PECADOS ÍNTIMOS | Jennifer Connelly e as criancinhas da vida adulta

Nas primeiras cenas de Pecados Íntimos, vemos bonecos em estantes, uma analogia do que veremos a seguir — infantilidade e adolescência imatura em jovens adultos, mesmo que eles trabalhem em posições sérias e complexas, como a personagem de Jennifer Connelly, a documentarista Katherine “Kathy” Adamson.

Sarah Pierce (Kate Winslet) é mestra em literatura, mas está presa em um casamento infeliz. Brad Adamson (Patrick Wilson) estuda há anos para passar no exame de advocacia, e é sustentado pela esposa, a Kathy.

May (Phillis Somerville) cuida de seu filho pedófilo, mas não o permite lavar louças, e ainda o chama de bom garoto mesmo adulto.

Um tira, Larry (Noah Emmerich), que é um perdedor patético, só se ocupa de hostilizar May e seu filho.

Crianças podem ser cansativas, ainda mais quando elas passam dos 30 e ainda não amadureceram, e isso pode significar tragédia na vida adulta.

Pecados Íntimos
Pecados Íntimos entrelaça a vida de jovens adultos perdidos nas escolhas que fizeram, sem maturidade para lidar com elas, exatamente como as criancinhas sob suas responsabilidades

Esse é um ponto importante de Pecados Íntimos: as pessoas não se conhecem realmente, e acabam machucando os outros, e até a si mesmos. Kathy se emociona mais com quem filma do que com quem está ao seu lado.

Mas ela e Brad são o casal real perfeito americano à primeira vista, e é partir desse olhar que começamos o longa, com Sarah e suas amigas imaginando quem seria o cara solitário com o filho que vem sempre ao parquinho brincar com ele.

Tudo vem do livro Criancinhas, de Tom Perrotta, que assina o roteiro (indicado ao Oscar de Roteiro Adaptado), ao lado do diretor Todd Field, em sua segunda incursão cinematográfica. 

Pecados Íntimos
(Little Childrens, 2006,
de Todd Field)

Pecados Íntimos
Cheio de diálogos afiados e considerações sobre a vida adulta, Pecados Íntimos escancara pensamentos infelizes sobre todos os personagens da trama

Os impulsos adolescentes neste drama sobre relacionamentos tem como pano de fundo o subúrbio comum das maiorias das cidades da América.

Em Pecados Íntimos, Sarah Pierce (Kate Winslet) é casada com Richard (Gregg Edelman), e juntos criam a filha de 3 anos, Lucy (Sadie Goldstein), em uma pacata cidade suburbana dos Estados Unidos.

E seus desejos e angústias serão entrelaçados com os de Brad Adamson (Patrick Wilson) e Kathy Adamsone (Jennifer Connelly) e o filho de 4 anos do casal, Aaron (Ty Simpkins).

O diretor Todd Field, além de trabalhar a temática social da neurose psicológica de casais americanos e seus problemas, ansiedades e expectativas, ainda tem que manobrar e perfazer a história de um exibicionista sexual que atacou algumas crianças no passado, e agora em processo de recuperação e readaptação social, um papel reservado a Jackie Earl Haley, que estava há 13 anos sem atuar. Ele pegou o papel com tanta gana que foi indicado ao Oscar.

Pecados Íntimos
Todd Field aproveita um elemento criminoso e pesado do romance Criancinhas ao lidar também com as angústias de um pedófilo em processo de readaptação social

O filme é ambientado em uma cidadezinha de Massachusetts, estado onde vive Perrotta, mas o filme dá a entender que se trata de Boston.

Há um narrador onisciente que descreve os sentimentos interiores dos personagens (herança criativa óbvia da fonte original, o livro), e isso perpassa cada momento do longa-metragem, que em seu núcleo trabalhará.

Os elementos sexuais saem do saco plástico em Pecados Íntimos, na forma de exibicionismo criminoso, adultério, pornografia no trabalho e em casa, e claro, o adultério, que além de satisfazer duas pessoas, machuca mais duas.

São homens e mulheres cujas vidas previsíveis, planejadas e nunca alcançadas, extremamente vulneráveis a qualquer elemento inesperado.

É por isso que o Pecados Íntimos (mais uma tradução errada da obra do Brasil, o original é Little Childrens, “criancinhas” em inglês).

Pecados Íntimos
A gasolina que incendeia as vidas irresponsáveis de Brad e Sarah começa em uma brincadeira que foge ao controle, algo muito rotineiro para crianças

Sarah e Brad se conhecem em um parquinho infantil. Eles promovem abraços para provocar as amigas de Sarah, desejosas de conhecer o cara misterioso e bonitão.

