ELE NÃO ESTÁ TÃO A FIM DE VOCÊ | Jennifer Connelly e a comédia romântica no cinema

Jennifer Connelly atrelou o começo de sua carreira no cinema com a comédia romântica adolescente — até porque começou nessa idade — e Ele Não Está Tão a Fim de Você é um velho retorno a esse tipo de narrativa.

Lançado em 2009, ele é a ponta de lança de diversos paradigmas sobre relacionamentos amorosos e suas questões, que afligem tanto homens quanto mulheres, em uma época em que sexismo estava em processo de desconstrução.

Com um elenco estelar, que vai de Jennifer Connelly a Jennifer Aniston, a Scarllet Johansson a Drew Barrymore, e Ben Afleck e Bradley Cooper, o eixo gravita em torno dos personagens de Ginnifer Goodwin e Justin Long para contar uma história de um vai-e-vem de pessoas em busca do verdadeiro relacionamento de suas vidas — o que incluí desprezar com quem se está, trair com quem está casado e se autossabotar com o amor de sua vida na sua frente.

Ele Não Está Tão a Fim de Você
Para não perder o fio da meada: 1-Gigi saiu com Conor e espera um segundo contato dele

Dirigido por Ken Kwapis, Ele Não Está Tão a Fim de Você é baseado em um livro de autoajuda chamado He’s Just Not That Into You, escrito por Greg Behrendt e Liz Tuccillo, e segundo eles, inspirado por uma linha de diálogo em Sex and the City, famoso seriado dos anos 2000 com protagonistas femininas.

O filme foi produzido pela produtora de Drew Barrymore, Flower Films, enquanto a atriz também atua como produtora executiva.

Ken Kwapis fez mais comédias românticas além dessa, como Licença para Casar (2007), Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005), e também trabalhou na direção de seriados de TV como The Office, Malcolm e Parks & Recreation.

Essa bagagem toda o credencia com folga para realizar um filme bem-humorado, leve e despretensioso, gostoso de assistir a sós ou com a pessoa amada junto, ou mesmo de galera, já que a multilinguagem com que Ken trabalha e o elenco coeso, o tornam plural para quase todo o público.

Ele Não Está Tão a Fim de Você
2- Conor sai com Anna e quer MAIS contato, mas ela não

Ele Não Está Tão a Fim de Você
(He’s Just Not That into You, 2009,
de Ken Kwapis)

3- Gigi fica ansiosa com a situação e pede conselhos de suas amigas, Beth e Janine

Somos encorajadas, não, somos programadas para acreditar que se um homem age como um total idiota, isso significa que ele gosta de você.”

Essa é uma das primeiras falas do filme Ele Não Está Tão a Fim de Você, e já diz muito sobre todo o problema que foi criado na cabeça das mulheres, uma narrativa que dia após dia, ano após ano, é desconstruída (e infelizmente reconstruída por outros ainda retrógrados).

Desde pequenas, as meninas são condicionadas a acreditar que quando um menino a maltrata é porque ele gosta dela.

Essa comédia dramática e romântica pega essa gancho, e o transporta para um problema das mulheres adultas solteiras: por que não podemos lidar com a verdade de que, simplesmente, o cara não ficou a fim de você, depois de um primeiro encontro? Mas pera aí.

Cara?”

Deveria ser TODOS / QUALQUER UM / QUALQUER UMA, não?

Aliás, o filme deveria se chamar Essa Pessoa Não Está Tão a Fim de Você.

Mas embora contudo entretanto…ainda estamos em 2009, e esse tipo de discussão era apenas arranhada na grande cebola social cheia de camadas que é o universo dos relacionamentos dos sexos.

Ao tirar esse elefante da sala, o filme funciona de fato, ao não tornar isso um problema, pois Ele Não Está Tão a Fim de Você situa uma trama com essas discussões com elementos que a engrandecem, em parte devido ao elenco afiado em tela. Eles nos mostram que nós não temos a obrigação de gostar de todos os homens que conhecemos — e tampouco das mulheres.

Ligar ou não para ele?

Se você não ligar vai parecer que não gostou dele.

Se ligar, pode parecer que você está desesperada.

Ele Não Está Tão a Fim de Você
4- Mas Anna conhece Ben, e ambos ficam atraídos um pelo outro

Em pouco tempo, o público está em identificação imediata — ainda mais o feminino — que podem projetar suas próprias ansiedades em tela.

Afinal, se não foi com elas que aconteceu, foi com uma amiga ou conhecida.

Como todos sabemos, há regras e as exceções que as confirmam, e o filme trabalha com uma em especial, com Gigi Philips (Ginnifer Goodwin) e suas desventuras amorosas em busca de alguém especial.

Ele Não Está Tão a Fim de Você cria uma teia grande de personagens que giram em torno de Gigi, e Ken mantém mais de duas horas de tramas tranquilamente passeando por eles.

Conor Barry (Kevin Connolly) saiu com Gigi, mas na verdade quer não quer nada sério com ela, já que está apaixonado por Anna Marks (Scarlett Johansson), uma sexy professora de yoga, que tem uma amizade colorida com ele.

A loira é provocativa e sabe o que quer, e balança o mentiroso Ben Gunders (Bradley Cooper) no supermercado, que é casado com Janine Gunders (Jennifer Connelly) que trabalha na mesma agência de Gigi.

5- Ben e Janine, aparentemente tem um bom casamento, mas não é muito bem assim

Gigi procura os conselhos de Janine e de Beth Murphy (Jennifer Aniston), que pensa estar sufocada pelo amor incondicional e resistente a casamento do seu namorado Neil Jones (Ben Affleck) há 7 anos.

As três trabalham na mesma agência e conversam sobre tudo, e Anna tem em Mary Harris (Drew Barrymore) a sua confidente. Gigi também procura afogas as mágoas no bar em que teve o primeiro encontro com Conor, e sem querer acaba criando amizade com Alex (Justin Long).

É a partir de todas essas dinâmicas que Ken cria seu filme de comédia dramática amorosa. E não é sem surpresas que a fórmula do final feliz e dos momentos que provocam suspiros nas meninas apaixonadas é usada sem cerimônia nenhuma.

Metalinguagem e Jonh Hughes

Gigi Phillips, quando é mostrada na espera de receber a tão sonhada ligação de volta de Conor, em certo momento está assistindo Some Kind of Wonderful, conhecido aqui no Brasil como Alguém Muito Especial (1987), que também fala sobre relacionamentos.

É um filme de drama romântico norte-americano dirigido por Howard Deutch e escrito por John Hughes, um dos grandes arquitetos do cinema adolescente de comédia e romance nos anos 1989.

O filme é estrelado por Eric Stoltz, Mary Stuart Masterson e Lea Thompson. Eric é Keith Nelson, que gosta de Amanda Jones (Lea), e pede ajuda para Watts (Mary) para conquistar a garota. É lógico que tudo dá errado e Keith e Watts se apaixonam.

Diz a lenda que Hughes não estava feliz com o final de A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink, de 1986), outro filme que ele escreveu e Howard Deutch dirigiu. Andy (Molly Ringwald) no final ficaria com seu melhor amigo Duckie (Jon Cryer).

Audiências de teste indicaram que o público reprovaria esse final, e um novo foi gravado, com Andy e Blane (Andrew McCarthy) juntos.

Hughes então decidiu recontar a história, apenas mudando o sexo dos protagonistas, e Alguém Muito Especial nasceu.

7- Gigi e Janine não terminam o filme da mesma maneira que começam, e nisso reside a maior força de Ele Não Está Tão a Fim de Você

John Hughes teve importância na construção de comédias românticas, um gênero que se popularizou nos anos 80, que ele dominou. Jennifer Connelly teve o seu filme com ele, Construindo Uma Carreira (1991).

Jennifer também atuou em Sete Minutos para o Paraíso (1985), com a mesma pegada, só que para adolescentes — eram os anos 1980, lembre-se –, e Essas Garotas (1988), uma comédia romântica com elementos da Renascença.

Hughes escreveu e dirigiu filmes que marcaram a geração oitentista, como Gatinhas & Gatões, Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000, Curtindo a Vida Adoidado, Antes Só do que Mal Acompanhado, Ela Vai Ter Um Bebê, Quem Vê Cara Não Vê Coração e A Malandrinha.

CLUBE DOS CINCO | Cinco estranhos com nada em comum, exceto um ao outro

Com Esqueceram de Mim, em 1990, levou a maior bilheteria do ano, e a 8ª maior da década. Após A Malandrinha, de 1991, ele abdicou do cargo de diretor.

