9 – A SALVAÇÃO | Jennifer Connelly e o cinema de animação

9- A Salvação é um filme de ficção científica em animação, voltado a um público maior de 13 anos, uma das grandes tentativas de embutir seriedade nesse tipo de cinema, com Jennifer Connelly em um dos papéis — a mais corajosa e intrépida em cena.

Com uma narrativa madura em um cenário pós-apocalíptico, tudo feito em computação gráfica com elementos macabros, decadentes e destruídos, acompanhamos a história de um solitário boneco que ganha vida nesse mundo.

Ele perambula por locais cinzas e marrons, a maioria escuro e cheio de poeira, devastado por uma guerra, e encontra outros bonequinhos feitos de pano, zíper, madeira e cobre, todos em busca de respostas.

Jennifer Connelly 9 - A Salvação
9 é o personagem principal do longa-metragem, que aplica ficção científica com alquimia em uma mundo arrasado pela guerra

O longa é a realização de uma grande produção de um estudante de cinema que conseguiu os holofotes do mercado de Hollywood, Shane Acker, quando o cineasta Tim Burton, responsável por clássicos do cinema como Os Fantasmas se Divertem (1986) e Batman (1989), viu seu Trabalho de Conclusão de Curso de Cinema, um curta-metragem de 10 minutos (uma história reduzida do que vemos em 9 – A Salvação), e se apaixonou pela história dos bonequinhos.

O curta de Acker chegou a ser indicado para Oscar de Melhor Curta de Animação de 2006.

O longa-metragem foi lançado em uma data bastante emblemática — 09/09/2009 –, e garante um entretenimento adulto e cheio de questões filosóficas, com um subtexto ocultista muito presente, em uma trama que pode prender a atenção de um público mais velho, mas não da grande porção média que forma a audiência que sustenta esse tipo de cinema. Nos Estados Unidos, o filme foi classificado como PG-13 pela Motion Picture Association of America por causa da violência e imagens assustadoras.

Jennifer Connelly 9 - A Salvação
7 tem a voz de Jennifer Connelly, a personagem mais moldada à ação do filme, corajosa e rápida, única figura feminina no elenco

Essa animação é a primeira experiência de Jennifer Connelly nesse tipo de filme, e seu papel em 9 – A Salvação é muito mais proeminente do que em típicas animações infanto juvenis, com sua personagem tendo importância e qualidades superiores de outros filmes do gênero.

A atmosfera sombria de um mundo pós-apocalíptico, objetos detalhadamente pensados e recriados e a história de um solitário boneco nos situam em uma Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, um cenário notavelmente peculiar para uma animação infanto juvenil.

É essa situação que o espectador acompanha na história de 9 – A Salvação. O tema de máquinas tomarem conta e os humanos serem dizimados não é nada nova na indústria cultural, mas todos esse background enche de charme sombrio esse longa.

9 – A Salvação
(9, 2009, de Shane Acker)

9 tem a voz de Elijah Wood, 7 é Jennifer Connelly e 5 é interpretado por John C. Reilly — eles formam o trio que tem mais destaque na história

spoilers

Alemanha, maio de 1930.
Um ditador consegue que um cientista crie uma máquina de inteligência artificial superpoderosa, chamada (na tradução brasileira) de C.É.R.E.B.R.O. É um robô sem alma.

Com a aproximação de uma grande guerra, o ditador usa essa máquina para criar outras máquinas, e assim ter um exército mecânico que possa vencer as tropas inimigas.

Acontece que a inteligência artificial de C.É.R.E.B.R.O se aprimorou tanto que ele avança os passos ao ponto de decidir acabar com toda vida animal, vegetal e microbiana do planeta.

Com a humanidade à beira da extinção graças a armas químicas que matam toda vida biológica, o cientista usa uma espécie de alquimia sci-fi para criar nove pequenos robôs, feitos de pano, madeira e cobre, do tamanho de uma mão, e transfere partes de sua alma para dar-lhes vida, por meio de um pequeno talismã.

Ele morre ao dar vida ao nono boneco, e assim temos o nosso filme.

Jennifer Connelly 9 - A Salvação
9 acorda e não entende nada do que está acontecendo, exatamente quando a gente nasce

Esse “9” acorda no laboratório do cientista, confuso e sem orientação alguma do que fazer ou ir. Ele vê o cadáver do cientista, pega o talismã e caminha pela cidade destruída.

Seus encontros com os outros bonecos — 1 ao 8 — formam a estrutura restante da narrativa do longa de 9- A Salvação.

Elijah Wood é 9, boneco de bom coração, pensativo e sincero, que é quem busca a verdade na história desse mundo. É por ele que aprendemos tudo no filme.
John C. Reilly é 5, um mecânico e curandeiro, aprendiz de 2, e que precisa de empurrão para fazer o que deve ser feito.
Jennifer Connelly é 7, uma guerreira rebelde e solitária, leal e gentil.
Christopher Plummer é 1, o boneco mais velho, líder auto-proclamado, receoso e covarde. Sua figura evoca a imagem papal, e ele se redime apenas nos últimos momentos do filme.
Crispin Glover é 6, o boneco que tem a porção artista do cientista, que prefere se comunicar por desenhos que retratam o passado e o futuro desse mundo.
Martin Landau é 2, o segundo boneco mais velho, um gentil inventor que é fascinado por sucata.
Fred Tatasciore é 8, a força bruta ignorante que acompanha a velhice ranzinza de 1, como seu fiel guarda-costas.
Os bonecos 3 e 4 são gêmeos mudos, muito curiosos e tímidos, que usam luzes piscantes em seus olhos para se comunicar ao projetar imagens.

9 – A Salvação é o primeiro filme de animação de Jennifer Connelly

No clímax do filme, os bonecos restantes libertam as almas dos amigos mortos, ao usar o mesmo talismã com que 9 ligou acidentalmente novamente a máquina assassina.

As almas dos bonequinhos voam até o céu depois de um ritual em um pentagrama no chão.

E então começa a chover, e com a água vem pequenas bactérias brilhantes da alta atmosfera, devolvendo a vida de volta ao mundo, até então esterilizado. Como dito, a porção ocultista do filme é bem forte.

Futuro construído e destruído de 9 – A Salvação

Os simbolismo usados no longa entregam parte do contexto da história: talismãs que dão vida a bonecos, conceito presente em diversas histórias e mitologias

Além de Tim Burton, 9 – A Salvação também teve produção de Timur Bekmambetov, cineasta nascido no Cazaquistão, e mais conhecido na cultura pop por ter dirigido filmes como Procurado (2008), estrelado por James McVoy e Angelina Jolie, baseado nos quadrinhos independentes de Mark Millar.

Antes disso, ele já estava na mira por aí por ter feito um dos blockbusters de ação mais conhecidos vindo da Rússia, Guardiões da Noite (2004). Alguns de seus filmes mais recentes são Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012) e a versão de 2016 de Ben-Hur.

9- A Salvação e seu mundo distópico destruído por máquinas conversa diretamente com o clássico O Exterminador do Futuro (1984), de James Cameron, e quando 9 estava nos cinemas, mais um filme da franquia estava com ele: O Exterminador do Futuro 4 – A Salvação (2009).

E há mais similaridades, com 9 (Elijah Wood) e Marcus Wright (Sam Worthington) acordando sem seus mundos devastados, ambos de posse de um segredo que podem salvar todos ao seu redor, ao acabar com a máquina-chefe.

A figura dos bonequinhos vem direto da mitologia medieval europeia do homúnculo, o golem, uma espécie de homem artificial criado com barro, pedra, mato e outros elementos da natureza.

Não é à toa que vemos referências a Parecelso no longa — um médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão do século XIV. A ele também é creditado a criação do nome do elemento zinco.

O estilo de design escolhido é uma produção em computação gráfica que emula a aparência e efeitos de uma animação em stop-motion, e que tenta reproduzir essa aparência metálica medieval.

O cenário onde se passa 9 – A Salvação emula o nosso, sem ficar explícito demais

A cidade de Viena no pós-Segunda Guerra Mundial foi uma das inspirações para a criação do visual dos cenários.

No curta e no longa não fica explícito que é o “nosso” mundo, a “nossa” Alemanha, mas não por acaso, aqueles que criaram os monstros que acabaram com o planeta são paródias de nazistas.

O “santuário” a que se referem os bonecos como seu refúgio lembra muito a catedral de Notre Dame, apesar de não ser identificada, como a maioria da ambientação do longa, mas na obra de O Corcunda de Notre Dame, romance histórico do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831, e transformado em um lindo longa de animação da Disney em 1996, também se referia ao local como”santuário”.

Em certo momento, o relógio da torre dessa catedral é mostrado, e obviamente, o horário está marcando 09:09.

O ditador é mencionado como “Chanceler” em alguns momentos. O título era o mesmo de Adolf Hitler, “Chanceler da Alemanha“, até ele mesmo se dar o conhecido Führer.

Há também passagens com soldados fazendo sinais como a saudação com as mãos em riste e sinais gráficos que lembram a suástica nazista.

O corte mínimo de 13 anos do filme encontrou paralelos em produções anteriores mais adultas e sofisticadas, como o longa-metragem da franquia de videogames Final Fantasy (2001), Kaena – A Profecia (2003) e A Lenda de Beowulf (2007).

9- A Salvação é o primeiro filme de animação de Jennifer Connelly, assim como o de John C. Reilly. Mais tarde, o ator se tornou a estrela principal de Detona Ralph (2012) e WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018).

Christopher Plummer teve sua segunda experiência no mesmo ano, já que também participou de Up: Altas Aventuras (2009).

Os expressivos olhos escolhidos pelo design de produção ajudam a mostrar as emoções dos bonequinhos

Foram quatro anos entre o anúncio de que a Focus Features ia apoiar o projeto de 9- A Salvação e a sua estreia, na já citada e emblemática data de 09/09/09.

O desenvolvimento da história foi complexo e passou por inúmeras mudanças. Para ajudar na criação do novo roteiro, Acker teve o apoio de Pamela Pettler, que já havia trabalhado com Tim Burton no script de A Noiva Cadáver (2005), animação macabra de Burton. 9- A Salvação foi o segundo filme de animação da produtora Focus Features.

No mesmo ano, ela lançou Coraline e o Mundo Secreto (2009), igualmente uma produção que alcança níveis que ultrapassam do nível infantil, ao criar uma história de terror e fantasia de Neil Gaiman, com uma menina de 11 anos irritada com seus pais, e que encontra outros em uma porta mágica na sua casa.

A distribuição de 9- A Salvação foi feita pela Universal Pictures, sob o nome da Focus Features, e por muito tempo foi a primeira e única animação adulta deles no mercado.

A animação no cinema

Jennifer Connelly 9 - A Salvação
9 – A Salvação exige a idade mínima de 13 anos para exibição

É fato consumado que animação — desenho animado, seja à mão ou em computação gráfica –, desempenha um papel muito peculiar na história do cinema.

Com efeito, é apenas com Toy Story (1995), que o termo “desenho animado” perde espaço e o termo “filme de animação” se constrói com mais força e significado.

Ele mostrou que organizações sentimentais mais complexas além de tramas infantiloides era possível comercialmente — um ano depois de 9 – A Salvação estrear nos cinemas, o terceiro filme de Toy Story ultrapassou 1 bilhão de dólares de bilheteria.

É também de 1995 o filme animado Ghost in The Shell, de Mamoru Oshii, que chegou a sair no Brasil com o título de O Fantasma do Futuro. Uma animação adulta filosófica cheia de ação, que não encontra paralelos à altura de sua qualidade, com diversas obras culturais copiando seu template — o mais famoso deles, o blockbuster Matrix.

O filme mostra um futuro distópico com uma geopolítica que se dobra aos avanços da tecnologia e da computadorização do ser humano.

Wall-E (2008) já tratava de temas como um mundo apocalíptico, um ano antes de Jennifer Connelly e seus amigos fazerem isso em 9 – A Salvação, o que mostra que os assuntos de interesse desse escopo infanto juvenil é bastante elástico.

Também é no final dos anos 90 que o estúdio japonês Ghibli, a maior excelência em filmes animados japoneses (anime é o termo correto), se torna mais popular no Ocidente.

E a palavra infantil é pouco para descrever suas obras-primas conceituais e pensativas como A Princesa Mononoke (1997) e A Viagem de Chihiro (2001).

As dezenas de filmes animados do Studio Ghibli são dirigidos por Hayao Miyazaki, e não tem um ruim ou abaixo da média. É a prova em carne e osso, animados em desenhos à mão na tela do cinema, que a animação se iguala a grandes narrativas cinematográficas convencionais — Chihiro ganhou o Oscar de Melhor Animação e o Urso de Berlim em 2002.

Jennifer Connelly em uma Comic Con para falar sobre seu trabalho em 9 – A Salvação

É em 2001 também que Shrek chegou aos cinemas, que desconstrói a visão clássica dos contos de fada. Seu sucesso abre portas para além do eixo Disney e Pixar, como o Blue Sky Studios e seu A Era do Gelo (2002).

Temas mais sérios continuam a aparecer em Procurando Nemo (2003), que lida com a morte de bastante emocional, e Ratatouille (2007), com ratos na cozinha — uma aula de criatividade com esses fatores antagônicos. Não há limites em animação.

Por muito tempo, 9 – A Salvação foi um dos últimos filmes animados com restrição de 13 anos de idade que passou nos cinemas americanos, até o filme Ilha dos Cachorros ser lançado em 2018.

Jennifer Connelly 9 - A Salvação

30º filme de Jennifer Connelly
9 – A Salvação
Estados Unidos

/// A MARATONA JENNIFER CONNELLY.

1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986) 
5- Essas Garotas (1988) 
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996) 
14- Círculo das Vaidades (1996) 
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000) 
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007) 
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010) 
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)

/// SHANE ACKER. O diretor Shane Ackler trabalhou nos efeitos especiais de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), 47 Ronins (2013), O Vingador do Futuro (2012) e Viagem 2: A Ilha Misteriosa (2012). Ele também realizou trabalhos da mesma natureza em produções para a TV e videogames, e não dirigiu outros filmes depois de 9 – A Salvação.

/// ROGER EBERT. Um dos maiores críticos de cinema dos Estados Unidos, e o que ele achou de 9 – A Salvação aqui.

/// ROTTEN TOMATOES. O site agregador de críticas da internet dá 57% de aprovação para 9 – A Salvação.

/// MARVEL. Jennifer Connelly e John C. Reilly participaram de filmes do Marvel Studios. Jennifer interpretou Betty Ross no filme Hulk (2003), de Ang Lee, longa que não pertence ao Universo Cinematográfico da Marvel. No filme O Incrível Hulk (2008), de Louis Leterrier, Betty Ross foi interpretada por Liv Tyler (ela e Jennifer trabalharam juntas em Círculo das Paixões).

Jennifer Connelly retornou no filme do Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017), como a voz interna do computador do herói, em seu segundo trabalho de dublagem depois de 9- A Salvação. John C. Reilly interpreta Rhomann Dey, um dos membros da Tropa Nova no primeiro filme dos Guardiões da Galáxia (2014).

John C. Reilly

/// OSCAR. 9 – A Salvação tem três atores oscarizados na dublagem de seus personagens: Martin Landau, por Ed Wood (1994), Jennifer Connelly, por Uma Mente Brilhante (2001), e Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor (2010). John C. Reilly foi nomeado a um, por seu papel em Chicago (2002), mas perdeu para Chris Cooper em seu sensacional papel em Adaptação (2002). Jennifer e Reilly fizeram um filme juntos, o remake de terro japonês Água Negra (2005), dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles.

/// 2009. Nos cinemas passavam filmes Bolt Supercão, Lunar, O Curioso Caso de Benjamin Button, Quarentena, Sim Senhor, Fanboys, Coraline e o Mundo Secreto, O Casamento de Rachel, O Lutador, Operação Valquíria, Sexta-Feira 13, A Pantera Cor de Rosa 2, Milk – A Voz da Igualdade, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, Frost/Nixon, Quem Quer Ser um Milionário?, Watchmen – O Filme, Gran Torino, Pagando Bem, Que Mal Tem?, Che, Mangue Negro, Velozes e Furiosos 4, Adrenalina 2: Alta Voltagem, Anjos da Noite 3: A Rebelião, Eu Te Amo, Cara, X-Men Origens: Wolverine, Star Trek, Um Ato de Liberdade, Anjos e Demônios, Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei, Uma Noite no Museu 2, Duplicidade, O Exterminador do Futuro 4: A Salvação, Transformers 2: A Vingança dos Derrotados, A Era do Gelo 3, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Halloween – O Início, Inimigos Públicos, G.I. Joe: A Origem de Cobra, Arrasta-me para o Inferno, Che 2 – A Guerrilha, Se Beber, Não Case!, Veronika Decide Morrer, Anticristo, O Sequestro do Metrô 1 2 3, Gamer, Bastardos Inglórios, Distrito 9, Garota Infernal, Michael Jackson’s This Is It, Matadores de Vampiras Lésbicas, (500) Dias com Ela, Código de Conduta, Jogos Mortais 6, Atividade Paranormal, É Proibido Fumar, A Princesa e o Sapo, Ouro Negro e outros.

Jennifer Connelly não tem Instagram nem outro perfil em redes sociais.

A idade de Jennifer Connelly em 9 – A Salvação é de 39 anos.

Jennifer Connelly 9 - A Salvação

Jennifer Connelly 9 - A Salvação
Jennifer Connelly e um poster de sua personagem, 7, em 9 – A Salvação

curadoria e textos: tomrocha (twitter e instagram)
jornalista, estrategista de conteúdo e escrevedor de coisas escritas.

Me manda um e-mail: evertonroch@gmail.com)

E siga o perfil do insta do Destrutor, todo dia algo legal e interessante por lá também.

Formas de apoiar o Destrutor

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Nosso principal canal de financiamento é o apoio direto dos leitores. E produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado.

Quer apoiar o Destrutor? tem um jeito simples de fazer isso – é só deixar uma contribuição (ou duas, ou quantas mais quiser)

A chave PIX é destrutor1981@gmail.com

Ajude o Destrutor a crescer, compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostar! Se você gostou desse post, considere compartilhar com quem você acha que vai gostar de ler também. Você pode indicar os posts para seus amigos, seus conhecidos, seus crushes, seus colegas.

E obrigado por ler até o final =)

* Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos
reservados aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.