O ato mexe com os dois de maneira significativa depois que Brad dá um beijo em Sarah para deixar a provocação mais ardida. Eles ficam atraídos platonicamente depois disso, e mantém uma amizade de encontros rotineiros na piscina pública da cidade.

Sarah é casada com Richard, um executivo psicologicamente preso a pornografia online.

Quando Sarah o flagra se masturbando na frente do computador. já sabemos que qualquer relação de sexo entre os dois está há muito acabada.

Pecados Íntimos
A aparente vida adulta e idealizada nos subúrbios da América é apenas uma fachada para as angústias de Brad

Kathy paga as contas da casa, enquanto Brad tenta passar em um exame para exercer o que estudou — advocacia.

E isso de certa maneira o castra. Pra piorar, ele não completa suas necessidades sexuais quando quer, com Kathy preferindo ninar o filho deles.

O fato dele não passar no exame tem vislumbres de autossabotagem, pois o cara prefere ficar vendo skatistas ou jogadores de futebol americano, atividades que fazia quando mais jovem

Sarah compra um maiô insinuante para ir a piscina pública com Brad, e as trocas de olhares se intensificam. Mas o máximo que chegam é num socialmente aceitável aperto de mãos por algumas horas de água e grama. Os filhos começam a ficar amiguinhos também.

É nesse ponto que temos a inserção canhestra, mas poderosa, de um tubarão nessas águas calmas.

O exibicionista Ronald “Ronnie” James McGorvey foi preso por mostrar suas partes íntimas para crianças, e agora foi solto, o que deixa a cidade em polvorosa com a possibilidade dele andar livremente pela cidade. E eis que ele aparece na piscina.

Todo mundo sai do local, a polícia é chamada, começa a chover e o passeio rotineiro dos dois amigos fura por completo.

A situação leva Sarah a levar Brad à casa dela, que é quando o sexo entre os dois finalmente explode. A mãe de Ronnie, May, em um take muito revelador e esperto, tentar limpar a pichação de “evil” na calçada, palavra inglesa para maligno.

Pecados Íntimos
Todd Field compõe algumas imagens poderosas em Pecados Íntimos

A recusa de crescer

Em outro ponto do filme, o documentário em que Kathy trabalha a faz se emocionar, e ela liga para dizer que ama Brad e Aaron — esse é mais um momento de amor de Sarah e Brad.

A intercalação de livro da Madame Bovary (romance clássico de Gustave Flaubert, muitas vezes chamado de “romance dos romances”) com a relação construída de Sarah e Brad é outro aceno do roteiro sobre o que vemos em Pecados Íntimos é uma metáfora.

Ela deseja tanto Brad que o convence a não fazer o exame de direito, apenas para terem momentos a só por um dia inteiro. Mas é num jantar inesperado entre os casais, que Kathy ganha a tensão sexual entre seu marido e Sarah.

Os olhares dela não deixaram dúvida. É um exemplo perfeito da envergadura dramática de Jennifer Connelly enquanto atuação em Pecados Íntimos, já que ela não é a protagonista.

Pecados Íntimos
Jennifer Connelly em Pecados Íntimos
Pecados Íntimos
Kathy sente a tensão sexual palpável no ar — Jennifer Connelly tem um papel menor em Pecados Íntimos, mas quando é exigida, comparece com excelência

A fórmula padrão emocional de se importar com as pequenas ações do parceiro é fundamental aqui, e é Brad quem pede para ficar com Sarah em definitivo.

Quando morre a mãe de Ronnie, ele tem um ataque de raiva na casa com os bonecos da mãe (os mesmos vistos na primeira cena do filme), e toma uma atitude radical com uma faca.

Os personagens resolvem os problemas uns dos outros de certa maneira, e aparentemente deixam a criancice de lado no final do longa.

Os subúrbios dos Estados Unidos, como recorte sócio-cultural, é material rico para os realizadores de cinema autoral, que executaram um monte desses road-movies com personagens de cidadezinhas pacatas, o que pode denotar certa superioridade intelectual pedante em romances, séries de televisão e filmes a perder de vista.

Não é o caso de Pecados Íntimos, que se resolve muito bem de maneira fechada, apesar de não criar grande identificação ao longo de todo o longa.

O que vale em Pecados Íntimos é que tudo isso é temperado pelo enorme problema de crescimento e maturidade intelectual dos personagens.

E qualquer um pode se identificar com isso, seja consigo mesmo ou com alguma pessoa que conhece.

Field e Perrota faz sugerir no filme que todos os personagens são cheios de falhas, mas o pedófilo é o único a reconhecer as suas, a ponto de extirpar seus problemas de modo dramático.

Filmes e pecados no Oscar

Cristal X-Men
A cena final é emblemática por tornar sombria um ambiente infantil, a exemplo da “redenção” que os personagens conseguem — em especial um deles

Todd Field, diretor de Pecados Íntimos, filmou apenas esse filme e Entre Quatro Paredes, em 2001.

Jennifer Connelly venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Uma Mente Brilhante (2001), e entre as “derrotadas” estava Kate Winslet (no filme Iris), mas a atriz recebeu uma nomeação do Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Pecados Íntimos.

Perdeu novamente, dessa vez para Helen Mirren e sua interpretação em A Rainha. Mirren também estava no páreo em 2001 com seu papel em Assassinato em Gosford Park, quando perdeu junto com Winslet para Connelly.

Kate Winslet

Os atores Michael Fassbender e Idris Elba foram considerados para o papel de Brad. Mas quem deu a sugestão de Patrick Wilson para o filme foi Kate Winslet, depois que ela aceitou o papel de Sarah.

Aliás, Kate quis muito trabalhar com Todd Field depois que assistiu Entre Quatro Paredes, impressionada do jeito fora do comum do longa.

O filme é sobre um jovem que chega na casa dos pais para passar as férias de verão. Lá, ele começa a trabalhar para juntar dinheiro para a faculdade e se envolve com uma mulher 10 anos mais velha, cujo divórcio ainda não está concluído.

O longa recebeu diversas indicações para o Oscar 2002, como nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Wilkinson), Melhor Atriz (Sissy Spacek), Melhor Atriz Coadjuvante (Marisa Tomei, que perdeu para Jennifer Connelly em Uma Mente Brilhante) e Melhor Roteiro Adaptado.

Pecados Íntimos três indicações no Oscar 2007: Melhor Atriz para Winslet, Melhor Ator Coadjuvante para Haley e Melhor Roteiro Adaptado para Todd Field e Tom Perrotta. Foi também indicado ao Prêmios Globo de Ouro de 2007 nas categorias de Melhor Filme Dramático, Melhor Atriz em filme dramático e Melhor Roteiro. Winslet também foi indicada ao BAFTA de Melhor Atriz em cinema.

24º filme de Jennifer Connelly
Pecados Íntimos
Estados Unidos

/ WATCHMEN. Três anos depois de Pecados Íntimos, Jackie Earl Haley e Patrick Wilson estrelariam Watchmen, onde seriam parceiros de combate ao crime, nas identidades de Rorscharch e Coruja, respectivamente.

/// 2006. Nos cinemas estavam filmes como Se eu Fosse Você, Soldado Anônimo, Boa Noite e Boa Sorte, O Segredo de Brokeback, Johnny & June, Orgulho e Preconceito, Syriana – A Indústria do Petróleo, Dreamgirls – Em Busca de um, Doom – A Porta do Inferno, Ponto Final – Match Point, A Sangue Frio, Capote, Equilibrium, A Era do Gelo 2, Árido Movie, O Albergue, Ultravioleta, Missão Impossível 3, O Código Da Vinci, X-Men: O Confronto Final, Pergunte ao Pó, Seres Rastejantes, Terror em Silent Hill, Superman – O Retorno, Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte, Abismo do Medo, Click, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, Miami Vice, Voo United 93, Serpentes a Bordo, A Casa do Lago, Menina Má.Com, O Diabo Veste Prada, As Torres Gêmeas, Dália Negra, Pequena Miss Sunshine, Jogos Mortais 3, O Grande Truque, Uma Verdade Inconveniente, Os Infiltrados, Fonte da Vida, O Labirinto do Fauno, Filhos da Esperança, 007 – Cassino Royale, Eragon, entre outros.

Pecados Íntimos
Jennifer Connelly em Pecados Íntimos

Jennifer Connelly e seu Instagram: https://www.instagram.com/jennifer.connelly/

/ OS FILMES DE JENNIFER CONNELLY.

1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986) 
5- Essas Garotas (1988) 
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996) 
14- Círculo das Vaidades (1996) 
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000) 
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007) 
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010) 
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
44- Top Gun – Maverick (2022)
45- Bad Behaviour (2023)

/ AS SÉRIES DE JENNIFER CONNELLY.

1- The $treet (2000)
2- O Expresso do Amanhã/Snowpiercer (2020-2024)
3- Matéria Escura (2024)

Obrigado por ler até aqui!

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.

Apoie meu trabalho

  • Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
  • Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
  • O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!

O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)

Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.

LEIA TAMBÉM:

DIAMANTE DE SANGUE | Jennifer Connelly e o cinema de jornalismo e de guerra