Mas nem por isso deixou de colaborar com Hollywood, tendo roteirizado franquias como Esqueceram de Mim, que teve continuações, e Beethoven.

Nas últimas duas décadas, avesso aos holofotes, vivia em uma fazenda no norte do Illinois, EUA.

John Hughes morreu em no ano de lançamento de Ele Não Está Tão a Fim de Você, 2009, com 59 anos. Raramente dava entrevistas, emulando uma atitude de JD Salinger.

Ele Não Está Tão a Fim de Você

29º filme de Jennifer Connelly
Ele Não Está Tão a Fim de Você
Estados Unidos

 

Ele Não Está Tão a Fim de Você
Drew Barrymore, Jennifer Connelly e Jennifer Aniston no tapete vermelho da premiere da Warner Bros. Los Angeles

/// MARVEL. Ele Não Está Tão a Fim de Você está cheio de personagens do Marvel Studios e seus filmes. Scarlett Johansson é a Viúva Negra, que apareceu nos filmes Homem de Ferro 2 (2010), Vingadores (2012), Capitão América 2 – Soldado Invernal (2014), Vingadores 2 – A Era de Ultron (2015), Capitão América 3 – Guerra Civil (2016), Vingadores 3 – Guerra Infinita (2018) e Vingadores 4 – Ultimato (2019). Bradley Cooper faz a voz do Rocket Raccon, e apareceu em Guardiões da Galáxia (2014), Guardiões da Galáxia Volume II (2017), Vingadores 3 – Guerra Infinita (2018) e Vingadores 4 – Ultimato (2019).

Jennifer Connelly interpretou Betty Ross no filme do Hulk, de Ang Lee, em 2003, um longa-metragem que não faz parte da continuidade cinematográfica da Marvel. Sua personagem apareceu em O Incrível Hulk (2008), interpretada por Liv Tyler, e que nunca mais apareceu nos filmes da Marvel. Mas Jennifer Connelly retornou ao Universo Cinematográfico da Marvel, ao fazer a voz do traje computadorizado do Homem-Aranha em De Volta ao Lar (2017).

Essa participação é uma brincadeira com o fato do ator Paul Bettany, marido de Jennifer, fazer a voz de Jarvis, o computador pessoal de Tony Stark (Robert Downey Jr.) desde o primeiro Homem de Ferro. Em Vingadores 2, ele finalmente ganha corpo e identidade própria, ao se tornar o androide Visão.

Ele Não Está Tão a Fim de Você
Rocket Racoon e Viúva Negra

/// TRILHA SONORA. Um destaque todo especial para a grande seleção de músicas do filme.

“I’d Like To” – Corinne Bailey Rae
“I’m Amazed” – My Morning Jacket
“Don’t You Want Me” – The Human League
“Supernatural Superserious” – R.E.M.
“Madly” – Tristan Prettyman
“This Must Be the Place (Naive Melody)” – Talking Heads
“By Your Side” – The Black Crowes
“I Must Be High” – Wilco
“You Make It Real” – James Morrison
“If I Never See Your Face Again” – Maroon 5
“Can’t Hardly Wait” – The Replacements
“Fruit Machine” – The Ting Tings
“Smile” – Lily Allen
“Somewhere Only We Know” – Keane
“Love, Save the Empty” – Erin McCarley
“Friday I’m in Love” – The Cure
“Last Goodbye” – Scarlett Johansson
“He’s Into Me” – Cliff Eidelma

/// 2009. Nos cinemas passavam filmes Bolt Supercão, Lunar, O Curioso Caso de Benjamin Button, Quarentena, Sim Senhor, Fanboys, Coraline e o Mundo Secreto, O Casamento de Rachel, O Lutador, Operação Valquíria, Sexta-Feira 13, A Pantera Cor de Rosa 2, Milk – A Voz da Igualdade, Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, Frost/Nixon, Quem Quer Ser um Milionário?, Watchmen – O Filme, Gran Torino, Pagando Bem, Que Mal Tem?, Che, Mangue Negro, Velozes e Furiosos 4, Adrenalina 2: Alta Voltagem, Anjos da Noite 3: A Rebelião, Eu Te Amo, Cara, X-Men Origens: Wolverine, Star Trek, Um Ato de Liberdade, Anjos e Demônios, Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei, Uma Noite no Museu 2, Duplicidade, O Exterminador do Futuro 4: A Salvação, Transformers 2: A Vingança dos Derrotados, A Era do Gelo 3, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Halloween – O Início, Inimigos Públicos, G.I. Joe: A Origem de Cobra, Arrasta-me para o Inferno, Che 2 – A Guerrilha, Se Beber, Não Case!, Veronika Decide Morrer, Anticristo, O Sequestro do Metrô 1 2 3, Gamer, 9 – A Salvação, Bastardos Inglórios, Distrito 9, Garota Infernal, Michael Jackson’s This Is It, Matadores de Vampiras Lésbicas, (500) Dias com Ela, Código de Conduta, Jogos Mortais 6, Atividade Paranormal, É Proibido Fumar, A Princesa e o Sapo, Ouro Negro e outros.

Jennifer Connelly não tem Instagram nem outro perfil em redes sociais.

A idade de Jennifer Connelly em Ele Não Está Tão a Fim de Você é de 39 anos.

Ele Não Está Tão a Fim de Você

Jennifer Connelly e seu Instagram: https://www.instagram.com/jennifer.connelly/

/ OS FILMES DE JENNIFER CONNELLY.

1- Era Uma Vez na América (1984)
2- Phenomena (1985)
3- Sete Minutos Para o Paraíso (1985)
4- Labirinto – A Magia do Tempo (1986) 
5- Essas Garotas (1988) 
6- Etoile (1989)
7- Hot Spot – Um Local Muito Quente (1990)
8- Construindo Uma Carreira (1991)
9- Rocketeer (1991)
10- O Coração da Justiça (1992)
11- Do Amor e de Sombras (1994)
12- Duro Aprendizado (1994)
13- O Preço da Traição (1996) 
14- Círculo das Vaidades (1996) 
15- Círculo das Paixões (1997)
16- Cidade das Sombras (1998)
17- Amor Maior que a Vida (2000)
18- Réquiem Para um Sonho (2000) 
19- Pollock (2000)
20- Uma Mente Brilhante (2001)
21- Hulk (2003)
22- A Casa de Areia e Névoa (2003)
23- Água Negra (2005)
24- Pecados Íntimos (2006)
25- Diamante de Sangue (2006)
26- Traídos pelo Destino (2007) 
27- O Dia em que a Terra Parou (2008)
28- Coração de Tinta (2008)
29- Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
30- 9 – A Salvação (2009)
31- Criação (2009)
32- Virginia (2010) 
33- O Dilema (2011)
34- E…que Deus nos Ajude!!! (2011)
35- Ligados pelo Amor (2012)
36- Um Conto do Destino (2014)
37- Marcas do Passado (2014)
38- Noé (2014)
39- Viver Sem Endereço (2014)
40- Pastoral Americana (2016)
41- Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017)
42- Homens de Coragem (2018)
43- Alita – Anjo de Batalha (2019)
44- Top Gun – Maverick (2022)
45- Bad Behaviour (2023)

/ AS SÉRIES DE JENNIFER CONNELLY.

1- The $treet (2000)
2- O Expresso do Amanhã/Snowpiercer (2020-2024)
3- Matéria Escura (2024)

Obrigado por ler até aqui!

O Destrutor é uma publicação online jornalística independente focada na análise do consumo dos produtos e tecnologia da cultura pop: música, cinema, quadrinhos, entretenimento digital (streaming, videogame), mídia e muito mais. Produzir matérias de fôlego e pesquisa como essa, mostrando todas essas informações, dá um trabalhão danado. A ajuda de quem tem interesse é essencial.

Apoie meu trabalho

  • Qualquer valor via PIX, a chave é destrutor1981@gmail.com
  • Compartilhe essa matéria com seus amigos e nas suas redes sociais se você gostou.
  • O Destrutor está disponível para criar um #publi genuíno. Me mande um e-mail!

O Destrutor nas redes: Instagram do Destrutor (siga lá!)

Todas as imagens dessa matéria têm seus direitos reservados
aos seus respectivos proprietários, e são
reproduzidas aqui a título de ilustração.

LEIA TAMBÉM:

9 – A SALVAÇÃO | Jennifer Connelly e o cinema de animação