julia e Molly Ringwald em Tempestade

O Globo de Ouro pelo qual Raul Julia foi nomeado em Tempestade foi o primeiro de sua carreira de ator, prêmio do qual ele foi nomeado mais três vezes.

Raul Julia já tinha feito 3 trabalhos de William Shakespeare. Em 1974, interpretou Edmund em Rei Lear, no programa Great Performances, com James Earl Jones interpretando o rei.

Raul Julia era um grande fã de William Shakespeare

Em 1979, Raul Julia foi o próprio Otelo na peça de mesmo nome, com Richard Dreyfuss como Iago e Frances Conroy como Desdemona. É o mesmo Dreyfuss do já citado Luar Sobre Parador, outro filme pelo qual Raul ganhou uma indicação ao Globo de Ouro.

Ainda em 1979, o festival de teatro Shakespeare in the Park, em Nova York, fez a peça de A Megera Domada na cidade, e Raul Julia interpretou Petruchio e a atriz Meryl Streep fez Catarina, naquela que é uma das mais legais encenações já feitas da peça.

Meryl Streep e Raul Julia em uma das melhores encenações da peça A Megera Domada, de William Shakespeare

A história da indomável Catarina e de Petruchio, o fidalgo de Verona, seu pretendente, é uma das mais belas comédias de costumes, e a atuação de Meryl e Raul é memorável.

Raul Rafael Carlos Julia y Arcelay nasceu em San Juan, cidade de Porto Rico, em 9 de março de 1940. Era o mais novo de quatro irmãos.

Raul Julia

Desde cedo, o pequeno Raul Rafael demonstrava interesse pelas artes dramáticas. E quando ficou grande — grande mesmo, com 1,87 de altura — se encantou com a performance do ator Orson Bean em uma boate noturna, o que fez tomar a decisão de estudar teatro na Universidade de Porto Rico.

Se mudou para Manhattan (NY), em 1964, e rapidamente encontrou trabalho em peças e shows da Broadway.

E foram os seguidos trabalhos nos palcos lhe abriram as portas para o audiovisual gravado.

O Internet Movie Database50 créditos de atuação de Raul Julia como ator em produções de cinema e filmes para a TV.

Tempestade Raul Julia

Obrigado por ler até aqui!

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.

Apoie meu trabalho

  • Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
  • Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
  • O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!

Programação:

  • Segunda – post no blog
  • Terça – Uma informação exclusiva da matéria no Instagram do Destrutor (siga lá!)
  • Quarta – Uma thread exclusiva da matéria do blog no meu Twitter (siga lá!)
  • Quinta – Um #tbt de nosso conteúdo (são centenas de matérias) no Instagram do Destrutor
  • Sexta, sábado e domingo – Imagens preview da próxima matéria do blog e outras no Instagram do Destrutor

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *